Retalhos de uma Leitura Conjunta




[Já chega atrasado mas cá estão dois desafios finais]


Desafio 6:

Foca-te nas personagens principais. Para cada uma delas escolhe um adjectivo que aches capaz de descrever a personalidade deles.

Elizabeth Bennet:
Preconceituosa - Para mim ela foi a que mostrou mais preconceito em toda a história, afinal mostrou claramente que as atitudes da sua família não lhe eram indiferentes mas sim vergonhosas. Para quem atira tanto à cara dos outros, é preciso ter lata.

Mr. Darcy: 
Cauteloso - Acho que a conduta deste homem em relação a Elizabeth sempre foi muito cautelosa pois a timidez e incapacidade de saber reagir a emoções desconhecidas levaram-no a uma maior reserva.

Mr. Collins: 
Mesquinho - Eu bem queria arranjar um melhor adjectivo para caracterizar esta espécie de homem, mas este também se aplica a alguém que tem uma visão muito limitada, e que transmite uma aparência de pessoa acanhada mas no fundo é bem mais vil do que aquilo que deixa transparecer.

Jane Bennet:
Ingénua - Para uma pessoa que acredita sempre nos outros e em tudo, não é preciso perceber a sua natureza pura mas que é demasiado influenciável.

Mr. Bingley:
Cobarde -  O amigo Darcy até lhe podia ter dado a sua opinião sobre o assunto Jane, mas ele como homem apaixonado, deveria ter seguido a sua vontade e intuição, e ter tirado conclusões por si próprio.

Wickham:
Calculista - Procedeu sempre por interesse, mesmo para manifestar a Elizabeth as suas ideias sobre Darcy. Até quando casou com Lydia, só quando existiu dinheiro envolvido e dividas pagas, é que decidiu casar-se.

Lady Catherine: 
Condescendente - Ao sentir-se superior sempre mostrou a Charlotte e a Elizabeth como as mulheres devem proceder, e ainda, com pessoas de baixa educação não devem esperar senão altivez de quem lhes está naturalmente a cima na sociedade.

Mrs. Bennet: 
Frívola - Nunca vi mulher para mudar tanto de opinião em tão pouco espaço de tempo. Jesus, tudo o que saia da sua boca era um atentado a quem a ouvia. Não admira que a filha Lydia seja como é.

Mr. Bennet:
Permissivo -  Deu tanta liberdade às filhas que sofreu as consequências do seu comportamento de pai pouco firme e sem pulso naquela casa.



Desafio 7:

Uma frase que te marcou...

"A perda da virtude numa mulher é irreversível; um só passo em falso acarreta uma série de desgraças sem fim; a sua reputação não é menos frágil que a sua beleza; e uma mulher nunca será demasiado cautelosa para com as pessoas do sexo oposto, especialmente para aquelas que não merecem a sua confiança."

(Dito por Mary a Elizabeth sobre o assunto da semana na família Bennet, Lydia e Wickham. pg. 210/11)








2 comentários:

  1. Adorei a tua análise das personagens :)... Só discordo um pouco contigo em relação ao Sr. Bennet. Eu fiquei com a percepção de que ele era um homem sensato, o pior era a Sra. Bennet. Essa é que dava cabo de tudo e acho que foi ela a grande responsável pela má educação das filhas. Não te esqueças que estamos numa época em que o ensino era da responsabilidade da mãe. Não sei se te lembrar, mas até a própria Lady Catherine, num jantar disse que gostaria de fazer algumas recomendações à Sra.Bennet para melhor conduzir a educação das filhas.
    Eu compreendo a tua visão de Elizabeth, mas ao mesmo tempo sempre a achei um pouco desafiado das regras e condutas que eram impostas às mulheres de então!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim percebo aquilo que dizes, mas ele também fazia tudo o que a mulher dizia, acho que ele próprio percebeu esse erro de deixar as coisas correrem sem se meter em nada. E a vida familiar não pode só ser governada por um lado.

      Em relação à Elizabeth ela pode desafiar e contestar ou condenar mas ela própria segue o exemplo da sociedade, tanto sente vergonha da família como põe em questão a amiga ou uma observação do Mr. Darcy quando ele ainda não conhecia ninguém. Sentia-a muito contraditória :S

      Eliminar