Retalhos de uma Leitura Conjunta





Questões:

1. Lydia com a sua fuga colocou a família Bennet numa posição delicada. Achas que ela reflectiu sobre isso? E o que pensas do papel de Wickham nesta história toda?
Já percebi que detestas-te a Lydia, mas não o consegui fazer, pois é bem compreensível o comportamento dela. Ela é muito imatura mas também o é pois os pais sempre lhe permitiram sê-lo, e nunca mediu nem as palavras nem as suas acções, pois nunca era severamente castigada. E sobre Wickham ainda não consegui perceber o que ele pretendia com a fuga com Lydia, já que ela posses não tinha e ele não estava apaixonado. Apesar de percebermos do calculismo dele em toda a história, isto foi a única coisa que não consegui descortinar. Pois a proposta de Mr. Darcy só chega depois...

2. O Sr. Bennet reagiu de forma severa ao comportamento de Lydia. Porém quando recebeu em casa o jovem casal facilmente se derreteu perante o comportamento de Wickham ao ponto de no fim o considerar o genro preferido. Isto fez sentido para ti?
Nada mesmo e preferi-lo ao Mr. Darcy ou Mr. Bingley, ainda menos. E tendo em conta que ficou a saber a verdadeira natureza de Wickham e de como Mr. Darcy mexeu os cordelinhos, não fez qualquer sentido afirmar isso, pois basicamente o homem foi intimado a casar com a sua filha. Acho que deveria ter mostrado continuamente uma certa reserva para com Wickham, apesar da filha estar casada com ele.

3. Finalmente, Elizabeth reconhece os seus sentimentos por Mr. Darcy. O que é que pensas acerca deste tardio reconhecimento, depois do homem quase rastejar atrás dela?
Elizabeth passou a vê-lo de maneira mais clara com o passar dos dias, acho que a carta que Mr. Darcy lhe entrega é o grande safanão que lhe abre os olhos para a injustiça de caracter que está a cometer. Eu prefiro que haja reconhecimento tardio que nenhum, e ao analisar as atitudes e boas recomendações que lhe foram sendo feitas sobre Darcy, percebeu que afinal não tinha nada contra ele. Contudo acho que o orgulho de Elizabeth lhe toldou demais a mente que outra coisa, pois mostrou que queria que fosse ele a declarar novas atenções depois de o ter dispensado.

4. Acho que já era esperado este happy ending! Esteve de acordo com as tuas expectativas?
Para quem viu o filme primeiro, já sabia que o final do livro não é nada semelhante ao do filme, mas preferia um capítulo inteiramente dedicado ao casal feliz, e não um a falar da vida dos outros. 
Fico satisfeita por ver que ambos conseguiram ultrapassar as suas diferenças mas bastante admirada com a atitude de Elizabeth no meio disto tudo. Então a rapariga queria que fosse ele a abordá-la primeiro, apesar de compreender as reservas deste em não o fazer. Acho que ao ter-lhe agradecido a sua ajuda no caso da irmã, não significa que ela tenha dado o primeiro passo, pois como é que queria que Mr. Darcy a fosse interpelar depois do que lhe disse?! Era mais do que normal o medo em abordá-la, e como ele lhe diz "porque você se mantinha grave e silenciosa e não me deu qualquer encorajamento." Basicamente ela queria que ele rastejasse por ela, e surpreendeu-me esta atitude de uma mulher que dá a ideia de ser prática e muito pouco dada aos romantismos.

Questões levantadas pela a Silvana do Por detrás das palavras da leitura conjunta do livro


4 comentários:

  1. Sim, o orgulho de Elizabeth não permitiu que estes dois se acertassem mais cedo. E sim, também queria pelo menos um capítulo dedicado à nova vida deles. Mas pronto, acho que autora queria partilhar mais sobre a sua visão da sociedade e não estava tão preocupada pelo romance.

    Sim, eu não gostei nada da Lydia... Acho que é um questão pessoal!

    ResponderEliminar
  2. Sim acho que foi mesmo a questão social que ela trabalhou mais, o romance era só para entreter as pessoas lol
    Se formos a ver bem não houve grandes momentos entre Elizabeth e Darcy para notar eles estavam apaixonados, sabíamos pelo que Elizabeth deixa indicar, e pelas coisas que ele fez por ela.

    Sim já percebi isso, mas todos podemos ser irresponsáveis mas para o sermos terá de haver alguém superior a nós que nos permitiu sê-lo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo perfeitamente a tua ideia em relação à Lydia. Ainda para mais ela é muito nova e precisa de alguém com pulso suficiente para lhe ver por onde andar. Mas, ao mesmo tempo, acho que ela é uma verdadeira cabeça de vento! :P

      Eliminar
    2. E é uma cabeça de vento mas como a Elizabeth deixou antever, parece que aquela relação está condenada ao fracasso. E talvez um dia (se a história continuasse) ela percebesse o erro das suas acções.

      Eliminar