Opinião Livro

A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón



Título Original: El Cemeterio de los Libros Olvidados
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: BIS
Género: Ficção Histórica
Série: El Cemeterio de los Libros Olvidados #1
Páginas: 528
Ano Publicação PT: 2011
ISBN: 9896600813

Sinopse

Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito, que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, A Sombra do Vento é sobretudo uma história trágica de amor, cujo eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página. A Sombra do Vento é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros num crescendo de suspense, que se mantém até à última página.



Uma obra que aborda os livros e as páginas mágicas que nos levam a outros mundos e nos fazem quer conhecer mais e mais das obras daquele autor que nos fascinou. Assim foi construído este mundo onde no Cemitério dos Livros Esquecidos todos eles têm a oportunidade de permanecer na sombra.

Conhecemos Daniel Sempere com dez anos que caminha pelas ruas de Barcelona de mão dada com o seu pai até ao mundo dos livros esquecidos mas guardados a sete chaves pelo guardião Isaac. Quando lhe é dada a oportunidade de escolher um livro que terá de guardar para sempre e não dizer nada a ninguém, não imaginava que a sua vida fosse dar várias voltas até conseguir descobrir a verdade sobre o autor  d’ “A Sombra do Vento.”


Desde da sua posse que se vê perante várias situações temam em que ele se livre da obra de Julián Carax. Gustavo Barceló querer comprá-lo a peso de ouro, e quando não vai na cantiga do amigo, um misterioso homem que tem o mesmo nome de uma das personagens do livro, ameaça-lo para que lho dê. Sabendo de antemão da história de um homem que anda em busca de todos os livros de Carax para os queimar, Daniel consegue resistir a todas as estas forças que intervêm para deitar mão ao seu tesouro. O valor sentimental depositado naquele objecto sobrepõe-se a isso tudo e não desiste enquanto não conseguir descobrir toda a verdade sobre o paradeiro de Julián Carax. Nem que para isso tenha de sofrer várias consequências ao tentar remexer em águas paradas. 

Adorei este rapaz que já no final do livro conta com 19 anos. Apesar de ser bem inocente consegue cativar pela forte convicção e luta em descobrir o rasto do autor que o encantou. Um rapaz bastante bondoso que acredita igualmente na gentileza dos outros mesmo quando se depara com a maldade. Deixa-se fascinar pelas diversas personagens femininas que vão aparecendo mas só uma lhe vai encher o coração, que é Beatriz Aguilar, a irmã do melhor amigo. Quando a história de Júlian é finalmente descodificada, não podemos deixar de reparar nas várias semelhanças entre ambas as personagens. Mas se Julián não conseguiu ter o seu final feliz viu o seu admirador a caminhar as pisadas que também deveriam ter sido as suas.


Também tenho de dar destaque a Fermín Romero de Torres, sem ele o livro não teria tido certamente o mesmo efeito. As suas tiradas para quaisquer circunstâncias deram um sabor humorístico mas bem realista da actualidade em que se encontravam. Sofreu horrores mas conseguiu redimir-se e tornar-se num homem aceitável e amado pela sua Bernarda. Sempre o vi como um segundo pai para Daniel ao tentar dar-lhe bons conselhos como mostra da gratidão para com este jovem que lhe salvou a vida.

Uma história que nos leva pelos meandros de Barcelona nos Anos 50, consegue cativar e atrair o leitor a continuar a averiguar com Daniel a busca de informação sobre Júlian Carax. Um livro repleto de suspense que nos insere num imbróglio de meias verdades até chegar à verdadeira. Quando damos por nós sentimos que a história do próprio Daniel não é mais do que a repetição da do seu autor favorito e o medo repele-nos para que não tenha o mesmo fim. Uma verdadeira caixinha de surpresas que nos presenteou com um final cheio de boas reviravoltas.

Citações:

"Os presentes dão-se  por prazer de quem o oferece, não por mérito de quem recebe."

"O coração da fêmea é um labirinto de subtilezas que desafia a mente grosseira do macho trapaceiro. Se quiser realmente possuir uma mulher, tem de pensar como ela, e a primeira coisa é conquistar-lhe a alma. O resto, o doce envoltório macio que nos faz perder o sentido e a virtude, vem por acréscimo."

"Olhe, Daniel. O destino costuma estar ao virar da esquina. Como se fosse um gatuno, uma rameira ou um vendedor de lotaria: as três encarnações mais batidas. Mas o que não faz é visitar ao domicílio. é preciso ir atrás dele."

"Mas os anos passaram em paz. O tempo passa tanto mais depressa quanto mais vazio está. As vidas sem significado passam ao largo como comboios que não param na nossa estação."

Classificação: 4,5 de 5*
 



 

 

2 comentários: