Opinião Livro

A Árvore dos Segredos, Sarah Addison Allen



Título Original: The Peach Keeper
Autor: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
Género: Romance
Páginas: 276
Ano Publicação PT: 2011
ISBN: 9789898228567

Sinopse

Sarah Addison Allen dá-nos as boas-vindas a uma nova povoação: Walls of Water, na Carolina do Norte, onde os segredos são mais espessos do que o nevoeiro das famosas quedas-dágua da cidade, e as superstições são, de facto, reais.
Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época áurea de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo. Mas Willa soube há pouco que uma antiga colega de escola a elegante Paxton Osgood - da abastada família Osgood, restaurou a Blue Ridge Madam e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas. Mas o que se ergue, afinal, é um esqueleto, encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade, que com certeza irá fazer surgir coisas terríveis.
Pois os ossos, pertencentes ao carismático vendedor ambulante Tucker Devlin, que exerceu os seus encantos sombrios em Walls of Water setenta e cinco anos antes, não são tudo o que está escondido longe da vista e do coração. Surgem igualmente segredos há muito guardados, aparentemente anunciados por uma súbita onda de estranhos acontecimentos em toda a cidade.



Um pouco de magia e mistério traz sempre algo de interessante a qualquer narrativa, e Sarah Addison Allen, sabe isso perfeitamente. Por isso, é que nos presenteia com obras tão saborosas.


Um quarteto reencontra-se passados uns anos do liceu em Walls of Water, a pequena povoação da Carolina do Norte onde todos habitaram. Willa Jackson, os irmãos gémeos Paxton e Colin Osgood e Sebastian, não eram amigos nos tempos de escola mas passados esses anos começam a relacionar-se. Paxton foi a única que nunca abandonou a terra natal, enquanto Willa e Sebastian deixaram-na durante os anos de faculdade mas acabaram por regressar, sendo Colin o único que não retomou à base.


Willa depois dos anos áureos no liceu e na faculdade deixa a vida de maluqueiras para abraçar novos projectos na terra natal. Depois do pai morrer vai viver para a casa deste, adquire um café e uma loja de desporto com base naturais. O café fica a cargo da sua colega Rachel que através da maneira como as pessoas pedem o café pressupõe como será a sua personalidade, enquanto a loja fica a seu cargo apesar de não ser amante da natureza. 
Paxton é super controlada e organizada. Tem listas para tudo até para o homem perfeito e é a imagem da vida perfeita, mas mesmo com 30 anos não tem marido nem filhos e vive ainda com os pais. Já Sebastian depois de anos de indiferença e rejeição por parte dos colegas e do pai, dá a volta por cima e actualmente é dentista e tem um aspecto sempre impecável, apesar do passado insistir a  assombrá-lo. 
O gémeo de Paxton, Colin deveria ter seguido as pegadas do pai mas quis o destino que a Brincalhona do liceu lhe mostrasse que tudo é possível e a vida é para ser vivida. Por isso tornou-se arquitecto paisagístico, viaja por todo o lado e deixou para trás os pais e a irmã, vendo-os muito raramente.
A restauração da Blue Ridge Madam e a respectiva gala de abertura desta numa pousada desenterra segredos com mais de 75 anos e ajuda a aproxima este quarteto.

Paxton consegue desprender-se dos objectivos que todos lhe apontam e tomar finalmente as rédeas da sua vida. E quando isso acontece, Sebastian também consegue finalmente largar o passado, e abraçar por inteiro o sentimento por Paxton. 
Já Willa, sempre a enganar Rachel sobre a maneira como gosta de beber café para não ser avaliada, e fugir do interesse de Colin, não consegue resistir durante muito tempo. O sofá sedoso pode ser incrivelmente interessante mas começa a ser mais quando os irmãos Osgood lhe dão uso. E assim, nasce uma nova amizade entre si e Paxton, e a paixão por Colin.

Um livro que fala de amizades antigas e novas assim como os valores subjacentes à ela. Se para alguma coisa serviu o desvendar dos segredos daquela casa e daquele pessegueiro que nunca deu frutos mas que continuou sempre a crescer, foi mostrar o poder que uma amizade pode significar. Mesmo que as pessoas se separem e a amizade seja posta de parte, há segredos que vão para o túmulo e a protecção é vista como um dever não como um trunfo. Pode a vida dar muitas voltas porém haverá sempre alguém que nos marcará para sempre e esse para sempre significa guardar todas as memórias e confissões trancadas no coração. Afinal, há laços que são inquebráveis que desafiam várias gerações.


Classifico este livro para aqueles dias em que se quer ler algo rápido e que mesmo assim nos proporcione bons momentos. Perfeito para acompanhar com chá e uns biscoitos porque caí sempre bem.

Citações:

"«Quando souberes um segredo de alguém, os teus próprios segredos não estarão em segurança. Revela-se um e é o mesmo que revelá-los todos.»"

"Todas as formas de vida precisam de um pouco de espaço para que as coisas boas possam entrar."

"Nós somos o que somos. É surpreendente ver a pouca influência que temos nisso. A partir do momento em que aceitamos esse aspecto, o resto é fácil."

"A felicidade é um risco. Se não te sentisses um pouco assustada, isso queria dizer que não estavas a proceder da maneira certa."

Classificação: 4 de 5*



5 comentários:

  1. O único livro que ainda não li da autora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é já o 2º e começo a gostar bastante da maneira descontraída com conta as histórias ;)

      Se quiseres empresto :)

      Eliminar
    2. Sim, tem uma escrita bem descontraída :). São livros leves e bons de ler. O meu preferido até agora é "O quarto mágico".

      Aceitarei o empréstimo :). Mas primeiro deixa-me terminar três que tenho aqui emprestados. Quando quiseres algum dos meus já sabes :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ok quando quiseres então pede-me :)
    Eu também tenho de ler ainda aqueles que tenho emprestados primeiro antes de pedir mais, mas quando já não os tiver, peço-te :)

    ResponderEliminar