Retalhos de uma Leitura Conjunta






Questões:

1. Achas que Mr. Darcy conseguiu expressar bem os seus sentimentos a Elizabeth? O que é que achas que faltou/não faltou? Mudarias alguma coisa na declaração?
Acho que não é a declaração mais romântica ou emotiva de sempre, mas para um homem reservado, ponderado e talvez alheio a tais sentimentos, não se podia esperar outra coisa. Apesar de ter dito que se apaixonou contra o seu carácter, diz muito de quem nunca experienciou o amor, visto que este sentimento é tão sorrateiro e imprevisível, que o fez apaixonar pela pessoa menos provável. Pois se tal não fosse, ele nunca pediria ao amigo para se afastar de Jane, e depois fosse confessar-se a Elizabeth. 
Não mudaria nada, acho que para um homem como é pintado Mr. Darcy, só lhe fica bem a sinceridade e rectidão, e surpreendentemente mostra ser humilde. Não faltou nada, pois entendo que tudo isto seja novidade para si e ele não sabe bem como lidar com os sentimentos levantados.

2. Elizabeth pensa que Charlotte não é feliz com o Mr. Collins. Concordas com a Elizabeth?
Não concordo com Elizabeth, acho que para alguém tão pragmático e para quem dá a ideia que não se fia em romances cor-de-rosa, está mais inclinada a ser bem mais romântica do que aquilo que deixa transparecer.
Sabendo a época que retrata até fiquei feliz que Charlotte tenha aceite casar, Mr. Collins não é certamente o melhor partido, mas para os ideais daquela época, o que interessava era arranjar um marido, casa e ter algumas posses. O amor só era fruto para alguns felizardos, por isso, fiquei admirada com a reacção de Elizabeth. Acho que Charlotte pensou que aquela seria a sua única hipótese de casar e tentar ser feliz e agarrou-a.

3. Será que Mr. Darcy conseguiu mudar um pouco a opinião de Elizabeth em relação a ele? Se achas que mudou, em que sentido se deu essa mudança?
Acho que conseguiu sim mudar a opinião negativa que ela tinha dele.
Sinto que ela própria confirmou que levantou suspeitas sobre ele levianamente e à primeira vista,  que também se mostrou preconceituosa para com Mr. Darcy, algo que Elizabeth sempre o atacou por tê-lo feito. Só porque ele não está constantemente a sorrir ou dá respostas sinceras a quem não as quer ouvir, não significa que tenha mau coração. 
Essa mudança acentuou ainda mais que ele nunca lhe foi indiferente, pois se o fosse teria ignorado desde o primeiro momento tudo o que ele representa.


Questões feitas pela Silvana do Por detrás das palavras da leitura conjunta do livro


2 comentários:


  1. Na segunda questão, eu acho que a Elizabeth está a ser um pouco egoísta ao não conseguir ver a felicidade de Charlotte. Por outro lado, o doido do Sr. Collins não perde uma oportunidade de mostrar Elizabeth que aquilo podia ser dela. Penso que o Sr. Collins não superou ser rejeitado por ela, ainda para mais daquela forma. ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim é verdade e bem egoísta. Acho que cada um sabe o caminho que quer trilhar e não é por ela não gostar de Mr. Collins que a amiga não possa gostar e ser feliz.
    Mas o homem tira-me do sério, acho que ia ficar seriamente passada se tivesse que o ouvir falar mais, que homenzinho mesquinho!!

    ResponderEliminar