Opinião Livro

Perfect Chemistry, Simone Elkeles



Título Original: Perfect Chemistry
Autor: Simone Elkeles
Editora: Walker Books
Género: YA
Série: Perfect Chemistry #1
Páginas: 254
Ano Publicação: 2008

Sinopse


When Brittany Ellis walks into chemistry class on the first day of senior year, she has no clue that her carefully created 'perfect' life is about to unravel before her eyes. She's forced to be lab partners with Alex Fuentes, a gang member from the other side of town, and he is about to threaten everything she's worked so hard for: her flawless reputation, her relationship with her boyfriend, and the secret that her home life is anything but perfect.

Alex is a bad boy and he knows it. So when he makes a bet with his friends to lure Brittany into his life, he thinks nothing of it. But soon Alex realizes Brittany is a real person with real problems, and suddenly the bet he made in arrogance turns into something much more.


In a passionate story about looking beneath the surface, Simone Elkeles breaks through the stereotypes and barriers that threaten to keep Brittany and Alex apart.




Narrado por Brittany Ellis e Alejandro Fuentes, entramos no mundo onde os opostos se cruzam, onde as diferenças sociais não podiam ser mais dispares e onde esses mesmos opostos se atraem.


Chicago surge como pano de fundo para dividir a sociedade onde de um lado vivem os ricos, lado Norte, e no lado Sul, vivem os pobres e marginalizados. 
Brittany faz parte do primeiro grupo e enquadra-se perfeitamente: não só é popular e perfeita como o namorado encaixa igualmente neste molde. Poderia fazer concorrência à Barbie, se não levasse uma vida de aparências. Alex é o irmão mais velho e o homem da casa, por isso, encaminhou-se para um rumo que “estava” escrito desde que o pai morreu. Pertence ao gangue “Sangue Latino”, não para lutar por uma vida melhor para si, mas para conseguir ajudar a família.

Apesar dos extractos sociais que ambas as personagens mostram, existem semelhanças: cada um à sua maneira tenta ajudar a família, em especial, os irmãos para que estes não tenham de sofrer e de irem por caminhos difíceis. Protecção acima de tudo até acima da própria vontade. Porém na relação com os pais, aí o caso muda de figura. Enquanto Brittany é constantemente monitorizada e criticada pela mãe e ignorada pelo pai; Alex tem na mãe a força e carinho necessário. Brittany mostra ser perfeita para não se notar a degradação da sua família e Alex é aceite tal como é mesmo que não siga os melhores caminhos.

Os caminhos de ambos cruzam-se nas aulas de Química e é aí que tudo começa. Surge uma aposta que a pouco a pouco deixa de surtir efeito até que ela acaba por ser usada como desculpa para que os protagonistas sigam caminhos opostos novamente. É a aposta que faz tudo começar e acabar, contudo também é graças a ela que se libertam dos estereótipos que ambos andavam tão inutilmente a criar.


Apesar de grandes clichés de filmes americanos, não deixa de ser um pouco refrescante ler personagens de outras nacionalidades, como aqui foi retratado os filhos de emigrantes. Não só a autora usou expressões espanholas como usou o gangue para ditar o agrupamento de “intrusos” na sociedade americana.


A leitura consegue agarrar e agradar, apesar dos palavrões, a história não saí prejudicada. Poderia ter mais acção visto ser um livro com gangues mas estamos a falar de um livro YA, e isso seria pedir demais. 
Os próximos livros são sobre os dois irmãos do Alex e é com alguma curiosidade que quero saber como a família Fuentes vai evoluir.
 

   
Citações:

“You are the one girl that made me risk eveything for a future worth having.”  

“I want to try making things right because picking up the pieces is way better than leaving them the way they are.” 

“[Life]It is what you make it. If you think you can't change the world, then go on and follow the path already carved out for you. But there are other roads to choose, they're just harder to trudge through. Changing the world is'nt easy, but I sure as hell am going to keep trying. Are you?”  

“Opening yourself up to making mistakes and being vulnerable is what makes it beautiful and special with the person you love.”

Classificação: 4 de 5*

Sem comentários:

Enviar um comentário