Top Ten Tuesday






Confissões Bloguistas


Da autoria do The Broke and the Bookish esta semana o Top é dedicado às confissões dos bloggers sobre como é a nossa relação com os nossos amados livros. Desde as mais sérias às mais disparatadas.


Aqui ficam elas:
 
1. Compro ou leio muitos livros só pela capa, se ela me chamar a atenção vou querer lê-lo. Até tenho tido sorte que apanhei poucos que me desiludiram.

2. Quando vou a uma livraria nunca reparo se os livros têm defeitos, muitas vezes, pego logo no que está ao de cima mas ultimamente já tenho reparado mais e tirado o debaixo. Acho que estou a ficar esquisita porque alguns livros que chegam de encomenda vêm com a capa riscada, com dobras nas lombadas, etc, etc.

3. Leio vários livros sem nunca ter lido a sinopse, e só quando estou bastante absorvida na leitura e quero tentar saber o que poderá acontecer é que vou ler a sinopse.

4. Muitas vezes acontece que sou a "Maria vai com as outras", porque há livros que leio simplesmente porque têm cotação elevada no Goodreads, ou alguém que saiba que tenha gostos similares aos meus, também influência na vontade de ler o dito cujo.

5. Se um livro tiver muitas páginas estou constantemente a ir à última para ver quantas páginas faltam. Porque para a minha mente não lhe basta ver o marcador ir avançando, tenho mesmo de saber qual é a última página e ver o número. Constantemente.

6. Agradecimentos, notas no início ou notas no final, a vida do autor, outros livros do autor, blah blah blah whiskas saquetas, eu não leio nada disso. Tem prólogo ou epilogo? Então se não tem é logo para ir para o 1º capítulo até ao último da história.

7. Odeio quando tenho uma série e os livros são de tamanhos diferentes, capas diferentes ou livros do mesmo autor mas de editoras diferentes. Não faz sentido, e a pensar já nisso, tento comprá-los mas vejo antes quais são os pares para decidir se compro em inglês ou português. Já que eu coloco na estante editora por editora acaba por ficar muitos aos altos e baixos. E não é nada bonito de se ver, mas claro que não é impedimento de adquirir o patinho feio.

8. Apesar do ponto nº 4, nunca li Harry Potter, TwilightO Senhor dos Anéis, O Hobbit, Nora Roberts, e deve haver mais qualquer coisa ou alguém mas não me estou a lembrar. E a verdade é que até posso estar a perder grande coisa mas até agora nunca senti vontade nem tentada.

9. Um hábito que tenho há anos é colocar na página, onde está o título e o nome do autor, o dia em que comecei a leitura e o dia que terminei, sempre a lápis. E há poucos anos acostumei-me a colocar sempre o meu nome a caneta, ou debaixo do título ou do nome do autor.

10. Consigo ler em qualquer lugar: sofá, cama, sanita (sim, muitas vezes não dá para deixar a história a meio), carro/autocarro/comboio/avião, com pouca luz ou claridade (eu sei que faz mal), em sítios com barulho, tv ligada, com música, pessoas à minha volta a falarem (só não podem é falar comigo), etc. Curioso é que para a praia levo sempre livros mas nunca leio muito, deve ser mesmo o único sítio.

E vocês também se revêem em alguma destas confissões?



2 comentários:

  1. Pelo menos na última, leio em qualquer lado e em qualquer condição, desde que não falem comigo - e escrevo quase em toda a parte e em todas as condições, desde que esteja para aí virada... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é mesmo fantástico parece mesmo que estamos num mundo só nosso e ninguém consegue lá chegar ;)

      Mas pronto quando é para escrever ai já tenho de estar mais concentrada e nem sempre dá com muito barulho, mas é fantástico que consigas fazê-lo já que nem todos os escritores conseguem estar rodeados de situações alheias, mas talvez esse género de ambiente até te ajude para escreveres os teus livros com outra vitalidade ;)

      Eliminar