Retalhos de uma Leitura Conjunta




Questões feitas pela Silvana do blog Por detrás das Palavras sobre o livro


1. O que achas do desempenho de Afonso enquanto capitão?
Houve uma altura que pensei que não ia ler nada relativo ao desempenho dele como capitão mas quando ele se manifestou não pude deixar de admirar o punho forte de um homem que aparenta não fazer mal a uma mosca. Só que também me senti revoltada já que os capitães tinham mesmo uma boa vida comparada com a dos soldados que estavam no terreno. Mas quanto a isto o Afonso não tinha culpa.

2. A atitude de Agnès quando foi apanhada pelo marido foi adequada à personalidade dela? Era o que estavas à espera?
A minha reacção foi igual à do Afonso. A maneira como a Agnès reagiu fez-me pensar que os anos que viveu com o marido lhe fizeram mal à personalidade, tal foi a forma inexpressiva e apática que abordou a situação, tendo em conta que foi uma jovem tão energética. Claro que achei que ela o fosse deixar mas depois de voltar e terem conversado, fiquei do lado dela. Afinal gostando ou não do marido, tendo sido poucos ou muitos os anos que passou com ele, a verdade é que ele lhe deu a mão quando ela mais precisou.

3. As descrições dos cenários de guerra vieram dar ao livro outra dinâmica. O que pensas destas descrições e do comportamento dos soldados?
No início custou-me um pouco embrenhar no cenário de guerra, já que me sentia habituada só a lidar com o Afonso e a Agnès.
A verdade é que agora já não me faz confusão e como sempre gostei de História, acho que o JRS consegue introduzi-la e explicá-la muito bem. Ficamos a saber que os nossos soldados estavam muito mal preparados e também eram vistos pelos outros como pés-descalços.
As atitudes dos soldados também são compreensíveis: procurarem prostitutas, rezarem a todos os santinhos, fazerem brincadeiras uns com os outros ou a maneira como encaram o que os capitães lhe mandam, é mais do que normal. Todos têm necessidades, medos, frustrações e esperanças.



4 comentários:

  1. Concordo com o que disseste em todas as questões.
    Olha que eu ri-me com algumas situações relativas aos cenário de Guerra... E ao facto das trincheiras portuguesas serem consideradas as mais porcas :P.

    Acho que Afonso, revela uma postura educada ao mesmo tempo que tem pulso firme e tenta ser justo com os seus soldados. Fiquei agradavelmente surpreendida com esta faceta de Afonso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim coitados, e quando fazem a praxe ao homenzinho e agora na parte em que parámos sobre o Natal, fiquei mesmo enternecida...

      Sim o Afonso estou a gostar de ver, parece um marmanjo afinal está cá a sair um belo de um homem, tinha sido um desperdício como padre :P

      Eliminar
    2. Ri-me imenso com a praxe que fizeram ao homenzinho, mas olha que eu não via o nosso Afonso a fazer uma cena daquelas...

      Sim, esta parte do Natal e do cessar fogo entre todos é qualquer coisa. Aqui está a magia do Natal :)

      Eliminar
    3. Tanto não o vi numa situação daquelas como nunca pensei que ele fosse impulsionador da situação ;)

      É que aquela história que o outro sr. conta sobre o aquilo que acontece todos os anos no Natal é qualquer coisa, e depois o facto de demorarem tanto a iniciar a guerra :/

      Eliminar