Opinião Livro

Lola and the Boy Next Door, Stephanie Perkins


Título Original: Lola and the Boy Next Door
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Dutton Childen's Books
Género: YA
Série: Anna and the French Kiss #2
Páginas: 227
Ano Publicação: 2011

Sinopse

In this companion novel to "Anna and the French Kiss," two teens discover that true love may be closer than they think
Budding designer Lola Nolan doesn't believe in fashion . . . she believes in costume. The more expressive the outfit - more sparkly, more fun, more wild - the better. But even though Lola's style is outrageous, she's a devoted daughter and friend with some big plans for the future. And everything is pretty perfect (right down to her hot rocker boyfriend) until the dreaded Bell twins, Calliope and Cricket, return to the neighborhood.
When Cricket - a gifted inventor - steps out from his twin sister's shadow and back into Lola's life, she must finally reconcile a lifetime of feelings for the boy next door.




Lola ou Dolores é uma rapariga que aparentemente tem tudo para estar feliz. Uns pais que a adoram, um namorado jeitoso que toca numa banda, e ainda é uma rapariga que sabe bem quem é e adora usar roupas e acessórios para adornar ainda mais o seu mundo. Até ao dia que o passado volta para a desequilibrar. Com a chegada dos vizinhos Bell, Lola tem de voltar a enfrentar a pessoa que pensava já ter esquecido: Cricket.


Lola é uma personagem bastante engraçada, veste-se da maneira mais brilhante, colorida e expressiva possível. Tem uma mente bastante criativa e apesar de ser adolescente ainda continuar a conversar com a lua. Não tem medo de mostrar quem é mas à medida que o namoro com Max vai avançando começa a questionar muitas coisas. Os pais adoptivos Andy e Nathan (este irmão da mãe biológica de Lola) são contra o namoro e quando Cricket volta para a terra de Lola, é bombardeada com momentos do passado, com as visitas dele e ainda com a atitude do namorado e dos pais para com o seu primeiro amor.



Cricket é a típica descrição do boy next door: bonito, inteligente, com um coração bondoso, reservado e calmo. Faz tudo pela irmã gémea, até negligenciar a sua própria vida e existência, já que a irmã é patinadora artística, e todo o esforço da família é em torno dela. Mas quando vê novamente Lola sabe que não pode voltar atrás no passado mas pode fazer diferente no futuro. Mesmo quando descobre que ela tem namorado e que algumas coisas mudaram, porém nem tudo se alterou. As janelas continuam a ser os escapes necessários para os dois e ele parece ser a pessoa certa para a fazer acreditar novamente que ela é a estrela da sua própria vida, e também, da dele.

Nesta história há a possibilidade de ainda termos um vislumbre de como a relação entre a Anna e o St. Clair está sobre rodas e como eles se adoram. Sinceramente gosto de ver estas evoluções nos seguimentos das séries, mas não gosto quando há demasiada intromissão porque fico sempre com a sensação que são intrusos na história dos outros, e isso aconteceu nesta.


Contudo começo a achar que tenho um problema com esta autora, não é que desgoste da escrita ou da história em si, mas ela tem o dom de prolongar o que não tem necessidade de ser prolongado. E isso dá-me cabo dos nervos. Para o género de livro que é, YA com uma história de fundo nada pesada, este livro devia ser curto e cingir-se a ser directo. Mas não, demora uma eternidade a focar-se no ponto principal e depois acaba de forma tão abrupta quando tudo se resolve.

Acho que o que difere de outras histórias YA é que o passado ou a vida pessoal das personagens principais tenta interferir no decorrer da história mas nunca é nada tão marcante ou bem desenvolvido para fazer mossa. Só um pretexto para que haja drama e tentar não focar a narrativa só no amor/desamor entre os protagonistas.
Mesmo assim ainda não desistir da autora Stephanie Perkins e quero ler o próximo da série: Isla and the Happily Ever After.
 

Citações:

“I know you aren't perfect. But it's a person's imperfections that make them perfect for someone else.”  

“Just because something isn't practical doesn't mean it's not worth creating. Sometimes beauty and real-life magic are enough.”  

“Once upon a time, there was a girl who talked to the moon. And she was mysterious and she was perfect, in that way that girls who talk to moons are. In the house next door, there lived a boy. And the boy watched the girl grow more and more perfect, more and more beautiful with each passing year. He watched her watch the moon. And he began to wonder if the moon would help him unravel the mystery of the beautiful girl. So the boy looked into the sky. But he couldn't concentrate on the moon. He was too distracted by the stars. And it didn't matter how many songs or poems had already been written about them, because whenever he thought about the girl, the stars shone brighter. As if she were the one keeping them illuminated."

Classificação: 3 de 5*






2 comentários:

  1. Ando tão curiosa para ler este livro.. :) depois do que li, acho que não me vai escapar nestas próximas leituras :) toda a gente gosta. Parece algo fresquinho e leve para o verão :)

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é mesmo uma leitura perfeita para o verão, apesar de eu andar um bocadinho do contra com a autora não posso deixar de concordar ;)

      Eliminar