Opinião Livro

A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin



Título Original: A Game of Thrones
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Género: Fantasia
Série: As Crónicas de Gelo e Fogo #1
Páginas: 510
Ano Publicação PT: 2013
ISBN: 9789896375393

Sinopse

O único livro de fantasia a atingir o 1º lugar do top do New York Times e do The Wall Street Journal.

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.




Tinha imensa curiosidade na série televisiva mas achei que se a queria acompanhar tinha de iniciar primeiro a leitura dos livros já lançados para o mercado. Por isso, quando no Verão passado a revista Visão e o jornal Expresso resolveram disponibilizar toda a série de livros, garanti que conseguisse arranjá-la. 
Mas só este ano é que me decidir a aventurar no mundo de fantasia de George R.R. Martin. E agora não quero outra coisa.

Entramos neste mundo através de oito vozes e são elas que nos dão todas as suas perspectivas individuais sobre o que se passa em torno de si. Enquanto seguimos a linha de pensamento de cada um não deixamos de nos sentir integralmente influenciados sobre quem é que é bom ou quem que é mau, quem é mais fraco ou quem é mais forte. Todos eles conseguem tocar e fazer com que o leitor comece a conjecturar sobre mil e uma hipóteses sobre quem matou quem e quem quer matar quem. 
Os protagonistas pertencem a 3 de 4 Casas de Família: da Casa Stark, Ned, Catelyn, Arya, Sansa, Bran e Jon Snow. De outra Casa, Tyrion Lannister e da Casa Targaryen, Daenerys. A 4º Casa os Baratheon, são a família do Rei Robert.


Logo nas primeiras páginas somos apresentados às influências que estas Casas proporcionam. A Casa Baratheon e a Casa Stark, assenta na amizade de Robert e Ned, enquanto a Casa Targaryen assenta na inimizade à Casa Baratheon. Já a Casa Lannister apenas protege os seus e pouco se importam com os outros, querem é poder. 



Gostei do papel das mulheres, Catelyn, Arya e Daenerys conseguem mostrar que não têm de ser aquilo que lhes impõem porém aquilo que desejam ser e pensam ser o melhor a fazer. Catelyn mesmo desgostosa arranja coragem para saber quem está por detrás do ataque ao filho Bran; Arya pauta-se pela obstinação aos valores femininos; e Daenerys começa aos poucos a revelar-se mais forte e mais poderosa do que o irmão Viserys, que aproveita todas as oportunidades para a aterrorizar. 

Jon Snow e Tyrion Lannister bem podem ser considerados as ovelhas negras das respectivas famílias, um por ser bastardo e o outro por ser anão. São  desprezados mas ambos souberam encontrar uma força de vontade enorme para continuar a sobreviver e mostrar que são mais do que aquilo que esperam deles. Um entregou-se à Patrulha da Noite e o outro através da sinceridade das suas palavras consegue indo passar pelos pingos da chuva.


Para mim só tem dois defeitos: há passagens que contêm demasiadas descrições que quando dava por ela estava a ler na diagonal pois fica difícil absorver tudo; e o facto de ter tantas personagens. Como tenho alguma dificuldade em memorizar os nomes (então se foram estranhos nem sequer os leio), não consigo imaginá-las a todas. O que tornou tudo mais útil foi estar a ver a série televisiva ao mesmo tempo porque seleccionou as mais importantes e consegui dar-lhes um rosto enquanto ia lendo.
 
Estou super entusiasmada com esta colecção. Quando iniciei não sabia que ia ficar completamente agarrada e ansiosa com o desenrolar da premissa. Também ajudou bastante ir seguindo a série televisiva consoante os capítulos que ia lendo. George R. R. Martin faz um excelente trabalho em dar a voz a estas 8 personagens que ainda se encontram frescas e que necessitam de amadurecer para mostrarem as suas verdadeiras garras. 
Como em Portugal decidiram dividir o primeiro livro em dois (que na minha colecção são 4 livros), já iniciei a continuação com A Muralha de Gelo. O certo é que com tanto enredo isto tem história que dá pano para mangas.

Citação:

"Nunca te esqueças de quem és, porque de certeza que o mundo não o fará. Faz disso a tua força. Assim não poderá ser nunca a tua fraqueza. Arma-te com essa lembrança, e nunca poderá ser usada para te magoar."

Classificação: 4,5 de 5*




2 comentários:

  1. Olá!

    Tal como tu tinha imensa curiosidade em ler estes livros, depois de ter descoberto que a série os tinha por base. Quando comecei a ler, já tinha visto a 1ª temporada da série e estava completamente rendida a este mundo criado por Martin. Entretanto, já li todos os publicados e fiquei mais fã dos livros que da série (apesar de esta ser muito boa e um excelente ferramenta para digerir e selecionar o que vamos lendo).

    Um conselho, não te deixes influenciar pelos "bons" e os "maus" porque vais ter algumas desilusões e surpresas...

    Boas leituras ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh desiluções :/
      Sei que algumas personagens morrem mas aquelas que sei que ainda estão vivas e que gosto espero que continuem boas...

      É bom ir lendo e vendo ao mesmo tempo e como já está na 4º temp consigo acompanhar tudinho ;)

      Eliminar