Opinião Livro

Academia de Vampiros, Richelle Mead



Título Original: Vampire Academy
Autor: Richelle Mead
Editora: Contraponto
Género: Fantasia
Série: Academia de Vampiros #1
Páginas: 264
Ano Publicação PT: 2011
ISBN: 9789896660901

Sinopse

Lissa Dragomir é uma princesa Moroi - um vampiro mortal com um laço inquebrável com a magia da Terra - e deve por isso ser protegida dos Strigoi, os vampiros mais ferozes e mais perigosos - os que nunca morrem. Rose Hathaway, a melhor amiga de Lissa, é uma Dhampir - nas suas veias corre uma poderosa mistura de sangue de ser humano e de vampiro. Rose tem como missão proteger Lissa dos Strigoi, que tentam por todos os meios tornar Lissa uma deles. Após dois anos de uma liberdade proibida, Rose e Lissa são apanhadas e arrastadas de volta à Academia São Vladimir, escondida nas profundezas da floresta de Montana. Aí, Rose deverá continuar a sua educação de Dhampi, enquanto Lissa será educada para se tornar a rainha da elite Moroi. E ambas voltam a quebrar corações na Academia. No entanto, é dentro dos portões de ferro de São Vladimir que a segurança de Lissa e Rose está mais ameaçada. Os horríveis e sanguinários rituais dos Moroi, a sua natureza oculta e o seu fascínio pela noite criam um enigmático mundo repleto de complexidades sociais. Rose e Lissa vêem-se forçadas a deslizar por este perigoso mundo, resistindo à tentação de romances proibidos e nunca baixando a guarda, ou os Strigoi farão de Lissa um deles para a eternidade...



Esta é daquelas série que se criam grandes expectativas, talvez por ser bastante falada e quando comparada com outras do mesmo género, ou seja, quando se falam em vampiros, lá vem à baila. Tenho de dizer que é a primeira vez que leio um livro só de vampiros, por isso isto nem vai soar a comparações nem nada do género. Agora que esperava muito mas muito mais é verdade.

Rose e Lissa são duas amigas que fugiram há dois anos da Academia São Vladimir onde estudavam e treinavam. Se a primeira é uma Dhampir (meio-humano e meio-vampiro) e está na Academia para se tornar guardiã, a segunda pertence aos Moroi e é Princesa. Os Moroi são uma elite de poder naquela escola e são-lhes destacados guardiães para que os protejam dos Strigoi, enquanto uns são vampiros mortais e do bem, os outros são vampiros imortais do lado do mal, respectivamente. 


Quando são capturadas pelos elementos da Academia são dadas as explicações necessárias sobre o preço da fuga assim como as suas consequências. Rose está de castigo, não poderá conviver com Lissa nem ter uma vida social activa como antigamente, terá de apenas treinar e estudar. Tudo isto se quiser continuar a permanecer na Academia e vir a ser algum dia a guardião de Lissa. Dimitri o guardião actual é quem a tenta colocar nos eixos, treina-a e observa a relação das duas amigas descobrindo que Rose tem mais poder do que inicialmente lhe apontam. Ela consegue entrar na mente de Lissa e observar, sentir e ouvir tudo o que a rodeia. Portanto ela vai ser a grande ajudante nas horas de maior aflição da outra mas só o consegue ser com o apoio de Dimitri. 

Gostei da relação de amizade, até onde nos colocamos no lugar do outro para o defender e a maneira como cada uma cuida uma da outra. Por isso foi fácil gostar de Rose, é uma personagem com os pés na terra, sabe que tem um dom e portanto deve dar-lhe o devido uso mesmo que sacrifique a sua felicidade em detrimento da de Lissa. Comete erros mas sabe admiti-los usando o sentido de humor e resposta sempre na ponta da língua como vantagens. Contudo Lissa é uma personagem demasiado tudo: ora num momento é frágil e insegura, ora noutro já é inconstante e inconsciente. Tendo em conta que deveria ter um papel mais discreto para não atrair atenções para si pois os Strigoi e outros inimigos dentro da Academia estão sempre à escuta, lá anda ela a fazer uso dos dons que possui.
 
Achei que o que não bate certo com esta história é a pouca acção. Caramba estava à espera que houvesse lutas e mais lutas, afinal existe uma ou outra mas nada de espectacular. Bem sei que este é a introdução a este mundo e explica-o bem mas se é um mundo entre rivais, não faz sentido nenhum não haver qualquer embate. Mas de resto é demasiado previsível porque há certas personagens que estão no livro com uma aparência apenas para despistar de quem são os possíveis amigos ou inimigos. Aquela que aparenta a boazinha afinal é a má, aquele que o deslocado é o observador. Por isso é que os romances não revelaram nada de novo porque estava-se mesmo a ver o que ia acontecer.

Apesar de tudo não perdi completamente o meu tempo, apenas fiquei desiludida. E por isso quero ainda ler o Beijo Gelado, o 2º desta série, para me decidir definitivamente se paro ou se a continuo a seguir. Richelle Mead tem pontos a favor nem que seja pela maneira fácil e com boa disposição que elabora aquele mundo, e só por isso espero que ela me surpreenda no próximo.


Citações:
"Só um verdadeiro amigo te pode proteger contra os teus inimigos imortais."


Classificação: 3 de 5*

6 comentários:

  1. Só li o 2º e o 3º volume desta série e gostei bastante. Em comparação com outros livros do género achei que estes estavam bem conseguidos. Os que li têm acção. Principalmente o 3º. Espero que venhas a ler o segundo e que gostes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ainda bem que me dizes isso, não estava disposta a desistir já mas sinceramente estou com pé atrás mas se há mais acção nos próximos então quero lê-los.
      Obrigada pelo aviso ;D

      Eliminar
  2. Tenho curiosidade em ler esta série porque toda a gente parece gostar da série.. :D
    Tenho que lhe dar uma oportunidade!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tinha curiosidade à conta disso mas fiquei desiludida mas espero que o próximo seja melhor ;D

      Eliminar
  3. Já tirei e pus este livro da minha TBR imensas vezes. Não é bem algo que me apeteça muito ler, mas dizem tão bem que fico sempre indecisa. Ouvi dizer que os 3 primeiros são os piores e que depois é espectacular.
    Se calhar leio para depois poder ver o filme.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então estou com azar, só vou ler mais um para me decidir se abandono completamente a série.
      Lê ele também é pequeno assim sempre ficas com uma ideia se vale a pena ou não. Eu acho que comparado com o trailer do filme não tem nada a ver :S

      Eliminar