10 Livros Marcantes





 



Encontrei desafio no blogue da Silvana Por detrás das palavras que por sua vez o viu no facebook da Silvéria do The fond reader.
Consiste em "Fazer uma lista com os 10 livros (ficção ou não-ficção) que te tenham marcado. A ideia não é gastar muito tempo, nem pensar muito. Não precisam ser grandes obras, apenas que tenham sido importantes para ti. Depois escolher 10 amigos para participar da brincadeira. E eles devem incluir-te quando fizerem as suas listas para que eu possa ver as listas deles."

Estes são os meus seleccionados sem qualquer ordem.

1. Um Momento Inesquecível (Nicholas Sparks) - Tinha de falar dele mais uma vez, mas marcou-me profundamente. Uma paixão adolescente entre o patinho feio e o rapaz popular podia ter-se transformado no melhor conto de fadas, mas este não tem um final feliz.

2. Os Filhos da Droga (Christiane F.) - Pela severidade e pela dura realidade que muitos humanos se deixam levar. Podemos passar do estado mais estável para o mais degradante em tão pouco tempo.

3. O Fim da Inocência 1 (Francisco Salgueiro) - Ouvi muitas coisas a respeito deste livro na altura que saiu, que era baseado em histórias reais ou que aquilo não passava de devaneios do escritor. Pois, independentemente do que seja, acredito piamente que existe de certeza absoluta uma vida igual àquela que é reportada no livro. Quem descende de boas famílias mais facilmente tem acesso a outras coisas e mais interesse tem nessas mesmas coisas. O que me custou foi perceber que um dia possivelmente serei mãe e não gostava de ver um filho meu ir por esses caminhos.

4. Antes de Vos Deixar (Lauren Oliver) - Gostei mesmo dele apesar de saber que a vida da protagonista já era. Mas o que me fez apaixonar por ele foi que mesmo quando temos todas as hipóteses à nossa frente de recomeçar o dia em que morremos demoramos tempo a perceber o que realmente queremos e o nos faz feliz.

5. A Menina Mais Triste do Mundo (Cathy Glass) - Tinha de falar deste testemunho, cortou-me o coração ler o que esta criança passou mas felizmente esta é uma história que acaba bem. E quem não quer ler ou ouvir falar de histórias que tinham tudo para terminar mal e afinal acabam muito bem?!

6. Marley & Eu (John Grogan) - Adoro animais e ao acompanhar a história deste cão maluco fartei-me de rir, ficar pasma e até me emocionei. Aquele momento que o dono o leva até ao veterinário mas afinal ainda não era altura dele morrer custou...

7. PS - Eu Amo-te (Cecelia Ahern) - A maneira que um amor tem de continuar mesmo sem estar presente fisicamente a outra parte. Uma bela maneira de alguém conseguir caminhar sozinha mas com a ajuda da muleta das cartas de amor. Ajuda a conciliar o que se viveu e aquilo que essa pessoa tem de aprender para continuar a viver.

8. O Caderno de Maya (Isabel Allende) - A vida de uma jovem é virada do avesso quando é mandada para os confins para recomeçar a sua vida. Esta podia ser a vida de muitos jovens que se deixam cair em várias armadilhas da vida e que felizmente têm alguém que os tenta retirar desse caminho. 

9. Felizmente Há Luar (Luís Sttaut-Monteiro) - Não é tanto me lembrar da história em si e ela ter sido marcante contudo foi o facto de me lembrar sempre de dois aspectos presentes no livro: a saia verde e a luz da fogueira e do luar. A saia verde significa a esperança na liberdade e a luz significa a vitória sobre a opressão.

10. Peripécias do Coração (Julia Quinn) - Mais um que não é tanto a história que me marcou mas fez-me mudar a minha opinião em relação a romances históricos e deu-me também uma perspectiva que talvez os clássicos que abordam a mesma temática não serão assim tão maus e merecem uma oportunidade.


A ideia é que vocês também participem neste desafio para que todos possamos mostrar as nossas preferências, por isso, não hesitem em o fazer ;).

6 comentários:

  1. Conheço imensa gente que gosta do "P.S.-Eu amo-te", mas eu nem sequer consegui terminá-lo!! Ainda bem que não gostamos todos das mesmas coisas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem mesmo, mas acho que às vezes os nossos gostos por livros dependem também muito da altura em que os lemos, por isso, é que este livro poderá ter tido um efeito maior em mim e pior a ti, não sei... :)

      Eliminar
    2. Meninas, desculpem a intromissão, mas eu também nem a meio consegui chegar do livro "P.S. Eu amo-te". Adorei o filme, mas o livro foi uma leitura que figura nas minhas raras desistências.

      Tenho muita pena de não gostar do livro "Felizmente há luar". A única coisa que me fez gostar do livro foi o facto de ter ido ver a peça de teatro ao Porto.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Que engraçado vocês já são duas que detestaram, e este até é daqueles adorado por muita gente, mas ainda bem que é assim :D

      Eu nem me lembro bem da história, só me lembro da minha professora dar grande destaque à cor da saia e à luz e isso marcou-me porque no meio do pessimismo e escuridão há sempre esperança, e isso, é algo que tento aplicar na minha vida :)

      Eliminar
  2. Só li o 3 e o 7! :) Gostei do 7, mas detestei o 3... :/
    Tenho o 2 e o 9 para ler e ainda quero ler o 4, 6 e 10! ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei do 7º porque acho que é bem verdade que existe aquele mundo, por isso é que me marcou :)

      Os que escolhi não são livros que adore mesmo, mas que de alguma maneira me marcaram porque produziram um efeito em mim diferente, até são boas escolhas mas não significa que terão o mesmo efeito em ti, mas vale a pena apostares neles :D

      Eliminar