Opinião Livro

Não Matem a Cotovia, Harper Lee



Título Original: To Kill a Mockingbird
Autor: Harper Lee
Editora: Europa-América
Género: Romance
Colecção: Grandes Obras
Ano Publicação PT: 1986
Páginas: 276
ISBN: 9789721015500

Sinopse

As cidadezinhas do Alabama seriam simples e pacatas se não sofressem de uma doença terrível: o racismo.
Um advogado defende com toda a convicção, e arrostando com ameaças e preconceitos, um negro acusado de violentar uma rapariga branca. A sua luta é contudo vã: nunca num tribunal de Alabama se dera razão a um negro contra um branco. 
É uma criança que nos conta esta história. Uma criança que vai descobrindo o mundo que a rodeia e é testemunha e protagonista de violências e atrocidades. A sua narrativa semi-inconsciente quase se torna a voz da adormecida  consciência norte-americana.
Laureado com o prémio Pulitzer, já atribuído a romancistas da craveira de Steinbeck, Upton Sinclair, Faulkner, Hemingway e Saroyan, editado em dez países com mais de cinco milhões de exemplares vendidos, Não Matem a Cotovia inspirou o filme Na Sombra e no Silêncio de Robert Mulligan com Gregory Peck.

[Amanhã opinião do filme]

Pelos olhos da pequena Scout somos confrontados com a discriminação que existia em 1935, no Alabama. Visão inocente de uma criança perante os ditos assuntos dos adultos tornou este livro leve ao abordar um tema tão delicado e que actualmente ainda é uma infeliz mancha na história mundial. Provavelmente o racismo e a injustiça são dos piores defeitos da humanidade.

O foco principal da história é o julgamento de um jovem negro que o pai de Scout e Jem, Atticus Finch defende. Nunca na história de Maycomb, o tribunal tinha levado tantas pessoas a assistir a um julgamento. Mesmo que não seja um sítio para crianças, Scout, Jem e o melhor amigo de ambos, Dill, assistem à defesa do pai perante uma assistência maioritariamente branca e racista. Quando Atticus acende a questão da intolerância e dá esperança num belo discurso, o desfecho de Tom Robinson não podia ter sido mais surpreende.

E quando fantasmas do passado finalmente aparecem, não podia ter sido mais admirável a motivação que leva Boo Railey a dar esse passo. Depois de brincadeiras de infância que pretendiam desmistificar o mistério da família Railey e em particular a vida de Boo, sem nunca obter sucesso, quando ele finalmente dá a cara não podia ter ficado mais enternecida pelo motivo em si. Como diz Atticus "não se conhece realmente uma pessoa sem se ter metido na sua pele e nela ter vivido, ainda que seja por um instante."



Scout com apenas 7 anos é a rebelde e defensora das suas causas. Jem é mais velho uns anos faz alguma questão de se impor perante a irmã dizendo que ela nunca percebe dos assuntos dos mais velhos. Ambos tratam o pai pelo nome próprio apesar da boa relação que têm. Atticus é viúvo e tem em mãos a grande missão de cuidar dos filhos pequenos e ao mesmo tempo dar-lhes os melhores ensinamentos tratando-os como pequenos adultos. Tudo o que faz ou diz tem de servir de exemplo para os filhos, por isso é um homem que tem a mesma postura tanto numa sala de audiências como em casa. Justo, benevolente e sábio traduziu-se na personagem que coloco no pedestal de melhor pai, merecendo claramente este prémio, porque atendendo à época criar uma personagem tão rica em qualidades só dá mostras que quem dera a tantas pessoas ter um pai assim, mesmo nos nossos dias.

E porquê cotovia? O significado é dado pelo próprio livro "as cotovias não fazem mais nada senão cantar para satisfação nossa. Não comem coisas nos jardins das pessoas, não fazem ninhos nas searas, não causam danos a ninguém. Cantam com todo o seu coração, para nós. É por isso que é pecado matar uma cotovia," e faz sentido compará-la à história de Tom Robinson. Um homem aleijado que mataram a sangue frio por estar a fugir de um sítio onde nunca devia ter sido colocado, a prisão. Estivesse de pé, sentado ou de costas o mesmo acontece com as cotovias ou outros pássaros que são alvejados sem qualquer indicação apenas para satisfação de quem o faz. Tom Robinson foi condenado apenas pela bondade de querer ajudar uma branca, viu pelos seus próprios olhos que ninguém a ajudava. A compaixão foi mais forte que ele mas o mesmo não se pode ter dizer da jovem branca.

Um único livro publicado bastou a Harper Lee para deixar o legado que o racismo existiu e irá existir sempre enquanto pessoas que se vêem como superiores e pertencentes a uma elite não deixarem para lá uma mera distinção de cor. Nós somos todos iguais, uns mais fracos outros mais inteligentes mas somos sem dúvida nenhuma seres imperfeitos, todos erramos, a única diferença está em que há quem aprenda com os erros e há outros a quem os erros nada dizem.


O único defeito do livro infelizmente são a quantidade de erros ortográficos. Ou há falta de uma letra; ou colocaram uma a mais; ou trocaram por outra letra. E isto, ao longo do livro, torna-se aborrecido mas é como diz o outro primeiro estranha-se depois entranhe-se.

Mesmo que seja um livro de 1960, o tema é intemporal. Como disse, abordar um assunto deste nunca foi nem é fácil, mas colocá-lo nas mãos de uma criança funciona porque é competente na mensagem que pretende transmitir mesmo passados mais de 50 anos depois da sua publicação. Uma obra a que ninguém deveria ser indiferente.

Citações:

"Na verdade, nunca poderás compreender as pessoas se não estiveres disposta a encarar as coisas do ponto de vista delas...sem te meteres na pele delas e dares uma volta nessa posição."

"Por vezes a Biblía na mão de um homem é pior do que uma garrafa de uísque na mão."

"A única coisa que, para mim, não se submete à regra da maioria é a consciência de uma pessoa."

"Queria que visses o que é a verdadeira coragem, para não julgares que a coragem é um homem de arma na mão. Coragem é, quando sabemos que estamos vencidos antes de começar, começarmos, apesar de tudo, e irmos até ao fim, aconteça o que acontecer. Rara vezes se ganha, mas às vezes é possível ganhar."

"Chorar pelo inferno em que as pessoas lançam outras pessoas, sem sequer pensar nisso. Chorar pelo inferno a que os brancos lançam os negros, sem sequer pensarem que eles são também criaturas humanas."

"Sempre que um branco fizer isso a um negro, não importa o que ele seja, nem a riqueza que tenha, nem a boa família a que pertença, esse branco é um miserável."

Classificação: 4, 5 de 5*
 


4 comentários:

  1. Acreditas que ainda não acabei. Estou mesmo lenta:/ O filme já vi e gostei muito! Espero que gostes. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostaste do filme vais gostar do livro, no filme cortaram muitas partes mas acho que não está mau de todo. Gostei do actor que faz de Atticus mas a Scout no filme é tão sem sal. No livro bem mais interessante :)
      Bj

      Eliminar
  2. Estou com muita vontade de ler este livro.. :D
    Gostei muito da tua opinião.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, e lê que acho que vais gostar bastante do livro :D

      Eliminar