Opinião Livro

Espera Por Mim, Gayle Forman


Título Original: Where She Went
Autor: Gayle Forman
Editora: Editorial Presença
Género: Young-Adult
Colecção: Noites Claras
Ano Publicação PT: 2013
Páginas: 216
ISBN: 9789722350907

Sinopse

Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família - e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro. Mas conseguirão perdoar-se um ao outro antes de cada um ter de regressar à vida tal como a deixaram?

Opinião de Se Eu Ficar - 1º livro (aqui)

Nem sei bem como começar esta opinião.
Não sei se é o espírito natalício ou qualquer outra coisa, mas caramba este livrinho fez-me doer tanto o coração e houve uma altura que não aguentei mais e tive de chorar. Aviso que nem é uma coisa normal em mim, posso me emocionar, mas chorar como chorei com este, são muito poucos os que tiveram esse efeito.

Passados três anos desde que houve o acidente que vitimou a família de Mia e desde a partida desta para Nova Iorque, a vida de Adam mudou radicalmente.
Actualmente é uma estrela mundialmente famosa, dá concertos pelo mundo fora com a banda de adolescência os Shooting Star, vive em Los Angeles e namora com uma das actrizes do momento. Mas com uma vida que muitos sonham ser o ideal a atingir o que pode correr mal?!

A insatisfação pessoal pode arruinar uma pessoa, mesmo que esta tenha tudo ao seu alcance.
O ambiente na banda já teve melhor dias e agora até em hotéis diferentes ficam para não haver confusões. A relação com Bryn está cada vez mais degradada e a má reputação persegue-o com os jornalistas. Os concertos deixaram de ter a mesma aura, a paixão pela música também sofre. E quando nos apercebemos de que toda aquela frustração pelo rumo da sua vida tem unicamente uma resposta, sentimos que não há nada que ele possa fazer. Ou se calhar há, basta assistir a um concerto de uma jovem violoncelista que actua no famoso Carnegie Hall.

Três anos não é uma eternidade para retomar o que ficou em aberto, para lutar contra todos os contratempos que a vida nos coloca no caminho. Essas vicissitudes modificaram ambos, cresceram mais rápido que muitos da idade deles, tiveram que aprender a viver separados um do outro e a lutar para encontrar coragem para um futuro melhor. Viver um dia de cada vez parece ser a premissa de ambos, se Mia luta contra o amor vs ódio, Adam luta contra o vazio emocional. Mia entregou-se à música para substituir as lacunas das pessoas mais importantes para si, Adam entregou-se à música para lidar com a raiva e o abandono de quem achava ser tudo para ele. Só que Mia consegui encontrar aí forças para lidar com o dia-à-dia enquanto ele entrou numa espiral de pressões e stresse que a autora caracterizou brilhantemente. Quantos de nós não pensamos que os famosos tem vidas perfeitas e conseguem lidar com tudo desde os fãs, os media, a vida profissional e ainda a vida pessoal?! Não conseguimos estar realmente na pele deles e pensar que eles fazem realmente aqui que amam mas que talvez não consigam lidar com o batalhão de coisas que acarreta a profissão. São várias as descrições de um completo colapso por parte de Adam que deu uma perspectiva diferente do que é ser uma figura pública.

Gostei bastante de desta vez o livro ser narrado por outra personagem, que neste caso, era o ex-namorado. Quem está por fora dá sempre outra perspectiva ao que se passava, dá a voz ao que precisa de ser dito e lembrado. E que muitas vezes se sente impotente perante a dificuldade em ajudar quem não quer se ajudado ou que tem dificuldades em aceitar a ajuda dos outros. Por isso, em alguns momentos pensei que a Mia era realmente uma rapariga teimosa contudo acabei por perceber as suas motivações.
Fiquei de coração apertado quando pensei que o final que ansiava não ia acontecer porque a autora descreve os acontecimentos de uma tal maneira que tive quase a certeza que o fim seria diferente do desejado, mas qual não é o meu espanto e aflição que tudo se compõe de uma forma encantadora. Tomara que muitos reencontros tivessem o mesmo fim que este teve numa noite/dia. Foi a música que os uniu e foi a música que os fez reencontrarem-se.

Só aquela capa é que estraga as coisas. Duvido muito que na mente de muitos leitores o Adam tenha aquela aparência tão certinha. E depois apesar de até estar um jovem casal agarrado e enternecido, para mim é mesmo um capa sem sal nenhum. Só gosto de ver Nova Iorque ali :)

Gayle Forman realmente não desilude, e aprecio a forma como em ambos os livros nos faz perder a esperança mas depois dá sempre a volta por cima ao assunto e coloca a cereja em cima do bolo. Lesse num ápice, entristece mas acalenta qualquer coração. Leiam, porque quem é que não gosta de finais felizes?!

Citações:

"Encontrava-me demasiado ocupado a olhar para o fogo a que acabara de escapar para prestar atenção à escarpa de trezentos metros de altura que se avultava ameaçadoramente dentro de mim."

"As boas intenções das pessoas podem acabar por nos colocar dentro de compartimentos tão restritivos quanto caixões."

"Precisava de odiar alguém,e tu foste aquele que mais amei, por isso, calhou-te em sorte."
 
Classificação: 5 de 5*


Sem comentários:

Enviar um comentário