O Resumé de Opiniões III




Frankenstein


Bastante famosa pelas várias adaptações cinematográficas, esta obra é amplamente conhecida mas convém dizer que quem pensar que vai ler o mesmo que viu nos filmes, está redondamente enganado.
A criação nasce pelas mãos de Victor Frankenstein que resolve utilizar os seus estudos e a sua ânsia de saber mais e acrescentar algo ao mundo. Só que o que cria não é exactamente o que esperava, e depressa momentos de loucura, desespero e solidão passam a fazer parte da vida de Victor que não aceita o monstro que deu vida. E numa tentativa de escapar à sua criação, esta persegue-o para que perceba os motivos pessoais de querer outra vida à de fugitivo.
Por isso o único defeito que tenho a apontar é que não houve uma alma que tivesse compaixão pela criação de Victor Frankenstein, ninguém lhe estendeu a mão nem mesmo quando abriu o coração ao criador. 
Para um livro de 1818 fiquei contente com escrita e com a leitura fácil, conseguindo absorver bem os elementos que ligam os vários protagonistas desta história.
4*

Ligação: Anjos Negros


Mais uma autora portuguesa que fiquei a conhecer através da oportunidade dada pela Silvana do Por detrás das palavras, quando me emprestou este livro. Por isso obrigada Silvana.
Ficamos a conhecer os Anjos Negros, vampiros que protegem os humanos de outras criaturas que lhes querem fazer mal. Por isso o lado protetor de Leonardo é colocado em acção quando Jessica é brutalmente agredida por dois homens.
Foi difícil conseguir sentir-me entusiasmada pela história. A razão? A rapidez com que os protagonistas caiem nos braços um do outro e proclamam o amor que sentem, sem se conhecerem de lado nenhum. Percebi que a autora introduziu o ponto de serem almas gémeas para conseguir explicar este amor repentino, mas foi difícil digerir este ponto. As impressões que fui tendo ao longo da leitura foi que a autora focou-se mais no romance do que na questão dos Anjos Negros e da acção que poderia derivar daí.
3*

Dança com o Diabo


Zarek é um exilado, ninguém gosta de si devido ao seu passado. Contudo vive bem com este facto, até ao dia que tem a sua cabeça a prémio, só não esperava que uma bela mulher cega, Astrid, fosse a sua única juíza para quebrar a caça ao homem. Entre um escravo e uma ninfa, não se pode esperar facilidades.
Um homem que nunca soube o que era ser amado nem nunca amou, e a ideia de si próprio não é de todo a melhor, mas que consegue restaurar a sua alma através do amor que Astrid lhe proporciona.
Engraçado o poder que O Principezinho tem nesta história. Com uma linguagem fácil e leve, deixamo-nos entrar no mundo de mais um Predador da Noite. Acção e emotividade são alguns dos aspectos que podem esperar.
4*

The Piper's Son


Não foi uma leitura nada fácil de terminar mas insisti porque era a primeira vez que lia algo de Melina Marchetta e queria saber o porquê desta autora australiana ser tão admirada.
Talvez não tenha sido a escolha mais feliz mas quando encarrilei com a leitura consegui levá-la até ao fim.
Com dupla narração, Tom e a sua tia Georgie não são de todo os protagonistas ideais para conquistarem os leitores. As crises emocionais e os dramas familiares, são várias as percas que estes dois seres sofreram no passado mas consequentemente ainda sofrem por elas. O objectivo do livro é relembrar que aconteça o que acontecer há sempre a possibilidade de nos redimirmos e conseguirmos seguir em frente para melhorarmos o que para trás ficou estragado.
Só que o livro peca por introduzir tantas personagens e os dramas de todas elas, é difícil seguir uma boa linha de orientação para captar tudo. E os nomes são quase todos parecidos, cheguei a um ponto que já não sabia de quem estavam a falar.
3*

The Rosie Project


Estranhei a história no início porque Don Tillman não propriamente o protagonista mais entusiasmante. Contudo assim que aparece a Rosie, não é complicado entranhar com o modelo de vida completamente regrado e programado de Don e a impulsividade e espontaneidade da vida de Rosie. Pois estes opostos bem diferentes produzem impactos grandes na vida de cada um. Inicialmente será um projecto para encontrar a esposa ideal mas depois passa a ser o projecto de ajudar a Rosie a descobrir parte do seu legado.
Afinal o que realmente importa são as nossas diferenças e a capacidade de nos adaptarmos ao outro, e desse modo, Graeme Simion tentou mostrar com as particularidades de Don e o espírito livre de Rosie, que é possível basta acreditar que não existe um modelo certo de pessoas para nós.
3,5*




6 comentários:

  1. O 1º é um desses clássicos que quero ler mas não sei quando o farei. o 3º é de uma autora que tenho curiosidade em ler e o último já tenho físico e sou encantada pela capa! Os outros dois não conheço. :)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei feliz que foi daqueles clássico que se lê bem.
    A Sherrilyn Kenyon é uma boa autora sim, tens de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é bom saber! As vezes é difícil ler algum clássico quando a escrita é tão diferente do tempo atual - tive de passar por cima de palavras ou expressões das quais não entendia nada. xDD
      Vou sim, já está algum dela na lista dos por ler :)

      Eliminar
    2. Muitas vezes é esse o factor para continuar a ler clássicos mas devemos sempre tentar apostar que podemos ter surpresas :)

      Eliminar
  3. Não tens nada para agradecer :).
    Afinal não foi assim tão má a classificação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      É verdade mas só depois de ler o "Dança com o Diabo" é que mudei de opinião, ora se dava fraca pontuação a um tinha de dar ao outro :)

      Eliminar