Retalhos de uma Leitura Conjunta




E volto mais uma vez para uma leitura conjunta com a Silvana do Por detrás das palavras, desta vez a leitura incide sobre a obra da romancista feminina mais famosa de todos dos tempos, Jane Austen.


E estas foram as questões levantadas pela Silvana até ao XX capítulo do livro.

Questões

1. Elizabeth decidiu ir ver a irmã Jane à casa do Sr. Bingley, mal ela adoeceu. O que te pareceu desta atitude? Achas que ela ia à procura de mais alguma coisa para além da preocupação com Jane?
Bom se me estás a perguntar se ela ia mais com ideias de ver e falar com Mr. Darcy, acho que não é totalmente claro, seria mais se estivéssemos a falar dele, pelo menos, foi essa a ideia que extrair. Acho que foi pura preocupação com a irmã, estava em casa de desconhecidos afinal. E talvez por Jane bondosa e não ver mal nenhum em nada e ninguém, e Elizabeth tenha uma certa apreensão com as irmãs de Mr. Bingley e com o Mr. Darcy, fosse no sentido de a proteger de pessoas que se acham superiores.

2. As personagens, principalmente a Elizabeth, têm uma ideia de Mr. Darcy como sendo orgulhoso e preconceituoso. Achas que a autora conseguiu através das suas descrições desta personagem transmitir este tipo de personalidade?
Sinceramente das poucas páginas que li estou muito surpreendida com o Mr. Darcy. Sempre ouvi falar deste romance e mesmo nos filmes ele me pareceu bastante pomposo e cheio de si, mas no livro apesar de manifestar ser orgulhoso e preconceituoso, ele tem atitudes genuínas que não demonstram nem um pouco de preocupação com o que ele inicialmente tinha constatado sobre Elizabeth. Acho que ele é muito mais do que aquilo que lhe sai da boca (apesar de muitas vezes estar correcto no que diz).

3. O que achaste da atitude do Sr. Bennet para com a decisão de Elizabeth ao renunciar ao pedido do Sr. Collins? O que é que esta indicação te deu acerca do caracter do Sr. Bennet? Pensas que ele te possa surpreender mais ao longo do livro?
Fiquei parva, não sei bem o que é que ele queria que ela lhe dissesse mais para entender um Não! Que homem mais estúpido, cheio de si e mesquinho, acho que por se dar com alguém como a Lady Catherine, tem a mania que as mulheres lhe vão cair ao pés, só porque ela é importante e tem reputação e ele é amicíssimo dela. 
Tudo bem que ninguém gosta de ouvir um não, mas reagir assim, é que não é mesmo nada normal e não me parece que ele me surpreenda ao longo do livro.


2 comentários:

  1. Eu achei um pouco exagerada a decisão da Elizabeth. Acho que ela estava um bocadinho curiosa em relação ao Sr. Darcy.

    Eu nunca olhei para o Sr. Darcy como um homem com defeitos. :) Acho que ele ainda vai surpreender muito.

    Eu gostei imenso da atitude do Sr. Bennet, calou logo a mulher e arrumou com o assunto. Eu não gosto muito da mãe da Elizabeth.

    ResponderEliminar
  2. Pois pelos filmes ficas sempre com a sensação que ele é inalcançável e que começa a descer à terra, mas pelo livro só inicialmente ele dá essa ideia, e é ele que repara mais na Elizabeth que ao contrário.

    Sim adoro o pai delas, a mulher desdenha do marido gostar da Elizabeth mas ela não vai à bola com esta filha :S

    ResponderEliminar