Opinião Filme

Frozen - Reino de Gelo







Realizador: Chris Buck, Jennifer Lee
Estúdio: Disney
Vozes: Kristen Bell, Josh Gad, Idina Menzel, Jonathan Groff
Género: Animação
Ano Estreia PT: 2013
Classificação IMDb: 8,0










Foi um dos grandes vencedores dos Óscares 2014, ganhou como Melhor Filme de Animação e com Melhor Canção Original para Let It Go de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez. Inspirado no conto infantil Rainha das Neves de Hans Christian Andersen.

Num primeiro momento assistimos à infância de duas irmãs, Elsa a irmã mais velha e Anna a mais nova. Esta adora brincar e sabe que a irmã lhe pode proporcionar bons momentos de diversão fazendo uso da sua magia. Só que quando sem quer atinge Anna, Elsa é obrigada pelos pais a viver fechada no quarto até conseguir controlar e fazer bom uso da magia. Todos os anos até aos 18 anos de Elsa, Anna passa constantemente pelo quarto da irmã e insiste que esta saia de lá. Mas nada a demove, só quando os pais de ambas morrem, Elsa é obrigada a assumir-se como a Rainha do reino de Arandelle.



No dia de coroação todos ficam estupefactos com aquelas duas jovens que viveram toda a vida prisioneiras no próprio castelo. Anna conhece um Príncipe e rapidamente se apaixona e pensa em casar com ele, facto que a irmã é contra provocando uma tempestade de neve que condena todo o reino a um Inverno rigoroso em pleno Verão. Para tentar demover Elsa a acabar com este feitiço resolve ir trás dela na montanha, e nessa jornada conhece Kristoff e sua rena Sven e Olaf, o boneco de neve que adora abraços.


Podemos dividir o filme em duas partes: a 1º em que conhecemos as razões para as duas irmãs deixarem de conviver constantemente, e a 2º parte em que confiança e a demonstração de afecto entre um ente querido é o elemento mais importante na vida. Por norma, os filmes da Disney dão ênfase à relação entre homem e mulher, o busca do príncipe encantado, contudo este mostra a importância da família e dos laços afectivos que devem existir entre os seus membros. O acto de verdadeiro amor não é um beijo entre apaixonados mas a coragem para demonstrar a Anna que mesmo vivendo todos aqueles anos separadas por uma porta, não conseguirá viver sem ela e será sempre uma pessoa importante para si. O isolamento não poderá ser solução quando sabe que é a causa do mal provocado à sua irmã e que por detrás de tudo isso existe um amor infinito e laços inquebráveis.



O conjunto do filme resulta muito bem com a beleza das imagens, o contraste entre as cores invernais do Reino e do Castelo de Gelo com as cores escuras que as personagens usam no guarda-roupa. As músicas também são sempre um dos trunfos dos estúdios da Disney, quem não se lembra canções como Colors of the Wind da Pocahontas ou mais recentemente com I See the Light de Entrelaçados e agora com Let It Go o momento de libertação e grito de esperança de Elsa. A aceitação de quem é e que a força nasce dentro de nós mesmos basta acreditar nisso. 


Não fiquei tão fascinada por ele como por exemplo o Entrelaçados mas não deixa de ser um bom filme invernal e demonstrativo do que deve ser o amor familiar. Um bom filme para que pais e filhos assistam aos valores que devem existir dentro do seio familiar, como a esperança e a confiança, que se deve depositar naqueles que estão intrinsecamente ligados por laços de sangue.


TRAILER

 

  Já assistiram a este filme? E gostaram?












6 comentários:

  1. Concordo contigo. Gostei do filme, especialmente do facto de ser uma relação entre duas irmãs, mas fiquei bem mais impressionada com o Entrelaçados:) Beijos

    P.S.: A ideia do filme em conjunto já não vai para a frente?:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também até ao final achei que era um beijo do Kristoff que ela precisava e afinal era a irmã :D

      P.S- sim sim, eu é que tenho tido pouco tempo para organizar-me e deixei passar no mês passado mas este fds estou a contar fazer o post referente a isso...o tempo é que tem sido pouco mas ao menos já não ando a acumular opiniões ;)

      Eliminar
    2. Ok:) Lembrei-me de perguntar. Percebo-te bem...também estou a tentar pôr as opiniões em dia:) Beijos

      Eliminar
    3. Na boa, estou farta de pensar no post mas nunca mais tive tempo para me dedicar em exclusivo a ele por isso deixei passar este tempo, mas este fds quero ter tempo para o lhe dar prioridade para ver se ainda vemos um este mês ;)

      Eliminar
  2. Tenho de ver este filme! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom filme para ver antes de chegar o verão e num dia frio ;)

      Eliminar