Opinião Livro

1 Dose Droga...1gr Esperança?, Daniel C. Oliveira



Título Original: 1 Dose Droga...1gr Esperança?
Autor: Daniel C. Oliveira
Editora: Texto Editora
Género: Biografia
Páginas: 158
Ano Publicação PT: 2001
ISBN: 9724721159

Sinopse

Dramática e verdadeira, esta é a história fascinante de um rapaz de 20 anos que testemunhou desde bebé a degradação e a decadência dos seus pais, rendidos à poderosa força da droga. Daniel Oliveira conta-nos, sem quaisquer rodeios, de forma nua e crua, uma experiência de vida.

O inequívoco positivismo de Daniel perante tão dramática experiência dá-nos a conhecer a sua realidade mas deixa-nos uma mensagem de esperança.




Uma biografia dificilmente tem piada quando é editada poucos anos depois de se ter nascido. Quer dizer mesmo aquelas dos jovens cantores ou actores, qual o interesse de ler quando ainda há tanta página de vida para ser redigida?! Mas quando exemplos de vida e coragem são factores para mostrar ao mundo que nada é impossível e que o céu é o limite basta que cada um de nós acredite nisso mesmo, o percurso do jovem Daniel até aos 20 anos é sinónimo dessa mesma tenacidade.


Desde bebé que testemunhou os meandros do mundo da droga em que os pais se colocaram. Pais muito novos e casados de fresco ainda não tinham colocado um pé nos dezoito e já tinha ido cada um para seu lado. Quando o Pai decidiu curtir a vida, a Mãe disse “Se é assim: vai, porque juro-te que tudo o que fizeres, eu farei pior…” E assim começou a saga da vida do pequeno Daniel. O único amor perfeito que os pais encontraram foi a Droga, por ela se deixaram encantar e por ela estavam dispostos a tudo. Esse tudo significou: prostituição, assaltos, prisões, mulheres ou homens diferentes de semana para semana, e negligenciar a educação da única criança fruto desse amor inocente e jovem. Quando digo negligenciar, falo de os avós terem sido os substitutos dos pais, e de os pais terem por diversas vezes o filho a assistir à degradação em que entraram.


Sem quaisquer rodeios sabemos a realidade pura e dura que o Daniel presenciou. As vezes que ajudou a mãe a drogar-se e assistiu ao vaivém de homens a entrar em casa apanhando-os nus. As vezes que foi com o pai comprar droga e que até lhe diziam "é este o teu puto?está tão crescido", como se de amigos do peito se tratassem. E todas aqueles vezes que teve de ir, quase religiosamente, visitar o pai à prisão. Sabemos os artifícios que arranjou para se sentir reconfortado, sabemos as batalhas que teve de ultrapassar para que o problema dos pais não se tornasse também o seu problema. Lutou em todas as frentes para que a sua história pessoal não fosse uma repetição da dos seus progenitores, mesmo quando estes mais uma vez não resistiam ao amor perfeito. Esta foi a história de "um triângulo com três protagonistas. Os meus pais, a droga, e eu!"

“Não escolhemos de onde viemos, mas podemos escolher para onde iremos” parece a frase que encaixa perfeitamente com este relato e com o que agora sabemos que é a vida do Daniel Oliveira. Independentemente do percurso corrosivo dos pais e que o podia ter levado pelo mesmo caminho, este foi feito de pequenas conquistas individuais. Claro que, aqui também entra o trabalho e apoio que foi obtendo dos avós, tios e primos, e indirectamente, dos pais. E mais tarde os colegas de televisão que foi conquistando. Mas este livro não querendo enaltecer as suas pequenas vitórias nem pretendendo denegrir os próprios pais, mostra que não importa o meio onde crescemos, aquilo que vimos e ouvimos, importa sim, o percurso que cada um pretende trilhar para se distanciar do meio onde, com forte probabilidade, poderia ter também caído. É de uma mensagem de esperança e coragem que se faz esta biografia.


De uma leitura rápida e simples, mesmo com apenas 20 anos, conseguiu exprimir com clareza tentando utilizar alguns artifícios para tornar a escrita mais poética. E com os relatos reais dos pais intercalados, não podia ter dado mais realismo a toda a premissa. Mesmo não contendo temas nada fáceis merece todo o respeito pela coragem de contar a história dos pais, e parte da sua própria história.
 

Citações:

"Conquistaram o amor um do outro algumas palavras depois da primeira. A fogosidade que os levou ao passo seguinte foi tão repentina como o fósforo que raspa na lixa e tem a chama ali à mão. No caso deles, o lume brando da paixão transformou-se em labaredas ardentes de amor num sopro mágico."

"A tentação, como diz a sabedoria popular, é mais forte do que a razão. A tentação de que se podia curtir mais do que no dia anterior, de que o que se carregava nos bolsos poderia comprar outro mundo, porque este era um globo cinzento com dores e angústias, ausente de prazer."

"Descobri mais tarde que a vida é como uma partida de xadrez: tem de ser jogada com cautela, passos acertados e tem a terrível vantagem de termos à nossa mercê o rumo que lhe queremos imprimir. Centenas de jogadas nas nossas mãos, cada uma na sequência da outra, o que nos leva a ter de dar passos seguros se queremos dar xeque-mate num futuro próximo."

"«A obra arrancou e é preciso é ter continuidade. As dificuldades vão ser mais do que muitas, eu sei, mas, com a tua força de vontade e garra que estás a mostrar tudo há-de ser ultrapassado.»"

"Usei e abusei ao longo deste livro, e, com todas as letras, da droga, tal qual ela abusou de mim durante 20 anos. Por isso este relato representa não só o orgulho de o poder escrever, mas acima de tudo, o facto de poder gozar com ela e com tudo o que ela me fez viver. Assim, da próxima vez que voltar a vê-la, vou dizer-lhe:
- Como vês, és uma merda. Até um puto de 20 anos, como eu, te derrotou sem que lhe entrasses no corpo uma só vez."

Classificação: 5 de 5* 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário