Desafio 


Conhece os seus hábitos de leitura? 

"Hoje, Dia Mundial do Livro, tenho um desafio para vos lançar. Um pequeno questionário sobre os nossos hábitos de leitura para nos ficarmos a conhecer melhor! ;)Se tens blog usa estas perguntas e publica-as com as tuas respostas. Se não tens, porque não envias um mail aos teus conhecidos e esperas pelas suas respostas?"


Como a Catarina do Páginas Encadernadas está sempre com ideias novas para desafios, resolvi responder a este. E aqui vai:


  1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito? Gosto, não é sempre, e podem ser bolachas do tipo torradas, gomas ou chocolate.
  2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura? Água, chá (no inverno) ou leite frio.
  3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável? Gosto de sublinhar a lápis (nunca usei marcadores) ou então transcrevo para uma folha se adorar mesmo uma frase.
  4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro? Se o livro tiver marcador uso-o, caso não tenha uso o que tiver à mão e já aconteceu ser um bocado de cartão daqueles que vêm juntamente com o preço de uma peça de roupa. Também tenho um marcador em metal mas costuma cair e deixei do usar. Costumo dobrar o canto da folha quando não tenho lápis para me lembrar de uma frase.
  5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?  Leio mais ficção do que não-ficção.  
  6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio? Gosto de ler sempre até ao fim do capítulo, talvez por isso odiar aqueles livros que mal têm capítulos. Assim sei que parei no momento certo mas claro nem sempre é possível. 
  7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite? Nunca aconteceu mas, às vezes, vontade não me falta. O que faço, é pousar o livro, respirar e esperar que a irritação passe, e depois volto à carga.Ou então desisto do livro.
  8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado? Se tiver o computador ligado vou logo, caso não tenha, dobro a página para saber que tenho de ver o que aquela palavra significa. E normalmente isso acontece mais com livros em inglês.
  9. O que estás a ler presentemente? Falling Into You, Jasinda Wilder 
  10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer? Já foi à tanto tempo que nem me lembro bem...talvez Tubo de Ensaio II, João Quadros e Bruno Nogueira.
  11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo? Já tentei ler mais do que um...mas depois a história de um é mais interessante e deixo o outro para trás. 
  12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia? Sítio favorito é o meu quarto, mas leio em qualquer lugar: carro, expresso, esplanada, praia, sala... adoro ver à lareira. Qualquer altura é boa mas costuma ser mais à noite.
  13. Preferes séries ou histórias únicas? Costumava ler só histórias únicas mas actualmente leio bastante séries, por isso, gosto dos dois.
  14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta? Normalmente os livros que recomendo são histórias verídicas como os livros da Cathy Glass, Os Filhos da Droga de Christiane F., mas também recomendo outro tipo de livros, como A Culpa é das Estrelas, Rendida, Em parte Incerta, por exemplo. Mas autores em concreto não.  
  15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora? A única exigência que faço é ter os do mesmo autor ao pé uns dos outros. A estante da sala tem os livros já lidos, e coloco-os do maior para o mais pequeno (não gosto de desproporcionalidade) e na estante do quarto e em cima de cestinhos estão os livros por ler e alguns já lidos, à espera que o meu pai prepare a estante nova :)
Boas leituras! 

5 comentários:

  1. Só eu é que fui estúpida o suficiente para sublinhar com marcador xD mas já me deixei disso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. disse mesmo aquilo por causa da tua resposta ;p
      mas nem sublinhas agora?!

      Eliminar
    2. Nope :/ Taumatizei o.O

      Eliminar
  2. É giro ir descobrindo as respostas ao meu questionário por aí.
    Obrigada por alinhares no desafio! :)

    Boas leituras!
    Fernanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah bem a Catarina me tinha dito que a ideia não era dela,mas como soube no blog dela,acabei por lhe dar os louros.
      Então parabens pelo questionário, gostei bastante, e continua com boas ideias ;)

      Eliminar