Retalhos de uma Leitura Conjunta - Questões




Estas são as perguntas feitas pela Silvana do Por detrás das palavras sobre o livro


[atraso na publicação das questões de dia 19]

Questões:

1. Hugo e Clara Vs Santiago e Clara. Dois casais muito distintos apesar de uma pessoa em comum, neste momento da história o que te apetece dizer sobre eles?
Não vou falar do passado só do momento actual. 
Hugo e Clara: ela confia cegamente nele, não sabe impor-se, tem medo e tem uma atracção sexual muito forte por ele. Hugo possessivo e obcecado pela Clara, não lida bem com a rejeição, meteu na cabeça que a Clara é dele assim como se de um objecto se tratasse.
Santiago e Clara: Clara é distante emocionalmente, sabe jogar a seu favor o que quer pois o marido sempre esteve disposto a fazer tudo por ela, mesmo que não lhe mostre uma mínima parte do que ele significa para ela.
Santiago não sabe enfrentar a mulher, apesar de dar tudo na relação, é o agente passivo, pois parece pouco incomodado com receber pouco.
Basicamente nesta relação a Clara é o Hugo e o Santiago é a Clara.

2. Hugo tem vindo a ficar com a "ficha queimada" de tanta coisa má que fez ao longo da vida e continua a fazer. Neste momento o que é que achas de Hugo e o que pensar que o futuro lhe reserva?
Desde o início que pensei que esta seria uma história de amores reencontrados e que iam tentar de tudo para voltarem a estarem juntos. Quanto mais entramos na história mais me apercebo que o meu desejo inicial não vai ser atendido, mas mesmo assim acalentava a esperança que um mau passado não se torna necessariamente num mau futuro, só que o Hugo continuou igual ou pior. E quando as pessoas não têm a capacidade de aprenderem com os erros e nem sequer têm noção que erraram no passado, vão continuar a insistir no mesmo e não vão buscar as melhores armas para lutarem por aquilo que querem. O incrível nisto tudo é que queria odiá-lo e queria que ele pagasse pelo que fez, por isso em jeito de novela, é melhor ele sair do país, escrever à Clara com um sincero perdão e não voltar a interferir na vida dela.

3. Santiago tomou finalmente uma atitude. O que achas desta atitude?
Aleluia! Ele no fundo sempre soube que alguma coisa se passava com a mulher, há várias indicações disso, mas como o feitio da mulher não era o melhor para puxar pelos desabafos, deixava andar. Quando rebentou, teve um pensamento ridículo e quando finalmente caiu em si, percebeu que tinha de lutar pela sua família. E fê-lo numa boa altura e quando foram preciso medidas extremas soube usá-las para seu proveito, pois mesmo a alma mais calma quando puxada ao limite sabe rugir.



Questões finais:

1. Será que Hugo se acertou verdadeiramente com o seu passado?
Quero acreditar que sim ou pelo menos faz por isso. Acho que o que realmente importa é que as pessoas tenham a perfeita consciência do que fizeram de errado e que podem sempre alterar o curso da vida, mesmo que o passado seja feito de más opções, más influências ou azares. Só a questão Clara é que não ficou totalmente resolvida e nunca ficará, para quem não sabe amar mas conheceu quem lhe tentasse mostrar isso, ficará para sempre guardada essa ideia que isso foi amor e foi o que bastou.

2. Clara tomou a sua escolha em relação a Santiago e a Hugo. O que tens a dizer sobre estas escolhas?
Ao longo da história vamos percebendo quem ela escolhe mas acho que no final devia de ter existido uma decisão mais firme e que não ficasse a pairar a dúvida que o homem que escolheu sempre foi o certo nem nunca essa decisão foi questionável. Para mim existiram momentos que me pareceram de dúvida e insegurança que, se não tive acontecido algo de tão grave, ela poderia ter optado pelo outro. Ao confessar o passado não gostei de ter ficado com a sensação de que escolho este porque o outro nunca vai gostar de mim como eu queria.
 
3. Esta foi a tua primeira experiência com um livro da Carina Rosa. Partilha um bocadinho da tua experiência.
Já tinha lido o conto Olhos de Vidro e já tinha ficado com uma boa impressão, que com este livro ainda cimentou mais essa ideia. Houveram algumas partes que me custaram a engolir por achar que fossem irreais num enredo que me pareceu tão real, e também senti que a Carina focou-se em certos pormenores que não haviam a necessidade de se repetirem constantemente. Tirando isso, gostei da experiência de leitora novata da Carina, fui-me surpreendendo ao longo da leitura pois não estava mesmo nada à espera de certos acontecimentos. Para quem tinha um palpite do que poderia sair dali, fiquei mesmo animada com as trocas às minhas ideias. Achei um livro que nos mostra o poder que um passado pode exercer na nossa vida presente com personagens bem fidedignas, que erram mas tentam mesmo assim viver com os seus defeitos e aprender com eles. Uma boa mensagem.

 
Mas uma leitura conjunta que terminamos, sábado será a publicada a opinião completa ao livro e domingo a entrevista à autora, Carina Rosa.
E assim completamos o nosso primeiro mês do desafio Português no Feminino 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário