Retalhos de uma Leitura Conjunta - Questões






É tempo de mais questões depois de termos alcançado mais de metade da leitura do livro



Questões:
1. O que pensas da reacção de Santiago à menção do nome "Hugo" no momento de intimidade que partilhava com Clara?
A reacção dele foi normal pois parece-me que ele é daqueles que confia plenamente na mulher e nunca pensou que ela o fosse trair. Foi uma reacção de choque e espanto, e quando muitas vezes somos apanhados desprevenidos, a reacção de não agir/não dizer nada é normal. O que veio depois é que não é normal.

2. "Não percebo o que vês em mim. Eu sou um problema". Esta foi uma frase que Clara proferiu num diálogo com Santiago. De facto, o que é que levou Santiago a apaixonar-se tão intensamente por Clara?
Nesta relação acho que se aplica o famoso ditado "quanto mais me bates mais gosto de ti," traduzido por miúdos, quanto mais tentas ser fria e desinteressada em mim, mais eu te quero. Aquela sensação que vamos salvar alguém e que vamos conseguir "consertá-la" e fazê-la ver a vida de outra maneira. Para mim o Santiago sempre foi um idealista no amor e para ele a Clara foi o seu foco principal, quando nada até então lhe dado tanto gozo.

3. Será que Santiago queria mesmo morrer?
Não, não acho mas fiquei surpreendida com a atitude dele. Não o tomava como inseguro e que tivesse tais pensamentos antes de estar a par de toda a situação. Embriagado ou não, é preciso ser emocionalmente desequilibrado para ter tais ideias só porque um nome foi referido, mesmo num momento mais íntimo, contudo dito com repúdio, por isso há que perceber primeiro o que se passa para querer ir desta para melhor. E ele no fundo quer realmente saber o que se passa e não era por isso que ia deixar a filha órfã de pai. Bêbedo como estava se calhar nem chegou ao pé do mar e foi a maresia que o molhou.

Esta é uma leitura conjunta com a Silvana do Por detrás das palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário