Opinião Livro

Alienated, Melissa Landers



Título Original: Alienated
Autor: Melissa Landers
Editora: Disney Hyperion
Género: Fantasia
Série: Alienated #1
Páginas: 259
Ano Publicação: 2014

Sinopse

Two years ago, the aliens made contact. Now Cara Sweeney is going to be sharing a bathroom with one of them.

Handpicked to host the first-ever L’eihr exchange student, Cara thinks her future is set. Not only does she get a free ride to her dream college, she’ll have inside information about the mysterious L’eihrs that every journalist would kill for. Cara’s blog following is about to skyrocket.

Still, Cara isn’t sure what to think when she meets Aelyx. Humans and L’eihrs have nearly identical DNA, but cold, infuriatingly brilliant Aelyx couldn’t seem more alien. She’s certain about one thing, though: no human boy is this good-looking.

But when Cara's classmates get swept up by anti-L'eihr paranoia, Midtown High School suddenly isn't safe anymore. Threatening notes appear in Cara's locker, and a police officer has to escort her and Aelyx to class.

Cara finds support in the last person she expected. She realizes that Aelyx isn’t just her only friend; she's fallen hard for him. But Aelyx has been hiding the truth about the purpose of his exchange, and its potentially deadly consequences. Soon Cara will be in for the fight of her life—not just for herself and the boy she loves, but for the future of her planet.




Suscitou-me a curiosidade devido ao burburinho que começou a existir no início do ano, e como tal, não quis perder pitada e experimentar ler sobre Aliens.



Cara Sweeney tem a sua vida completamente sob controlo, depois de a mãe vencer a luta contra o cancro, não há nada que a faça desistir de ser uma grande jornalista. Nem que para isso, aceite ser moeda de troca entre a Terra e L’heihr, aliens de outro planeta que ajudaram a sua mãe a ficar curada. Uma boa plataforma para a catapultar para o mundo do jornalismo é usar o seu blog para divulgar a vida do estudante L’eihr, que terá de viver consigo, e de toda a sua comunidade.

Aelyx é o jovem que chega à Terra pronto para não se adaptar. Primeiro é frio e difícil de conviver, mas depressa os efeitos de Cara para o fazer sentir bem e aceite começam a surtir resultado. Pois todo o objectivo inicial que tinha depressa passa a ser substituído por emoções que não sabia que podia conter e que nunca tinha experienciado, porém que o fazem sentir bem consigo mesmo e o mesmo se nota na família da Cara. Mas em especial nesta, é uma amiga que começa a confiar e gradualmente começa a sentir necessidade de experimentar outras coisas com ela, e quando dá por isso, são namorados contra os manifestantes que querem ver os L’heihr fora do planeta Terra.

Grupos xenófobos que não só tentam assustar Cara, como vai crescendo de dia para dia a violência e a intolerância. Só que o que aterroriza as pessoas na Terra é não saberem o que podem contar com esta raça que fez contacto com a Terra há dois anos. Aparentemente são parecidos com os humanos, estão extremamente bem dotados em tecnologia, e é graças à desvalorização das emoções que dão mais atenção ao saber, conseguindo aprender facilmente tudo o que seja preciso saber sobre a Terra ou qualquer outro assunto. Para além de terem a habilidade de telepatia entre os seus, não têm umbigo nem pêlos faciais. Só que os humanos desconfiam que eles possam querer algo em troca e que os vão sujeitar a algo mau, e é neste aspecto que, Cara e Aelyx se vão apoiar mutuamente para tentar manter a paz e serenidade entre os da sua espécie.


Cara foi uma personagem que me surpreendeu, devido ao facto de se impor perante qualquer situação e não deixar que as opiniões dos outros pudessem influenciar a sua maneira de pensar, e mais importante, aquilo que ela própria acredita. Sofreu bem na pele o que foi proteger e simpatizar com o alien Aelyx, pois todos os amigos e aqueles que a conheciam, de repente deixaram de a ver da mesma forma. E não só ela começou a sofrer represálias assim como os seus pais.


Também gostei que o livro soube falar de intolerância e da maneira como devemos proceder a este aspecto que tem o defeito de toldar mentalidades. Todos nós temos medo do desconhecido e de mudanças, mas para que a vida prossiga muitas vezes temos de traçar essa linha do medo para conquistarmos na vida. E este livro mostra que lá por desconhecermos o que é diferente de nós, não significa necessariamente que é mau e prejudicial. Se de um lado temos o preconceito mostrado pela Terra, do outro orgulho de quem é mais poderoso e sabedor, na pele dos L’heihr. E Cara a tentar ser a ponte de tolerância entre estes dois mundos.


Não faltaram momentos de humor e românticos, assim como, assuntos sérios como o futuro do planeta Terra. Contudo, a autora soube servir-se da personalidade das personagens principais para jogar os seus trunfos neste livro de ficção científica à moda YA.
 

Citações:

“How can we understand what we’ve never experienced and adapt without making mistakes?”

“I don't like the way he looks at you."
"How does he look at me?"
"Like he wants to dock his ship inside your spaceport."
"You've cracked.”

 “To be honest, I don't know what qualities you ever saw in him. I can tell why he chose you, but-"
"Oh yeah?" Cara's spirits lifted as she sensed a compliment coming on. "Why do you think he chose me?"
"It's obvious." He swept a hand to indicate her loose curls. "Your long, shiny hair, healthy skin, and bright eyes show that you're well-nourished."
"Uh, thank you?"
"I'm not finished."
"Go on then."
"You're clearly intelligent." Then he felt the need to add, "For a human."
"Gee. That's so sweet."
"But Eric was probably most attracted to your wait-to-hip ratio." For a split second, Aelyx resembled a human boy as he leaned back and peered at her caboose. "Hips of that width are likely to pass life offspring without complication."
Cara nearly swallowed her own tongue. She didn't have big hips did she?”

Classificação: 4,5 de 5*


Sem comentários:

Enviar um comentário