Opinião Livro

Legend, Marie Lu


Título Original: Legend
Autor: Marie Lu
Editora: Putnam Juvenile
Género: Distopia
Série: Legend #1
Páginas: 320
Idioma: Inglês
Ano Publicação: 2011

Sinopse

What was once the western United States is now home to the Republic, a nation perpetually at war with its neighbors. Born into an elite family in one of the Republic's wealthiest districts, fifteen-year-old June is a prodigy being groomed for success in the Republic's highest military circles. Born into the slums, fifteen-year-old Day is the country's most wanted criminal. But his motives may not be as malicious as they seem.

From very different worlds, June and Day have no reason to cross paths - until the day June's brother, Metias, is murdered and Day becomes the prime suspect. Caught in the ultimate game of cat and mouse, Day is in a race for his family's survival, while June seeks to avenge Metias's death. But in a shocking turn of events, the two uncover the truth of what has really brought them together, and the sinister lengths their country will go to keep its secrets.

Full of nonstop action, suspense, and romance, this novel is sure to move readers as much as it thrills.




Mais uma distopia a entrar para a lista de lidas. Apesar de ainda me sentir novata neste meio cada vez mais começo a gostar e a sentir empatia por mundos fantásticos e apocalípticos.

Day e June não podiam ser mais diferentes com os seus 15 anos. Ele é o mais procurado dos criminosos pela República e ela é uma jovem prodígio que quer ser um soldado da República. Mas ambos têm algo em comum: conseguiram tirar a pontuação mais alta da República. Só que Day desde os 10 anos que vive a fugir, esconder-se e ainda a proteger de longe a mãe e os irmãos da dureza de vida que levam em Lake, o bairro pobre que começa a ser ameaçado pelos vírus. Já June apesar de viver só com o irmão consegue ter uma vida pacífica, feliz e nas melhores condições.

Se o seu registo criminal é longo, ficamos a saber que ele o faz com intuito de ajudar os pobres e atacar a República que é a culpada da degradação da costa oeste dos EUA. Por isso, muitas questões começam a ser analisadas por June a partir do momento que o seu irmão Metias é assassinado. June é assim colocada no caminho de Day para o capturar, e quando o faz, desconfia das verdadeiras razões da República assim como as que incriminam Day. 

Como eles passam uns dias juntos, em que ela está como infiltrada na zona onde ele se esconde com a sua protegida Tess, estabelecesse-se um certo clima amoroso, que em algumas situações acabam por toldar as suas mentes. Apesar de repentino é o mote perfeito para conjecturar razões se devem ou não confiar um no outro.


Existem duas personagens que personificam o cordeiro e o lobo, um que age pela calada e outro que é acusado dos “louros” do outro. Nesta história existe muito o que parece que é que afinal não o é, e quem lucra com isso é a República, com as suas políticas de escolher os jovens (aos 10 anos) consoante as pontuações nos mais variados exames que fazem. Só que todos aqueles que vêm de zonas pobres, não vão trabalhar para campos de trabalho, como todas a população pensa, mas são antes utilizados para outras experiências. Experiências essas que começam a ser objecto de desconfiança pelos dois prodígios da zona rica e zona pobre da República, June e Day. 

Não costumo gostar de histórias que são demasiado rápidas e que quando está a terminar uma situação já está outra a começar, mas neste livro isso funcionou muito bem. A autora não dá descanso nenhum ao leitor, e enquanto vai explicando este mundo consegue introduzir sempre uma situação comprometedora e bombástica que volte tudo de pernas para o ar. Por isso, foi tão fácil terminá-lo porque senti que estava a ser consumida até o fim.


Leitura rápida, fluída e com grande dinamismo que torna esta colecção como uma a seguir.


Citações:

"Each day means a new twenty-four hours. Each day means everything's possible again. You live in the moment, you die in the moment, you take it all one day at a time."

“If you want to rebel, rebel from inside the system.That's much more powerful than rebelling outside the system.” 

“You're brilliant,"he says."But you're a fool to stay with someone like me."
I close my eyes at the touch of his hand."Then we are both fools.”  

Classificação: 4 de 5*
 

 

2 comentários:

  1. Também gostei e esta é uma série que estou a pensar continuar:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em principio no grupo do goodreads vamos continuar com a leitura conjunta, se quiseres junta-te a nós ;)

      Eliminar