Opinião Livro

Attachments, Rainbow Rowell



Título Original: Attachments
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Dutton Adult
Género: Romance Contemporâneo
Páginas: 323
Idioma: Inglês
Ano Publicação: 2011

Sinopse

"Hi, I'm the guy who reads your e-mail, and also, I love you . . . "

From the award-winning author of Eleanor & Park and Fangirl comes a hilarious and heartfelt novel about love in the workplace.

Beth Fremont and Jennifer Scribner-Snyder know that somebody is monitoring their work e-mail. (Everybody in the newsroom knows. It's company policy.) But they can't quite bring themselves to take it seriously. They go on sending each other endless and endlessly hilarious e-mails, discussing every aspect of their personal lives.

Meanwhile, Lincoln O'Neill can't believe this is his job now- reading other people's e-mail. When he applied to be "internet security officer," he pictured himself building firewalls and crushing hackers- not writing up a report every time a sports reporter forwards a dirty joke.

When Lincoln comes across Beth's and Jennifer's messages, he knows he should turn them in. But he can't help being entertained-and captivated-by their stories.

By the time Lincoln realizes he's falling for Beth, it's way too late to introduce himself.

What would he say . . . ?




No ano de 1999, o medo era mais que muito com o que diziam ser o fim do mundo, assim como, o surgimento da internet e das novas modalidades sociais. Caracterizado pela forte competente cultural da época, Rainbow Rowell parece usar e abusar deste aspecto, para júbilo dos seus leitores. 


Lincoln faz parte do jornal The Courier mas como segurança na internet. O seu papel é ler todos os emails, pessoais ou não, das pessoas que trabalham naquele jornal. Não é um trabalho que aprecie mas fá-lo para ganhar dinheiro, depois de ter deixado a universidade e voltar a viver com a mãe, precisa de se manter ocupado com alguma coisa mesmo que não seja o trabalho ideal. No meio de tanta correspondência electrónica é com entusiasmo que segue os emails trocados entre duas amigas – Beth e Jennifer – e apesar de várias vezes o detector de palavras proibidas lhe dar sinal nestes emails, nunca as advertiu. A razão para não o fazer é que apesar não as conhecer começa a desenvolver um certo carinho e amizade para com estas raparigas, especialmente por Beth.


Beth é crítica de cinema no The Courier, namora há bastante tempo com um guitarrista que faz sucesso entre as mulheres, apesar deste viver no seu mundo. O facto de as irmãs já serem casadas e desejar o mesmo, complica quando o namorado não está para aí virado. Já Jennifer é casada porém não quer ter filhos apesar do marido não ser da mesma opinião. Estas são algumas das conversas trocadas que Lincoln lê quotidianamente sobre a vida destas duas amigas, escritas ainda de uma maneira muito inocente como se fossem cartas, afinal ainda se estavam a habituar às novas tecnologias.

Entre a dificuldade de se apresentar a Beth, de dizer a verdade sobre o seu trabalho, e ainda de saber exactamente quem é o namorado dela e quem é o “My Super Cute Guy”, Lincoln balança entre a verdade ou manter-se no anonimato. Enquanto tenta conjugar estes aspectos vai arranjando artifícios para melhorar a sua vida: ginásio, convívios com os amigos, nova casa, novo emprego. Depois de poucos esperam algo de diferente na sua vida, é quando Lincoln os surpreende, assim como, a si próprio. Afinal o que custa é arranjar força de vontade para mudar.


O que me surpreendeu foi a facilidade com que a autora consegue ir desbravando caminho de uma forma muito lenta para que o leitor crie uma certa empatia para ver no que a história vai dar e depois já não a consiga largar. A forma encantadora como vai entabulando a vida do Lincoln com os emails das raparigas traz progressão à narrativa tal como à vida do protagonista. Se no início estava estagnada, a caminho do final consegue dar uma volta de 180º. 
Depois todas as referências a programas de tv, filmes, músicas e artistas da moda nos Anos 90 servem de pretexto para, não só contextualizar a história, mas atrair a atenção do leitor com elementos que lhes são comuns ou nostalgicos.

Rainbow Rowell continua a fascinar-me com uma escrita simples mas delicada ao servir-se de mecanismos que fazem acontecer “história “ sem quaisquer pressas. Sendo este o seu primeiro romance acho que merece os parabéns. O Fangirl já cá canta deste lado e mal posso esperar para lhe por a mão.

Citações:

“Every woman wants a man who'll fall in love with her soul as well as her body.”  

“There are moments when you can't believe something wonderful is happening. And there are moments when your entire consciousness is filled with knowing absolutely that something wonderful is happening.” 

“I pictured a girl who made every moment, everything she touched, and everyone around her feel lighter and sweeter.
“I pictured you,” he said. “I just didn’t know what you looked like.
“And then, when I did know what you looked like, you looked like the girl who was all those things. You looked like the girl I loved.” 

Classificação: 4 de 5*


 

 
 

2 comentários:

  1. Nunca li nada da autora mas ando super curiosa... tenho mesmo que comprar um livrinho dela :)
    * mary red hair *

    ResponderEliminar