Opinião Livro

Slammed, Colleen Hooven



Título Original: Slammed
Autor: Colleen Hoover
Editora:
Género: Romance Contemporâneo
Série: Slammed #1
Páginas: 317
Idioma: Inglês
Ano Publicação: 2012

Sinopse

Following the unexpected death of her father, 18-year-old Layken is forced to be the rock for both her mother and younger brother. Outwardly, she appears resilient and tenacious, but inwardly, she's losing hope.

Enter Will Cooper: The attractive, 21-year-old new neighbor with an intriguing passion for slam poetry and a unique sense of humor. Within days of their introduction, Will and Layken form an intense emotional connection, leaving Layken with a renewed sense of hope.

Not long after an intense, heart-stopping first date, they are slammed to the core when a shocking revelation forces their new relationship to a sudden halt. Daily interactions become impossibly painful as they struggle to find a balance between the feelings that pull them together, and the secret that keeps them apart
.




“That is not a good idea” de tentar chegar ao coração dos leitores com poesia declamada por meio de Slam e ainda aliar música como inspiração e banda-sonora de toda a narrativa. Nah, isso é uma belíssima ideia!

Nos inícios de cada capítulo está um excerto de uma música dos The Avett Brothers, uma pequena introdução ao que poderemos esperar no seguimento da história. A própria autora avisa que se inspirou nas músicas desta banda que através da composição das suas letras libertam a poesia presente em todos os momentos da nossa vida.




Dois jovens que no início pouco têm em comum e no final têm tudo. Layken muda-se do Texas para o Michigan com a mãe e o irmão Kal, e se pensava que a razão daquela mudança fossem as dificuldades financeiras, não podia estar mais errada. Contudo antes de descobrir toda a verdade assina a sua sentença quando conhece o vizinho Will e o irmão mais novo Caulden. Em três dias nasce entre Lake e Will uma paixão irresistível mas ao quarto dia tudo se modifica quando percebem que vivem uma paixão, a modos que, proibida.

Só que é complicado ter de lidar todos os dias com o rapaz que se gosta mas que é inacessível. Apesar de tentarem viver vidas independentes um do outro, é complicado quando os irmãos mais novos são os melhores amigos, quando Will é um óptimo ombro amigo e quando a verdade sobre a mudança para o Michigan vem ao de cima.


Apesar da Lake me irritar com algumas atitudes que vai tendo e dizendo mesmo sabendo o passado do Will, foi óptimo perceber que este estava a colocar a sua vontade de parte para que ela percebesse o privilégio que tinha em apreciar e gozar os momentos familiares. Mais do que colocar a própria vontade noutro plano, foi uma personagem que alterou bruscamente a sua vida mas que vive em pleno com as novas condições desta. Mas não se faz esta história só com as personagens principais mas com as secundárias, Kal é um amor de miúdo que tem uma maneira muito engraçada de encarar a vida com 9 anos assim como a mãe da Lake, que quando entra em cena, dá aquela sensação boa do que devia de ser uma mãe. E Eddie, os balões cor de rosa deram outro sentido quando devemos finalmente parar de viver consoante o passado e focar-nos no presente.  
Só bastava a personagem feminina ser mais interessante e menos criança e teria apreciado bem mais da história.

A competição da poesia Slam deu outra cor à história, desconhecendo completamente esta nova forma, foi com prazer que me deliciei com a maneira engraçada com que os poemas eram declamados ao longo da narrativa. Costumo dizer que não sei apreciar poesia mas consegui ficar fascinada pela maneira crua e realista que são expostas partes da realidade de alguém. A mistura da poesia aos sentimentos mais profundos que consomem a alma de cada personagem.



Com uma forte mensagem sobre as relações e como as devemos viver. 
Na vida devemos encontrar equilíbrio entre o coração e a mente; não catalogar a vida por prioridades pois até a primeira estar completa podemos deixar fugir a terceira, e para isso, é importante ir dando destaque a cada uma delas até estarem realizadas. Devemos questionar tudo e deixar entrar coisas boas e importantes que nos façam pensar que fiz tudo e não me arrependo de nada. É importante dar valor à família porque nunca se sabe o que pode acontecer. 
Por isso, há sempre espaço para tudo desde que haja equilíbrio, aceitação e ênfase na vida.


Citações:

“There are three questions every woman should be able to answer yes to before they commit to a man. If you answer no to any of the three questions, run like hell."
[...]
"Does he treat you with respect at all times? That's the first question. The second question is, if he is the exact same person twenty years from now that he is today, would you still want to marry him? And finally, does he inspire to be a better person? You find someone you can answer yes to all three, then you've found a good man.”  


“I got schooled this year
by
a
boy
.

A boy that I'm seriously, deeply, madly, incredibly, and undeniably in love with.
And he taught me the most important thing of all...

To put the emphasis
On life .”


“Sometimes life gets in your way.
it gets all up in your damn way.
But it doesn't get all up in your damn way
because it wants you to just give up and let it take control.
Life doesn't get all up in your damn way because it just wants you to hand it all over and be carried along.

Life wants you to fight it
Learn how to make it your own.
it wants you to grab and axe and hack through the wood.
It wants you to get a sledgehammer and break through concrete.
It wants you to grab a torch and burn through the metal and steel until you can reach through and grab it.

Life wants you to grab all the organized, the alphabetized, the chronological, the sequenced. It wants you to mix it all together,
stir it up,
blend it.” 

Classificação: 4 de 5*
 


Sem comentários:

Enviar um comentário