Opinião Livro

World After, Susan Ee



Título Original: World After
Autor: Susan Ee
Editora: Skyscape
Género: Distopia
Série: Penryn & the End of Days #2
Idioma: Inglês
Páginas: 314
Ano Publicação: 2013
ISBN: 147781728X

Sinopse

In this sequel to the bestselling fantasy thriller, Angelfall, the survivors of the angel apocalypse begin to scrape back together what's left of the modern world.

When a group of people capture Penryn's sister Paige, thinking she's a monster, the situation ends in a massacre. Paige disappears. Humans are terrified. Mom is heartbroken.

Penryn drives through the streets of San Francisco looking for Paige. Why are the streets so empty? Where is everybody? Her search leads her into the heart of the angels' secret plans where she catches a glimpse of their motivations, and learns the horrifying extent to which the angels are willing to go.

Meanwhile, Raffe hunts for his wings. Without them, he can't rejoin the angels, can't take his rightful place as one of their leaders. When faced with recapturing his wings or helping Penryn survive, which will he choose?




É raro as continuações de qualquer livro, filme ou mesmo de uma série televisiva conseguirem manter ou superar o anterior. Risco a afirmar que é quase impossível, quer dizer, o primeiro traz a novidade e a diferença, enquanto o segundo, terceiro, quarto, etc, tentam agarrar aquela pujança, o que muitas vezes não sucede.

Por isso, é que esta série se estar a tornar tão especial para mim. Manter o mesmo nível é obra e Susan Ee é uma autêntica mestre de obras pelo fantástico mundo apocalíptico que está a construir. Destaca-se pela capacidade de agarrar e surpreender o leitor até ao fim, colocando a cereja em cima do bolo com finais de ficar de queixo caído.


Que dizer de Penryn Young?! É definitivamente a minha heroína preferida, tem cabeça e sabe usá-la eficientemente, valendo-lhe a perspicácia, é também corajosa, guerreira e persistente. A maneira como pensa e reage em situações de pânico ou choque é altamente contagiosa, pois todo o processamento de informação disponibilizado pela personagem, ficamos a saber até como uma mulher deve reagir se for atacada por um homem. É de tal forma cativante quando avalia as situações pois ela sabe que tem sempre duas probabilidades: ou consegue safar-se ou morre. Porém não é uma personagem que se entrega inconscientemente, fá-lo com garra e determinação que pode conseguir mas mesmo que não consiga, sabe que tentou lutar pelo contrário.

Através da espada de Raffe que agora é de Penryn foi possível descodificar um pouco a personagem masculina, visto que ele só aparece quase no fim. Disponibilizando imagens consegue transferir Penryn para situações passadas transmitindo-lhe as todas sensações que Raffe captava. Elas mantêm uma relação engraçada, enquanto uma tenta fazer chantagem para lhe mostrar imagens da dupla Penryn-Raffe, a outra só divulga aquilo que quer e quando quer, mesmo que tenha sido rebaptizada como Pooky Bear. 


Neste livro podemos encontrar de tudo: muitas aventuras e acção podendo muitas delas serem perigosas e chocantes, a brutalidade dos anjos e dos humanos que tudo fazem para salvar a própria pele, e uma dupla fantástica em sintonia perfeita. Não me posso esquecer quando daquele momento quando estão a sobrevoar o mar a lutar. Também não me posso esquecer de mencionar as personagens secundárias: os gémeos Dee-Dum que podem parecer despistados mas sabem bem o que fazem, a Paige que deu uma boa lição ao anjo Buriel, e a personagem que parece ser a única ali que encaixa bem com o mundo em desmoronamento, a mãe.

E o momento final, se no primeiro ninho de anjos tudo colapsou mas só humanos morreram, no segundo ninho orquestrado por Uriel são magníficos os desenvolvimentos que apanham todos os anjos de surpresa. Se queriam um novo Juízo Final aquele não podia ter sido mais do que uma mensagem clara que afinal o “feitiço vira-se contra o feiticeiro.” Os escorpiões têm mais poder, e agora começa a ser difícil descobrir a diferença/semelhança entre anjos e demónios.
 
Se no 1º livro contámos com uma dupla, neste Penryn consegue apoderar-se de todo o livro e apesar de sentir saudades da maneira de ser de Raffe, a verdade é que ela sozinha também faz a história acontecer. Agora é só esperar para futuras publicações de mais 3 livros, e enquanto isso não acontece, é tentar acalmar o desespero. Para quem já leu Angelfall aconselho que pegue imediatamente neste, para quem ainda não leu nada, aconselho vivamente. Não se vão arrepender.

Citações:


“I look up to say something but he puts his finger to my lips and whispers, “Don’t talk. You’ll just spoil my fantasy of rescuing an innocent damsel in distress as soon as you open your mouth.”

“She wasn’t made to be alone.”
“I guess none of us are.”
Our eyes meet and an electric tingle runs through me.
“She missed you,” I say in a whisper.
“Did she?” His voice is a soft caress. His gaze into my eyes is so intense that I swear he sees straight into my soul.
“Yes.” Warmth flushes my cheeks. I… “She thought about you all the time.”
The candlelight flickers a soft glow along his jawline, along his lips. “I hated losing her.” His voice is a low growl. “I hadn’t realized just how attached I’d gotten.” He reaches and moves a strand of wet hair out of my face.
“How dangerously addictive she could be.”

“It is painful to see that people prefer a bad guy who looks like an angel to a good guy who looks like a demon.”


“It’s amazing how many times we need to go against our survival instincts to survive.”


Classificação: 5 de 5*

 

Sem comentários:

Enviar um comentário