Opinião Livro

Calafrio, Sandra Brown



Título Original: Chill Factor
Autor: Sandra Brown
Editora: Quinta Essência
Género: Mistério
Páginas: 397
Ano Publicação PT: 2010
ISBN: 9789898228245

Sinopse

Cleary, uma pacata cidade da Carolina do Norte, foi abalada pelo desaparecimento de cinco mulheres em dois anos e meio. Não há corpos, pistas ou suspeitos, apenas uma misteriosa fita azul abandonada no local onde cada mulher foi vista pela última vez…
Lilly Martin regressa a Cleary para concluir a venda da sua cabana de montanha e pôr um ponto final ao casamento com Dutch Burton, o chefe da polícia local. Depois de fechar as portas ao seu passado, não imaginava voltar atrás tão cedo. Mas, ao deixar a casa, sob um temporal, Lilly perde o controlo do carro e atropela um homem que emergia inesperadamente do bosque. Trata-se de Ben Tierney, que ela conhecera no Verão passado. Os dois são então forçados a regressar à cabana para esperarem pelo fim da terrível tempestade de neve.
Incontactáveis, com poucos víveres e quase sem aquecimento, Lilly e Ben vão aproximar-se um do outro, ao mesmo tempo que cresce a atracção e o desejo entre ambos. Mas, à medida que o isolamento se prolonga e os dois se envolvem, Lilly receia que a maior ameaça não seja o temporal, mas sim o homem ao seu lado...
Quem será o misterioso Ben Tierney: o raptor ou o homem capaz de salvar Lilly da tragédia que a assombra?
Calafrio é um romance intenso, no qual confiar na pessoa errada pode marcar a diferença entre a vida e a morte.




Nunca tinha lido nada de Sandra Brown e numa altura aproveitei uma promoção e trouxe este para casa. E fiquei agradavelmente surpresa com a leitura já que não costumo ler muitos do género policial ou mistério, e este conseguiu extrair boa dose de concentração e empenho em tentar descobrir quem seria o serial killer.


A vida de várias personagens cruzam-se quando Lilly Martin fica presa na cabana com Ben Tierney devido à tempestade de neve que fustiga a pequena região de Cleary. Mas o ex-marido de Lilly, Dutch vê-se bastante preocupado com esta imposição e não descansa enquanto não a resgata. Só que alguns membros da comunidade começam a questioná-lo sobre os seus verdadeiros motivos e como chefe da polícia de Cleary deveria ter a mesma postura mas para com o desaparecimento das 5 mulheres. Quando Dutch, Wes e o FBI começam a desconfiar de quem poderá ser Blue a caça começa mais rápido do que o previsto e nem o mau tempo parece arrefecer as motivações de todos aqueles que trabalham e querem ajudar no caso.


O título adequa-se perfeitamente conjugando às condições meteorológicas com a caça ao homicida que provoca todo o tipo de sensações, sendo calafrios uma delas, às mais variadas personagens. Nunca sabem bem em quem podem confiar realmente e todas elas são sinónimo de análise. A autora conseguiu mesmo colocar quase todas as personagens masculinas a escrutino e assim confundir o leitor sobre quais podiam ter fortes motivos para acabarem com a vida daquelas mulheres. Um processo dificultado ao máximo até ao momento em que é revelado o verdadeiro autor. 

Sendo este um género que não tem necessariamente de haver romance, achei que este aspecto foi uma mais-valia, apesar de não ser um casal que obtivesse da minha parte grande simpatia, conseguiu por um lado aligeirar a história e por outro criar mais mistério sobre quem seria aquele homem. O final também surpreendeu pois três meses significam muito.


Sandra Brown consegue criar bons momentos de suspense e reviravoltas. Também senti que tinha de estar sempre a tentar descobrir o presumível assassino mesmo antes que fosse descoberto. E estes foram os pontos a favor que despertaram o meu grande interesse em terminar o quanto antes a leitura.
 
Classificação: 4 de 5*

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário