Opinião Filme

Blue Jasmine








Realizador: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Peter Sarsgaard
Género: Drama, Comédia
Ano Estreia PT: 2013
Classificação IMDb: 7,4









Estão a ver aquelas vidas de ricos que a mulher vive basicamente à custa do marido milionário, e está completamente distanciada de tudo o que envolva os negócios dele?! Estão, pois então fiquem a saber que a mulher sabe sempre tudo mesmo que diga que não percebe nada de nada. E é capaz de muita coisa se o seu orgulho é ferido.

Não sou grande seguidora de Woody Allen mas tirou-lhe o chapéu por Match Point e agora por este retrato caricato da alta sociedade em Blue Jasmine. Acho que não podia ter escolhido melhor actriz e fico bastante feliz por saber que Cate Blanchett ganhou a estatueta dourada pelo fantástico desempenho de interpretar uma mulher completamente desequilibrada. 


A queda de quem já esteve no topo do mundo nunca foi tão bem traduzida, abarca a dimensão de quem viveu uma vida irrisória para passar a viver na completa penúria porém comportando-se como se ainda estivesse lá em cima. 
Quando se é rico faz-se cara feia de tudo o que fuga dos padrões normais da alta sociedade porém continua-se com essa mesma postura quando se atinge o nível mais baixo da escala. É preciso ter uma visão completamente desfocada da própria realidade para dar o sermão a quem se contenta com pouco ou vive feliz com esse pouco.


Com uma boa dose de humor negro assim é pintado este filme. A pincelada é dada à maneira como vivem/sobrevivem os pobres e os ricos. São diferentes nos tostões que têm no bolso mas contam com bastantes semelhanças caseiras. Os problemas pessoais acabam por ser os mesmos, só a qualidade de vida essa é completamente diferente. 
Porém de um momento para o outro tudo pode mudar e a espiral decadente pode ser grande. E se o rico tem preconceitos sobre os pobres, estes não têm quaisquer dificuldades em “abrigar” quem já esteve lá em cima.
A Ginger (Sally Hawkins) acolhe a irmã Jasmine (Cate Blanchett)  e apesar dos ataques verbais e psicológicos que a irmã utiliza como arma de arremesso, não aparenta ficar preocupada com estas atitudes, já que sabe com quem pode contar.

 

Com recurso a flashbacks o espectador pode ter maior noção do que foi a vida de Jasmine e o que provocou aquele desfeito. Ela faz-se de vítima quando ela é a maior culpada daquela situação, vemos todo o desenrolar da acção que passa de Nova Iorque a São Francisco pelos olhos dela que mais não fazem que julgar, negar e iludir que tudo está bem e perfeito.





E vocês já assistiram a este filme?

4 comentários:

  1. Eu gostei bastante do filme mas realmente ele não seria a mesma coisa sem a excelente interpretação de Cate Blanchett:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer pois parece que foi mesmo ela que fez o filme acontecer, aqueles ataques e crises psicóticas muito bem interpretado :)

      Eliminar
  2. Um filme que quero ver em breve! ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê se gostas de ver mulheres a entrarem em estado de ebulição ;D

      Eliminar