Opinião Livro

Persuasão, Jane Austen


Título Original: Persuasion
Autor: Jane Austen
Editora: Editorial Presença
Género: Romance Histórico
Colecção: Grandes Narrativas
Páginas: 256
Ano Publicação PT: 2007
ISBN: 9789722321136

Sinopse

É em «Persuasão», o último romance acabado de Jane Austen, que encontramos a sua heroína mais notável - Anne Elliot. Sobre ela escreveu, um dia, a autora: "ela é quase demasiadamente boa para mim." No entanto, naquela que é a sua obra mais amadurecida, que descreve uma órbita de afastamento nítida em relação ao tom predominantemente satírico dos seus anteriores romances, Austen trata o carácter e os afectos da protagonista de uma forma que, sem perder totalmente de vista a ironia é, sem sombra de dúvida, muito mais terna, e anuncia já uma percepção mais aberta e dinâmica da personalidade e comportamentos humanos. Uma história de amor, desenvolvida com profundidade e subtileza, proporciona o campo ideal para um estudo refletido, que sustenta na sua linha de horizonte o complexo relacionamento entre os dois sexos, e no qual homem e mulher surjem como seres moralmente análogos.



O meu primeiro livro lido de Jane Austen e o último a ser escrito por ela. E tenho a dizer que me encantou bastante. Eu sei os temas que costumam abordar as obras dela e este não foi excepção. A crítica à sociedade daquela época é um dos pontos que Austen chama a atenção com personagens fúteis, de caracter dramático, de desdenhar da vida dos outros, que vivem de estatuto social e amizades convenientes, a quem a aparência tem mais peso que qualquer outra coisa e o peso de a influência de outra pessoa pode ter na nossa vida.

Porquê Persuasão?! Porque Anne Elliot, a filha do meio de Sir William Elliot, foi convencida pela sua família e pela grande amiga Lady Russel, a não casar com o grande amor da sua vida. Apesar de na altura ter 19 anos, o que lhe apontaram como falha para este casamento, era a falta de posição social e dinheiro do seu namorado. Mas quis o destino que oito anos depois, a família Elliot passasse por dificuldades financeiras e uma das maneira de ultrapassá-la seria alugar a casa à irmã do ex-namorado de Anne, e que agora este estivesse muito bem financeiramente. E será que um grande amor resiste às marcas de um passado?


Miss Anne Elliot depois de ser recrutada pela irmã mais nova Mary, a única casada, para passar uma temporada consigo, nem imagina que terá de se cruzar e conviver com o Capitão Frederick Wentworth. Tudo porque este começa a frequentar a casa dos sogros de Mary e esta sabendo da boa influência que é dar-se com alguém daquele calibre não hesita em querer comparecer a todos os jantares e convívios que os sogros dão em honra de Wentworth. Anne bem tenta escapar a estes encontros mas parece inevitável. 

Não é fácil tentar agir normalmente sem tornar cada momento embaraçoso mas com o tempo começa a acostumar-se com a indiferença que Frederick demonstra, preferindo este mostrar toda a sua simpatia e galanteio para com as irmãs do marido de Mary, Louisa e Henrietta Musgrove. Quando todos parecem a notar a preferência de Frederick para com Louisa, quando se dá um acidente com esta, é Anne que põe toda a família e amigos em sentido para ajudarem a pobre rapariga. E se há momentos esclarecedores, este não podia ter sido mais para Wentworth.


Depois destas situações todas, ainda conhece o primo que herdará o título de Sir William Elliot, porque este não teve nenhum filho varão; retomará uma amizade antiga com uma colega de escola e que se revelará bastante útil e ainda dará conselhos a uma homem que perdeu o sentido à vida depois de a mulher falecer. E mesmo sentindo-se ocupada o seu pensamento nunca está longe de Frederick, sem saber que este pensa exactamente da mesma maneira. Depois de vários encontros e desencontros que têm tudo para dar errado, ele consegue finalmente revelar-lhe o que sente e tudo o que espera dela é um simples sinal de que o passado ainda é bem presente no seu coração.
 
Anne basicamente é a personagem sensível, determinada, isolada e a quem a beleza não abundou muito. O oposto das irmãs e do pai, ela pode ser descrita como o “patinho feio” ou a “ovelha negra da família”, apesar de fazer tudo por aquela família não é vista aos olhos deles com quaisquer competências, sendo subjugada a sua vontade em detrimento dos outros. Já Wentworth é descrito como bastante apaixonado pela vida, pelos barcos, por livros. Um homem de verdadeiros talentos e boas maneiras, mas apesar de querer assentar e querer conhecer outras mulheres, nenhuma consegue chegar aos calcanhares de Anne. Este foi provavelmente a personagem que sempre acreditou no valor daquela mulher. É caso para dizer que nunca se esquece o primeiro amor.

Não é um clássico massudo mas é tão fluída e simples a leitura que foi muito fácil compreender aquele mundo, o que aponto como defeito são os nomes repetidos das personagens, que às tantas, já não sabia de quem estavam a falar. É perfeito para entender o século XIX e perceber pela caracterização pertinente de cada uma das personagens a imagem das preocupações sociais da época. Perfeito para a minha estreia com Jane Austen.

Citações:

"O pior mal de um caracter excessivamente dócil e indeciso resido no facto de não se poder confiar no efeito de qualquer influência sobre ele. Nunca temos a certeza de que uma boa impressão seja duradoira. Qualquer pessoa a pode fazer vacilar. Que aqueles que desejam ser felizes sejam firmes!" 

"Como muitos outros grandes moralistas e pregadores, tinha sido eloquente numa matéria em que a sua própria conduta não sairia incólume de um exame aprofundado."


Classificação: 4,5 de 5*
 
 

5 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste mais que eu:) Vais ver alguma adaptação? Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o que funcionou foi o facto de nunca ter lido nenhum dela, assim não tenho base de comparação.
      Sim já vi a de 2007 e tenho já a de 1995 para também ver :)
      E tu já viste alguma?

      Eliminar
    2. Ainda não! Gostaste da de 2007?

      Eliminar
    3. Gostei bastante, mas alteraram algumas coisas. Mas pelos menos os actores são bem mais giros que os de 1995, ainda ontem estive a dar uma vista de olhos ao de 1995 e aquilo parece de há 50 anos, até mete confusão (e há muitos filmes dessa época com melhor aspecto).
      Mas quero ver esse para depois fazer a comparação e publicar uma opinião.

      Eliminar
  2. Ok:) Vou aguardar então. Beijos

    ResponderEliminar