Opinião Filme

12 Anos Escravo





Título Original: 12 Years Slave
Realizador: Steve McQueen
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender,Michael K. Williams, Benedict Cmberbatch, Brad Pitt.
Género: Drama, Biográfico, Histórico
Ano Estreia PT: 2014 
Classificação IMDb: 8,6













Baseado na história verídica de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro que leva uma vida pacata em Nova Iorque com a sua mulher e dois filhos, e toca violino em grandes soirées. É bastante conhecido na zona onde mora e é um homem letrado. Mas quis o destino que fosse vigarizado e acaba na Georgia vendido como escravo. Tudo isto começa em 1841 e prolonga-se durante mais de 12 anos até que finalmente ao confiar a sua história a um advogado (Brad Pitt) consegue finalmente ver-se livre das garras do seu “patrão” (Michael Fassbender). Para trás deixa as pessoas com quem foi convivendo e vivendo no mesmo horror que ele, o pesadelo em que foi colocado e que teve de suportar ignorando muito daquilo que em tempos foi para poder sobreviver. Porém o que levou até junto da sua família foram as más recordações e as marcas bem gravadas nas suas costas dessa vida.


Steve McQueen é mestre em mexer em temas tumultuosos, sejam eles de que género forem. Remexer com a mente e os sentimentos das pessoas, foi assim que, senti o realizador a deixar a sua marca em mim. Deixou-me de tal maneira chocada e paralisada, que passei o filme todo quietinha, para conseguir absorver a dimensão do que estava diante de mim. Achei mesmo que não é um filme para pessoas de estômago de difícil digestão. Tem realmente cenas bem chocantes, não que não saibamos já o que os escravos passaram, porém ao sermos confrontadas com elas é complicado não sentir um certo desprezo por quem continuamente fazia daquilo vida. Retirar prazer de humilhar, massacrar, espezinhar, maltratar e achar-se dono de uma pessoa é demente e é a grande nódoa negra da raça que se autointitula superior. 

McQueen retratou tudo sem a mais pinga nota de compaixão seja por aqueles que professam os massacres como aqueles que vêem esses mesmos golpes serem desferidos aos seus. Um escravo é alguém sem identidade, havendo a clara renuncia, para se poder sobreviver de que, eram uns zé-ninguéns antes de estarem ali. Há um desprezo e indiferença atroz seja por brancos ou negros. E a mais clara ajuda seja a quem for poderia resultar num mal pior, porque simplesmente, é cada um por isso se querem continuar a viver. E foi esse aspecto que achei importante: se fosse um branco conseguiria sempre ter a ajuda de alguém para escapar e assim também poderia salvar mais pessoas consigo; mas como era um negro ninguém iria interceder por ele em Estados que eram profundamente racistas. O uso da religião só veio dar mais ênfase à interpretação que cada um pode retirar da Bíblia. Ao serem proferidos excertos, por exemplo, de que há uma clara declaração da aceitação das chicotadas em escravos, denota-se que muitos a usavam como conivente para os seus actos bárbaros. Irónico é estar em ambientes da apanha do algodão confrontado o escuro/negro da alma e cor de pele de cada um que ali penava pela vida.


Ao ver este filme só consigo agora pensar que não foi um problema que acabou. Pode ter diminuído mas infelizmente actualmente são ainda muitos os casos que vamos tendo conhecimento pelas notícias e de outros tantos que nem fazemos ideia, mesmo em países ditos civilizados e educacionais. A maldade de subjugar a vontade de outrem e a perda de liberdade são males que deveriam ser dizimados se as pessoas se deixassem de querer viver e enriquecer às custas dos outros. É preciso não ter alma nenhuma para conseguir trair a sua própria espécie. 
(desculpem pela qualidade da foto e do bilhete mas foi a 1º vez que fui ao cinema logo no início do ano e tinha de a colocar :P)

Valeu bem o dinheirinho que dei por ele, gostei bastante! Adoro filmes bem crus e dramáticos mas este elevou-o para outro patamar que até eu pensei ser difícil de suportar. E já agora a banda-sonora também muito competente, apesar de umas escolhas duvidosas no início. E não ficaria nada admirada se fosse nomeado aos óscares.



6 comentários:

  1. Estou com muita curiosidade para ver este filme..
    Adoro este tipo de filmes..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente bom mas não é um filme para toda a gente.
      Bj

      Eliminar
  2. Também quero ver muito este filme não duvido que será nomeado:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê mesmo porque vale bem a pena.
      Não conheço muito bem os teus gostos mas acho que vais gostar muito dele :)

      Eliminar
  3. Estou muito curiosa com este filme!! *-* O trailer deixa-me arrepiada! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o trailer te deixa arrepiada espera até veres o filme, vais ficar chocada :S

      Eliminar