Opinião Filme

Os Jogos da Fome: Em Chamas



Título Original: The Hunger Games - Catching Fire
Realizador: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Donald Sutherland, Elizabeth Banks, Liam Hemsworth
Género: Acção, Aventura
Ano Estreia PT: 2013
Classificação IMDb: 8,2













Se gostei do filme?!Gostei. Se superou as minhas expectativas?!Superou. Entre o livro e o filme qual o melhor?!Pois atrevo-me mesmo a arriscar dizer que é o filme. Eu não desgostei do livro mas só comecei a dar-lhe mais atenção e a gostar a parte na arena, e apesar dessa ser realmente a melhor parte no filme, todo ele está muito bom.


Como disse a Arena foi do melhor possível, todos os desafios usados foram geniais, os babuínos, o nevoeiro venenoso, as vozes ouvidas pela Katniss e o Finnick, geraram o climax do final surpreendente (não que tenha ficado surpresa porque já sabia o que se ia passar). No início do filme vemos a tensão a aumentar gradualmente com as ameaças do Presidente Snow, a correria que é a nova vida de Katniss Everdeen e Peeta Mallark e os motins nos Distritos. E quando há a revelação das novidades para o 75º Jogos da Fome, a destreza, a perturbação e a união presente em todos os tributos é fenomenal, e retrataram uma das cenas mais bonitas do filme, quando dão as mãos e mostram os punhos unidos.



Jennifer Lawrence nasceu mesmo para o papel de Katniss, e faz dela uma personagem bem mais apelativa que no livro. A desolação, a revolta, o medo e a indiferença ao mundo do Capitólio transformam a Katniss na perfeita Rapariga em Chamas. E não é que fartam-se de beijá-la?! Contei 7 beijos. 
O Peeta de Josh Hutcherson nota-se que cresceu de filme para filme, neste está muito mais maduro e protector. Jena Malone foi perfeita e criou uma carismática Johanna, que quer realmente derrotar o Capitólio. Elizabeth Banks conseguiu transformar uma Effie tresloucada mas compô-la com emoção certa para demonstrar a desolação e o sofrimento que tanto as personagens como os espectadores estavam a sentir. 
Digo que no livro não dei quase nenhuma atenção ao Finnick parecia que ele estava sempre a tramar alguma para dar o golpe final, mas o Finnick do Sam Claflin ficou a ganhar uma fã porque percebemos desde o início que está ali para ajudar o Team Katniss no que for preciso. Entretanto estou a falar de todas as personagens mas só quero dizer que a Mags, o Cinna e o apresentador Caesar Flickerman do pouco que aparecem estão completamente irresistíveis. Agora desculpem lá fãs do Gale mas nem no livro nem no filme, não consigo mesmo dar importância a esta personagem, vejo-o sempre como um figurino que está ali apenas para que exista um triângulo amoroso.



Emocionei-me algumas vezes, no discurso no Distrito 11, o da Rue; ou quando há a reeleição da Katniss e do Peeta feita pela Effie ou quando há a despedida entre o Haymitch e a Effie aos eleitos. Foram momentos realmente emotivos e carregados de todo o tipo de sentimentos (tristeza, revolta, angustia, medo…), que nos fizeram sentir na pele daqueles que têm desde o início o destino traçado.


O que não gostei foi o uso de música para puxar a lágrima quando houve um resumo da passagem por todos os distritos feita pelos vencedores. É que não estava a acontecer nada assim tão sentimental para ter uma música tão triste. Depois não sei se li mal, mas quem já o viu que me corrija, mas acho que li “ele que se ponha na bicha”, será que estava mesmo aquilo escrito?! 


As interpretações, os diálogos e as cenas escolhidas, o guarda-roupa, os cenários e os efeitos visuais impecáveis e com isto podemos dizer que com empenho e o toque certo é possível transformar um livro num óptimo filme. É uma adaptação mais do que eficiente. Vejam vale realmente a pena, por algum motivo, tem esgotado salas por todo o mundo. E...


4 comentários:

  1. Concordo plenamente, está uma excelente adaptação! Não diria melhor do que o livro porque é o meu favorito da trilogia (para já) mas está um filme espetacular! :D
    Gostei muito da tua opinião ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      O meu preferido é o 1º e o 2º só conseguiu cativar mesmo na arena, por isso, é que todo o filme está muito bom porque a Katniss da Jennifer é bem melhor que a do livro. No livro ela parece sempre tão indecisa e no filme abordam isso de maneira diferente.
      Bjs

      Eliminar
    2. Sim, percebo o teu ponto de vista. Eu gostei mais do 2º pelo lado emotivo (não estou a dizer que o 1º não o tenha) e acho que o filme retratou muito bem esse aspeto :)
      Beijinhos*

      Eliminar
    3. Concordo contigo no lado emotivo por isso é que acho que o filme está tão bom porque retratou isso na minha opinião melhor que no livro :D
      Bj

      Eliminar