Opinião Livro

De Olhos Fechados, Eve Berlin


Título Original: Pleasure's Edge

Autor: Eve Berlin
Editora: Quinta Essência
Género: Literatura Erótica
Ano Publicação PT: 2013
Páginas: 280
ISBN: 9789897260452

Sinopse

Alec Walker é um escritor de thrillers psicológicos sombrios - e um homem que vive para as suas emoções. Desde motos a skidiving, passando por nadar com tubarões, a sua busca incessante de prazer e excitação não tem fim. Essa busca estende-se também às suas relações pessoais, onde nenhuma regra limita os seus desejos. A única coisa que Alec teme é o amor - e permitir que outra pessoa o conheça realmente.

Enquanto faz investigação para um livro sobre extremos sexuais, Dylan entrevista Alec - e anseia por saborear a tentação que ele lhe oferece. No entanto, Alec é um dominador famoso e ela recusa entregar-lhe o controlo. Lenta e sedutoramente, Alec mostra-lhe que ao entregar-se-lhe de forma incondicional e submeter-se a todos os seus desejos, ela poderá experimentar o derradeiro prazer. Porém, para poder ficar com a mulher que pela primeira vez o faz ajoelhar, será Alec capaz de correr o maior de todos os riscos e entregar o seu coração?

Embalados por um misto de prazer e apreensão, o casal vê-se numa situação tentadora enquanto evita entregar-se ao sentimento que nasce entre eles.



Fiquei surpresa com esta história. Como foi considerado o Melhor Romance Sensual de 2010 pensei de que alguma forma se fosse destacar entre os demais, mas não o senti dessa forma. Talvez se em 2010 o tivesse lido ele teria outro efeito em mim, tendo em conta, que só o ano passado a moda do género erótico passou a estar tão em voga e passei a dar-lhe mais atenção. Dito isto, não desgostei mas é apenas mais um livro sobre sexo.

Muito parco na vida de ambos os protagonistas, seja ela profissional ou pessoal. Só sabemos que os protagonistas são ambos escritores, Dylan Ivory de romances eróticos e Alec Walker de thrillers psicológicos. O livro se formos a ver bem é um manual para aprender a dar prazer e o desconstruir o BDSM. E apesar de serem mencionadas outras personagens, maioritariamente o livro foca-se apenas nos protagonistas, não saindo do registo da vida sexual que ambos vão mantendo. O que de alguma maneira estraga o propósito de quem está à espera de mais conteúdo para além do sexual.

Também o uso de expressões como “linda menina” estragaram o ambiente criado, parecia que ele estava a falar com um animal. E já agora o nome da protagonista de Dylan dificultou-me porque até ao final do livro sempre que lia Dylan pensava que era um homem, e tinha que me estar constantemente a lembrar que afinal Alec era o nome do homem.

O que gostei foi o facto de nos ser dado a perspectiva tanto de Dylan como de Alec. O que ambos iam sentindo apesar de terem dificuldades em perceber ou quererem perceber os sentimentos à flor da pele. 
Só que estas histórias do irresistível e não me estou ou não me vou apaixonar, dão um sabor amargo à própria trama. Digo isto, porque para pessoas tão controladas e tão focadas nos seus objectivos, desde o primeiro momento eles deixaram-se consumir pelos seus desejos e mostram que afinal são pessoas vulneráveis e que carecem de atenção e amor. Ou seja, o que quero dizer com isto é que gostava de os ver mais seguros e que gerissem melhor os seus sentimentos e aquilo que são, porque amar também é ter a certeza do que queremos.

A autora faz descrições e usa uma linguagem bem apropriada ao tema, e sinceramente para quem nada percebe do BDSM, acho que ela explica da maneira mais correcta. Só que talvez seja uma romântica e estava à espera de mais conteúdo à volta deles, não sou nada susceptível perante o género erótico, mas gosto sempre quando há mais para além do puramente sexual. 

Citações:

"Não há nada de errado em sentir. Não podes manter tudo trancado dentro de ti a vida inteira."

"Deixara passar muito da sua vida sem realmente apreciar tudo. Tinha-se preocupado em correr, ignorando a história, as pessoas, a vida."

Classificação: 2 de 5*
 


Sem comentários:

Enviar um comentário