Opinião Filme

A Evocação







Título Original: The Conjuring
Realizador: James Wan
Elenco: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Ron Livingston
Género: Horror, Thriller
Ano Estreia PT: 2013
Classificação IMDb: 7,6







Aquela boneca de porcelana no início fazia prever um filme com este tipo de objectos vingativos, tal Chucky que aterrorizou meio mundo de crianças nos Anos 80 e 90, mas afinal aquela boneca não teve o papel de protagonista.

A história cliché de uma família que se muda para uma casa assombrada no meio do nada, claro que eles ainda não sabem deste facto, mas "quem" possuí aquela casa também não se faz de rogada e rapidamente começa a mostrar a sua fúria perante a intromissão.
Roger (Ron Livingston) e Carolyn (Lili Taylor) com as suas cinco filhas começam a testemunhar os episódios bizarros que lhes vão acontecendo, desde a mãe aparecer com o corpo todo coberto de nódoas negras; a uma das filhas a quem é puxada a perna violentamente enquanto dorme ou um armário que a filha mais nova parece adorar bater com a cabeça também enquanto dorme.
Como deixam de poder controlar a situação chamam quem se diz perito nestas situações, Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga), um casal de demonologistas profissionais. Estes descobrem que o realmente aconteceu naquela casa e que quem está por detrás daquilo não está ali para brincadeiras, facto que se vem a comprovar até ao final do filme.

Adoro este tipo de filmes então quando vêm com a inscrição de baseado em factos reais ainda mais. No final foi nos possível verificar que vários casos tratados por esta dupla foram noticiado pelos jornais e ainda uma fotografia de Vera Farmiga e a verdadeira Lorraine Warren, sendo que Ed já faleceu.
Vê-se que é uma história que tem sentido e consegue jogar bem com o desespero do espectador com vultos, aparições, uma arrecadação cheia de velharias e até mesmo a caixinha de música. E os actores também deram uma contribuição fantástica à história, Vera Farmiga então.
Mas não posso deixar de dizer  que houveram alguns aspectos que estragaram a minha admiração pelo filme. A parte de vários corvos que aparecem e começam a embater contra a casa é um pouco demais; ou quando a filha é atacada pelo demónio arrastando-a pela casa toda não consegui conter o riso porque acabamos por não se ver quem lhe puxa os cabelos e parece sei lá o que de um lado para o outro. E mesmo quando a mãe está possuída e amarrada a uma cadeira, foi-me impossível não largar umas gargalhadas. Não é que a cena esteja mal representada mas um demónio quando mostra os tiques malignos dão-me vontade de rir com o patético que é.

Contudo é um filme digno de ver visto e apreciado por quem gosta do género de terror e não só, acho que até é um filme que não mete medo por aí além, porque já estamos, à partida, à espera que vá acontecer alguma coisa má.




2 comentários:

  1. Concordo,não é dos mais assustadores mas até vale a pena:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, até porque existem filmes catalogados como de terror de péssima qualidade e este tem de sobra.

      Eliminar