Opinião Filme

Os Instrumentos Mortais: A Cidade dos Ossos







Título Original: The Mortal Instruments: City of Bones
Realizador: Harald Zwart
Elenco: Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Robert Sheehan 
Género: Acção, Aventura, Drama
Ano Estreia PT: 2013
Classificação IMDb: 6,1





 


Clary Fray (Lili Collins) descobre que descende dos Caçadores de Sombras, guerreiros que lutam por livrar o mundo paralelo ao real, o Mundo-à-Parte, de demónios. É com a ajuda de jovens guerreiros, Jace (Jamie Campbell Bower), Alec (Kevin Zegers) e Isabelle (Jemima West) que pretendem saber a verdade sobre as suas origens, sobre o desaparecimento da sua mãe e ainda lutar contra o vilão, Valentine (Jonathan Rhys Meyers) que quer a todo o custo a Taça Mortal. E claro, o melhor amigo de Clary, Simon (Robert Sheehan) também dá uma ajudinha.


Quis ver este filme porque li o livro e quis ver até que ponto conseguiram transformar as páginas em segmentos cinematográficos. E desde o início que pensei que teria de deixar qualquer ideia de semelhanças ou não com o livro, porque todos sabemos que é mais que inevitável existirem alterações, a não inclusão de cenas importantes para nós ou condensarem toda a premissa. Não desgostei, e digo isto, porque vejo pelo prisma que é um filme independente do livro, baseia-se nele mas não é a cara chapada dele.  
Se podia ser muito melhor podia mas acho que uma história que tem tanta coisa a acontecer num livro com tanta página, fica complicado compor a narrativa da maneira certa.


O que gostei foi que achei que os actores conseguiram captar alguma da essência de cada uma das personagens. Não estão perfeitos mas conseguiram transformar a personagem em alguém real com o tempo limitado que disponham para mostrar um Jace sarcástico, um Alec ameaçado ou uma Isabelle pronta para acção e defesa dos seus. Consegui ver esses traços nos actores que os encarnavam mas o tempo foi o pior inimigo do filme. Porquê?! Porque simplesmente tem de se condensar uma história de 400 páginas num filme que já tem 2 horas. E nesse tempo tem de se dar uma pincelada às personalidades das personagens, mostrar as principais personagens, mostrar a acção da história e o porquê da vida de Clary estar de pernas para o ar. O que faz com que personagens importantes no livro tenham pouco tempo de antena como os irmãos Wayland, Magnus Bane e Luke. E que haja já inclusão de elementos pertencentes aos outros volumes. E claro, para quem não leu os volumes seguintes fica descontente.

Então eu fico a saber que afinal dizem que eles são irmãos e afinal não são?!WTF?! Eu já li o 2º volume mas pelos vistos, segundo verifiquei depois de ver o filme, só no 3º livro ficamos a saber a verdade do parentesco. Estraga com personagens que aparecem do nada sem existir uma explicação para esse facto (coisa que no livro é bem feita). Já a banda-sonora nada tem a ver com o filme, no momento romântico aquela músiquinha estragou tudo, credo que péssima escolha, parecia que estava a ver um filme super hiper romântico

Não é de todo a melhor adaptação feita, estraga com spoilers, com acontecimentos fora do contexto e claro a banda-sonora que é mesmo mázinha. Sinto que a personalidade das personagens está lá mas a história tem uma acção muito mas muito rápida, passamos de um momento para o outro numa ápice, mas consegui compreender o porquê disso. Por isso não não foi assim tão mau, mas também não foi assim tão bom.







5 comentários:

  1. Concordo com a tua opinião.. :D
    É complicado passar a história toda para um filme..
    O que menos gostei foi a mistura de informações dos próximos livros..
    Mas também não desgostei do filme.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Este verão vi o filme completamente à descoberta. Já tinha ouvido falar da autora e do filme que estava para sair mas ainda não tinha lido nenhum dos livros. Sai do cinema completamente encantada e segundo o pessoal que ia comigo, vivi imenso o filme, porque gesticulei e eram os "aah!!" e os "Oh! e os "Awww" (bem, acho que deu para perceber eheh)
    Mais tarde, emprestaram-me o livro em inglês, e, no decorrer da leitura, fui-me apercebendo de algumas falhas, de entre as quais, as mecionadas por ti. E do que escreveste, ia-me dando o treco quando uma amiga minha me conta que afinal eles não são irmãos. OMG, tipo really??? (o que uma pessoa sofre no cinema) Por outro, se não me tivessem dito, a tortura lá se prolongaria até mais lá para a frente xD
    Eu sei que é complicado retirar a essência do livro, com tudo quanto é pormenor que imaginamos, e para o tempo que tiveram, pronto... mas quando se faz um balanço dos dois, percebe-se, pelo menos a meu ver, que poderia ter sido mais bem-feito se fosse mais trabalhado... O problema é que às vezes a paciência não é muita, ou são os recursos, ou um sem fim de factores.
    Enfim, venha o próximo xD

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pois acho que as vezes o problema é querer vender tanto quanto os livros e o efeito acaba por ser pior se dedicassem mais à alma do livro e não passar as histórias às três pancadas e rápida.
      Mas gostava que viesse o próximo mas segundo li, não será tão cedo devido ao fracasso deste.

      Bjs

      Eliminar
  3. Concordo plenamente, gostei de um modo geral mas poderia ter sido melhor em alguns aspetos :/
    Ainda assim, espero que produzam a sequela :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li que a sequela foi cancelada/adiada porque este foi um fracasso de bilheteiras mas também gostava de vê-lo.
      Bj

      Eliminar