Estreias Cinematográficas Portuguesas

Obras Literárias VS Filmes Portugueses



No próximo ano algumas obras portuguesas de destaque vão estreiar nos cinemas. 



Uma das grandes obras literárias portuguesas, Os Maias, de Eça de Queiróz está a ser adaptado ao cinema por João Botelho numa co-produção luso-brasileira. As filmagens já começaram a semana passada em Ponte de Lima, sendo que também se irá estender até Guimarães e Lisboa. Com um orçamento de 1,5 milhões de euros conta com 52 actores e mil figurantes, e depois de duas séries, esta será a primeira vez que obra será em formato filme. Graciano Dias é Carlos da Maia e Maria Flor, Maria Eduarda, e conta ainda no elenco com Adriano Luz, Pedro Inês, Catarina Wallenstein, Ana Moreira, Rita Blanco, João Perry, Sandra Santos, Maria João Pinho e Sandra Santos, entre outros. 
Chega aos cinemas em Setembro de 2014.

Um clássico da literatura portuguesa, publicado em 1888 que relata a história de três gerações da família Maia, e o romance incestuoso entre os irmãos Carlos e Maria Eduarda.










Outro livro adaptado ao cinema é Sei Lá de Margarida Rebelo Pinto. Em 1999, ano em que foi publicado, teve grande êxito de vendas e chega finalmente ao cinema pela mão de Joaquim Leitão. As filmagens já começaram em Lisboa e conta nos principais papéis com Leonor Seixas, Ana Rita Clara, Patrícia Bull e  Gabriela Barros. Está previsto para Fevereiro de 2014.

 
A história fala de Madalena, uma jornalista de 30 anos da imprensa cor-de-rosa, que termina uma
conturbada relação com um terrorista basco e tenta, com o apoio das suas melhores amigas – Mariana, Catarina e Luísa, que também enfrentam problemas afectivos – reconstruir a sua vida.






Já leram estes livros? E alguém está expectante com estas estreias?

2 comentários:

  1. Li os dois. Gostei bastante dos Maias, o Sei lá foi razoável. Assim só quero mesmo assistir à adaptação dos Maias:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só li "Os Maias" mas tenho uma certa relação de amor-ódio por esta obra, é que no secundário tive o 1º semestre inteirinho a dá-lo, mas quero ver esta adaptação.
      Bj

      Eliminar