Obras Literárias VS Filmes Portugueses
No próximo ano algumas obras portuguesas de destaque vão estreiar nos cinemas.
Uma das grandes obras literárias portuguesas, Os Maias, de Eça de Queiróz está a ser adaptado ao cinema por João Botelho numa co-produção luso-brasileira. As filmagens já começaram a semana passada em Ponte de Lima, sendo que também se irá estender até Guimarães e Lisboa. Com um orçamento de 1,5 milhões de euros conta com 52 actores e mil figurantes, e depois de duas séries, esta será a primeira vez que obra será em formato filme. Graciano Dias é Carlos da Maia e Maria Flor, Maria Eduarda, e conta ainda no elenco com Adriano Luz, Pedro Inês, Catarina Wallenstein, Ana Moreira, Rita Blanco, João Perry, Sandra Santos, Maria João Pinho e Sandra Santos, entre outros.
Chega aos cinemas em Setembro de 2014.
Um clássico da literatura portuguesa, publicado em 1888 que relata a história de três gerações da família Maia, e o romance incestuoso entre os irmãos Carlos e Maria Eduarda.
Outro livro adaptado ao cinema é Sei Lá de Margarida Rebelo Pinto. Em 1999, ano em que foi publicado, teve grande êxito de vendas e chega finalmente ao cinema pela mão de Joaquim Leitão. As filmagens já começaram em Lisboa e conta nos principais papéis com Leonor Seixas, Ana Rita Clara, Patrícia Bull e Gabriela Barros. Está previsto para Fevereiro de 2014.
A história fala de Madalena, uma jornalista de 30 anos da imprensa cor-de-rosa, que termina
uma
conturbada relação com um terrorista basco e tenta, com o apoio das
suas melhores amigas – Mariana, Catarina e Luísa, que também enfrentam
problemas afectivos – reconstruir a sua vida.
Já leram estes livros? E alguém está expectante com estas estreias?
Li os dois. Gostei bastante dos Maias, o Sei lá foi razoável. Assim só quero mesmo assistir à adaptação dos Maias:) Beijos
ResponderEliminarSó li "Os Maias" mas tenho uma certa relação de amor-ódio por esta obra, é que no secundário tive o 1º semestre inteirinho a dá-lo, mas quero ver esta adaptação.
EliminarBj