Opinião Livro



O Jardim Encantado, Sarah Addison Allen



Título Original: Garden Spells 
Autor: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
Páginas: 270 
ISBN: 9789899578838

Sinopse

Num jardim escondido por trás de uma tranquila casa na mais pequena das cidades, existe uma macieira e os rumores que circulam dão conta de que dá um tipo muito especial de fruto. Neste encantador romance, Sarah Addison Allen conta a história dessa árvore encantada e das extraordinárias pessoas que dela cuidam...
As mulheres da família Waverley são herdeiras de um legado mágico — o jardim familiar, famoso pela sua macieira, que produz frutos proféticos, e pelas suas flores comestíveis, imbuídas de poderes especiais que afectam quem quer que as coma.
Proprietária de uma empresa de catering, Claire Waverley prepara pratos com as suas plantas místicas — desde as chagas que ajudam a guardar segredos até às bocas-de-lobo destinadas a desencorajar intenções amorosas. Entretanto, a sua idosa prima Evanelle é conhecida por distribuir presentes inesperados cuja utilidade se torna mais tarde misteriosamente clara. São elas os últimos membros da família Waverley — com excepção da rebelde irmã de Claire, Sydney, que fugiu da cidade há muitos anos.
Quando Sydney regressa subitamente a Bascom com uma filha pequena, a tranquila vida de Claire sofre uma reviravolta, bem como a fronteira protectora que erigiu tão cuidadosamente em redor do seu coração. Juntas uma vez mais na casa onde cresceram, Sydney reflecte sobre tudo o que deixou para trás ao mesmo tempo que Claire se esforça por sarar as feridas do passado. E em pouco tempo as irmãs apercebem-se de que têm de lidar com o seu legado comum para viverem as alegrias do futuro que se anuncia.
Encantador e pungente, este fascinante romance irá, seguramente, enfeitiçar o leitor.



Um livro com uma história mágica e muito colorida, apela muito aos sentidos da visão e do paladar. Onde a magia e a realidade estão completamente conexas.


As mulheres da família Waverley são conhecidas pela macieira que possuem e pelos seus dons. Se algumas lhe dão uso, como Claire ou Evanelle, e até mesmo Bae, outras tentam escapar, como Sydney. Claire e Sydney são duas irmãs que não podiam ser mais diferentes, enquanto a primeira abraça tão ferozmente a vida em Bascom, a segunda foge mesmo daquele local. Mas a volta inesperada à terra natal faz com que os laços familiares fiquem mais fortes e o nome Waverley não seja fardo.


Claire aprendeu desde sempre que nada na vida é permanente mas que tudo é apenas temporário. É-lhe assim difícil estabelecer relações com os outros e refugia-se naquilo que sabe fazer de melhor, como cozinheira na sua empresa de catering, pela segurança que isso lhe traz. Custa-lhe acreditar que a irmã tenha voltado de vez e apesar não acreditar na durabilidade do amor, dá-lhe uma oportunidade. Com a ajuda da cozinha e de truques mágicos esforça-se para rejeitar Tyler, embora caía tudo por terra. 

Sydney é um espírito livre. Quis seguir os exemplos da mãe mas só mais tarde percebeu que o que a mãe fazia tinha uma justificação, enquanto a sua atitude foi apenas por quer imitá-la. Quis tanto ignorar o meio onde nasceu que não teve outro remédio senão voltar pois é o único sítio para onde pode fugir do marido e onde quer que a filha, Bae, tenha uma casa. Se em nova não gostava da irmã Claire, quando regressa percebe as motivações desta por ser da maneira que é. Com Henry vai redescobrir a felicidade e que ser cabeleireira faz milagres.


Bae é uma criança que cedo percebeu que sabia onde eram o lugar das coisas. Normalmente as coisas tomam o lugar certo quando costuma apontar para onde elas pertencem.
A prima Evanelle é uma personagem adorável. Já de alguma idade, tem como dom o de entregar algum objecto a quem quer que seja mas nunca sabe a finalidade do mesmo. Apenas sabe que se não o fizer fica maluca. Porém mais tarde a pessoa saberá o que de fazer com ele. 








E claro, não me podia esquecer da macieira que tem um papel importantíssimo em todo o livro. Tem o poder de mostrar os acontecimentos mais importantes às pessoas, mas sinceramente não gostava nada de provar uma maçã dela.

Aconselho vivamente este livro. Os sentidos vão estar activos em toda a leitura, é lido rapidamente e não é difícil criar empatia pelas personagens. É a leitura apropriada para este verão (se ele vier) e deixem-se entrar neste mundo. Tenho O Feitiço da Lua, e espero que a leitura também seja tão prazerosa.


Citações:

“Somos quem somos, quer gostemos quer não, por isso porque não gostar?”

“As coisas aconteciam como era suposto que acontecessem e que não valia a pena tentar prever o que se seguiria. As pessoas gostavam de acreditar no contrário, porém, aquilo em que acreditamos não tem qualquer influência pratica no que acaba por acontecer. Não podemos ficar bem só por pensarmos que estamos bem. Não decidimos deixar de estar apaixonados.”


Classificação: 4 de 5*
 

 
 
 
 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário