Uma Moeda Pelos Teus Pensamentos

Ler mais do que 1 livro ao mesmo tempo






Ainda há alguns meses comentei num blog que normalmente não gosto de ler livros ao mesmo tempo porque acabo sempre por optar pelo que me atrai mais e só depois de o terminar é que retomo ao outro. 

Mas desde o início deste ano isso parece ter-se alterado, e talvez a culpa até seja das maratonas literárias. Acontece que agora consigo ler dois livros ao mesmo tempo, e ainda consigo intercalar outro. Claro que há sempre um que leva a leitura mais adiantada mas mesmo assim consigo fazê-lo. Só que o real problema está no facto de ainda nem sequer os ter terminado e inicio logo com outro, e isto acontece ou quando a história não está a conseguir puxar o meu interesse ou quando a leitura tem de ser feita lentamente. 

Eu não gosto de desistir dos livros sem ter mesmo a certeza que o livro não é para mim, e não gosto quando sinto que não avanço com as páginas e consequentemente atrase o meu limite de tempo estipulado para ler um livro, por isso, alguns acabam por ficar em stand-by


E depois o resultado neste mês está a ser este: Lolita (Vladimir Nabokov), Requiem (Lauren Oliver), A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafrón) e Marcados à Nascença (Caragh M. O'Brien). 
Todos eles já iniciados mas alguns longe de estarem terminados. Os dois primeiros estão parados porque com o Lolita sinto que não saio das mesmas páginas (não sei se é por ser em inglês) e com o outro, não estou com paciência com o rumo que a história está a tomar (mas quero terminar a trilogia Delirium). O Lolita já se arrasta desde Fevereiro e o Requiem já leva duas semanas. Portanto, os outros dois vieram a semana passada substituir a falta de entusiasmo com os dois primeiros.


Já tentei pensar em não pegar em mais nenhum enquanto não lia os atrasados, porém a minha cabeça começa logo a magicar que estão ali aqueles tão paradinhos e parecem ser bem mais interessantes, e pumba volta tudo ao mesmo! Ah como resistir?! Quero voltar a ler um de cada vez...


E a vocês também vos costuma acontecer isto ou já têm por hábito ler dois ou mais ao mesmo tempo?Ou só conseguem ler um livro de cada vez?

Partilhem as vossas opiniões :)
 

13 comentários:

  1. Eu só consigo ler um de cada vez exatamente pelos problemas que referiste. Há sempre um que acaba por me fascinar mais e o outro vai ficando pendurado sem lhe dar a devida atenção. Além de que também começo a misturar personagens e pormenores, se o género for idêntico é uma desgraça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te perfeitamente porque eu pensava que também não conseguia, mas agora parece ser mais forte do que eu :S
      Misturar personagens tenho sorte que não o faço, o que apenas acontece é ir deixando uma leitura mais atrasada do que a outra ;)

      Eliminar
  2. Só costumava ler um.. Às vezes dois, mas muito raramente. Acho que me fico por aí.. nunca li mais do que dois.. mas tu és uma máquina :)

    * maryredhair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh não é tanto ser uma máquina, é mais que em certas ocasiões dá-me jeito ler do tablet e noutra dá jeito ter um físico, por isso, ando com leitura penduradas nos dois formatos.
      Mas quero alterar esta situação e passar a ler um de cada vez, até é mais saudável e não ando com leituras atrasadas ;)

      Eliminar
  3. Eu gosto de ler dois livros ao mesmo tempo. Gosto de intercalar livros técnicos com literatura. Ou então faço como tu, quando um não me está a interessar paro com ele e iniciou outro. Quando chegar a um ponto no que tu estás (ter vários livros iniciados, ou ter um iniciado à muito tempo sendo ultrapassado por outro) "obrigo-me" a terminar a leitura, porque senão nunca mais termino a leitura. Neste momento, como tenho ando com pouca paciência para a leitura e o livro que terminei hoje não me estava a cativar muito, mantive a leitura até o terminar sem começar um novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que eu não ando a conseguir fazer isso, também queria obrigar-me a terminar os que estão já atrasados mas é mais forte do que eu. É como se precisasse sempre de leitura motivacional por isso aqueles que não me motivam ficam de lado até achar que agora é que é.

      Acho que tenho mesmo de fazer como tu ou pelo menos ficar só com 1 para terminar para começar outro ;)

      Eliminar
    2. Sim, é o melhor. Com alguma força de vontade e alto controlo tu consegues!!
      ;)

      Eliminar
    3. Já consegui despachar dois depois de escrever isto ;)
      Agora só tenho mesmo de conseguir ter força de vontade para o "lolita" :s

      Eliminar
    4. Coragem!!! Continua :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Tem-me acontecido exatamente o mesmo. Até à mais ao menos 3 meses atrás, pensar sequer em ler mais do que um livro ao memso tempo era algo IMPOSSÍVEL para mim, mas tenho intercalado dois ultimamente, um livro físico e um e-book e tem corrido bem.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando terminar os atrasados vou começar a fazer isso também, dá jeito ler um em ebook e outro físico ao mesmo tempo ;)

      Eliminar
  5. Estás mesmo num dilema.. :D
    Eu cá normalmente só consigo ler um livro de cada vez.. e nunca estive num situação dessas.. :D
    Boa sorte..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aahha é verdade, o que só me prejudica que assim também não ato nem desato os que tenho em stand-by mas já melhorei, agora só estou com 2 ;)
      Obrigada e ainda bem que não chegas a este ponto ;)

      Eliminar