Opinião Filme

Trance






Título Original: Trance
Realizador: Danny Boyle
Elenco: James McAvoy, Rosario Dawson, Vicent Cassel
Género: Crime, Drama, Mistério
Ano Estreia PT: 2013
Classificação IMDb: 7,0









Danny Boyle não desilude. Foi o que pensei quando terminei de assistir a este mirabolante filme. Já há algum tempo que não vi um que fosse feito de reviravoltas que fazem o espectador esquecer completamente o que até metade do filme acreditavam como verdadeiro.

Um homem a quem lhe foi apagado qualquer memória passada sofre durante um pequeno período amnésia. Só que é graças a esta falta de memória que embrenha numa viagem pelos seus segredos que foram inicialmente apagados da sua mente. Ou seja, todas as lembranças boas e más fazem questão de vir ao de cima e relembrá-lo quem já foi em tempos. Tudo isto é graças ao roubo de um quadro no leilão feito por Simon (James McAvoy). Simon consegue proteger o quadro mas o gangue liderado por Frank (Vincent Cassel) pensa que leva na sua posse um quadro clássico. Só que tanto Simon como Frank trabalham juntos mas quando este dá um murro a Simon durante o assalto, faz com que bata com a cabeça e fique com amnésia, vendo-se agora obrigado a trabalhar com a hipnoterapeuta Elizabeth (Rosario Dawson), se querem descobrir o local exacto onde está o quadro que escondeu. Através da hipnose vamos descobrindo o verdadeiro Simon e a sua verdadeira natureza, os recalcamentos que sofreu e que agora começa a libertar. 




A ideia do filme é de tal maneira bem trabalhada que dá a perfeita noção se todos tentássemos apagar metade daquilo que já fomos muito provavelmente voltaríamos a ser quem éramos. Podemos tentar esquecer, podemos tentar apagar mas qualquer que seja a nossa verdadeira natureza humana, ela volta para nos guiar. Pode ser boa ou má porém aquilo que somos individualmente terá de vir ao de cima, só a maneira como controlamos aquilo que somos torna tudo mais fácil ou mais complicado. Há quem esconda a sua natureza e depois exploda ou quem segue aquilo que é realmente e viva feliz por isso.
  


As reviravoltas são tão surpreendentes que nunca ficamos realmente a saber bem quem é o mau da fita até ao final do filme. É tão imprevisível que fiquei realmente embrenhada com o rumo que este drama estava a levar. De um momento para o outro ficamos completamente confusos sobre o verdadeiro propósito do filme e quando se dá aquele final nunca o teria imaginado desde o primeiro instante que iniciei o visionamento. E é por isso que merece o devido respeito por me ter conseguido agarrar sem dar a entender como terminaria. É como aqueles puzzles de 1000 peças, em que cada uma representa uma nova questão que o espectador não resiste em tentar encontrar. E aqui só posso dar os parabéns ao trabalho do trio de actores: James McAvoy, Rosario Dawson e Vicent Cassel. Conseguiram colocar este filme por parte distribuídas em que cada um trabalhou individualmente para sustentar este grande trabalho.



Se querem um filme seja surpreendente e nada previsível, então este é o filme. Garanto-vos que aqui nada é confiável. 







Já o assistiram ou sentem curiosidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário