Opinião Livro

O Beijo Encantado, Eloisa James



Título Original: A Kiss at Midnight
Autor: Eloisa James
Editora: Quinta Essência
Género: Romance Histórico
Série: Fairy Tales #1
Páginas: 400
Ano Publicação PT: 2011
ISBN: 9789898228666

Sinopse

Forçada pela madrasta a ir a um baile, Kate conhece um príncipe… e decide que ele é tudo menos encantado. Segue-se um esgrimir de vontades, mas ambos sabem que a atração irresistível que sentem um pelo outro não os levará a lado nenhum. Gabriel está prometido a outra mulher - uma princesa que o ajudará a alcançar as suas ambições implacáveis.
Gabriel gosta da noiva, o que é uma surpresa agradável, mas não a ama. Obviamente, deve cortejar a sua futura princesa, e não a beldade espirituosa e pobre que se recusa a mostrar-se embevecida.
Apesar das madrinhas e dos sapatinhos de cristal, este é um conto de fadas em que o destino conspira para destruir qualquer oportunidade de Kate e Gabriel poderem ser felizes para sempre.
A menos que um príncipe abdique de tudo o que o torna nobre…
A menos que o dote de um coração indisciplinado triunfe sobre uma fortuna…
A menos que um beijo encantado ao bater da meia-noite mude tudo.




A história da Cinderela reinventada. Tem todos os elementos mas estão todos aldrabados, mas esta aldrabice resulta nem que seja para apimentar e humorizar uma das histórias encantadas mais conhecidas de miúdos e graúdos mas que para mim é das mais insossas.

Kate não é a típica coitadinha, arregaçou as mangas fazendo pela vida, já que a madrasta Mariana desde a morte do pai, se tem mostrado pouco preocupada em gerir convenientemente a casa e a herança. A meia-irmã Victoria não é desagradável mas uma das poucas preocupações de Kate, por isso, seja fácil aceitar o acordo de se fazer passar por ela no baile que o Príncipe irá dar e que carecerá da sua aprovação para que Victoria possa casar com o sobrinho deste Algie.


Com perucas, moldes de cera no sítio inapropriado e com uma língua afiada, é difícil levar o Príncipe Gabriel a sério quando se vê constantemente arreliada por ele. O Príncipe por sua vez mesmo sabendo os seus compromissos e obrigações, vê-se bastante interessado e inquietante na presença de Kate. Contudo não são em nada diferentes, ambos lutam pelo bem-comum mesmo que signifique abdicar da sua própria felicidade, e carregam às costas as responsabilidades de cuidarem e protegerem aqueles que vivem aos seus cuidados. E se Kate está convencida a mudar de vida e ir para Londres viver com a madrinha que ficou a conhecer nos aposentos do Príncipe Gabriel, este vê-se sem saída perante o casamento com a Princesa Tatiana da Rússia, se quer sustentar toda a povoação do castelo, esta é a única forma.

A relação entre os dois protagonistas é resultado de várias farpas lançadas mas gradualmente vai sendo cada vez mais difícil resistir à paixão que os consome. Ele só pensa nos beijos que lhe quer dar, ela só pensa numa maneira de não se deixar levar pelos encantos e olhos pecaminosos do Príncipe. Mas os jardins labirínticos, os recantos secretos do castelo e passeios de barco, fazem parte do feitiço que os corrói, e uma noite é razão suficiente para única oportunidade que terão.
É fácil gostar das personagens porque são tão distintas umas das outras que torna o livro mais dinâmico. A madrinha Henry, é um bálsamo de jovialidade e carisma, numa altura que as mulheres teriam de ser mais acanhadas. Mesmo Kate com nenhuma experiência e desleixo em relação ao físico, surpreendeu pela postura desinibida como lida com os avanços do Príncipe. E Berwick, o irmão ilegítimo de Gabriel, também foi uma peça importante ao dar-lhe bons conselhos e em manter a ordem no castelo. E os cães, ou devo dizer ratazanas, também merecem destaque já que são várias as vezes em que são mencionados.


É tão fácil de digerir esta leitura que quando dei por ela já estava a terminar o livro. Fartei-me de rir e de ver um Príncipe tão caliente e a provocar tantos calores. O importante é a irreverência de contar uma das histórias encantadas mais adoradas e torná-la altamente avançada para a época que retrata. Dentro do género que aborda não fiquei completamente fã mas com certeza não é uma autora a descartar. 


Citações:
"Se não leva a mal um conselho, nunca se pede a uma senhora que fixe o seu próprio preço. Se tiver de perguntar, a resposta é sempre mais do que aquilo que pode despender."

"Ele é macho. Já reparei que às vezes os miolos ficam pura e simplesmente fora da embalagem."


Classificação: 4 de 5*
 

 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário