Opinião Filme

Só Deus Perdoa






Título Original: Only God Forgives
Realizador: Nicolas Winding Refn
Elenco: Ryan Gosling, Kristin Scott Thomas, Vithaya Pansringarm
Género: Thriller/Drama/Crime
Ano Estreia PT: 2013
Classificação IMDb: 5,9










Em Banguecoque um homem viola e mata uma jovem, e quando é encontrado é dada a oportunidade ao pai da rapariga de se vingar. Este acaba por matar o assassino. A partir aqui a história foca-se em três personagens importantes: Julian (Ryan Gosling), o irmão mais novo e dono de um clube de boxe, Crystal (Kristin Scott Thomas), a mãe tresloucada e obcecada pelo filho mais velho, e ainda, um polícia justiceiro mas que pouco tem de coerente, Chang (Vithaya Pansringarm). A vingança é um prato que se serve frio.


Visualmente é um filme atraente que conjuga bem as cores fortes, e com uma boa banda sonora que encaixa perfeitamente, mas estes aspectos não podem ser os únicos salvadores do filme. Até consigo gostar de filmes parados e com poucos diálogos, mas este filme eleva-os até um outro limite que combinando com outros elementos, que nada se enquadram com a história, acabam por estragar tudo. Os karaokes do polícia demasiados longos e as sequências em câmara lenta das visões de Julian, não nos levam a lado nenhum, e estragam a já pouca dinâmica do filme.
Ryan Gosling até podia estar melhor não fosse uma personagem um tanto ou  quanto bizarra e incógnita, que pouco traz à história. Mas a peça chave foi a personagem de Vithaya Pansringarm que controla a cidade punindo quem desobedece às regras, a antítese de defender o bem praticando o mal. Representa a cultura tailandesa e a mente distorcida dos países orientes para resolver os problemas. É visto pelos seus parceiros como o herói e verdade seja dita, é o único que merece esse estatuto, pois no final saí incólume. O confronto com Crystal e a tortura psicológica e física a um dos capangas desta foram dos pontos altos do filme. Porém, tirando isso, falhou redondamente.

Não é um filme intenso e a verdade é que me senti desiludida, apesar dos seus parcos 90 minutos, estava sempre a pensar "mas que raio?!" e "isto ainda vai demorar muito". Este filme só me fez pensar o porquê de Kill Bill ter sido tão bom.
Contudo, apesar de Drive, estar a léguas de qualidade, não se pode sacrificar o realizador só porque este filme foi difícil de digerir. 






Sem comentários:

Enviar um comentário