Porque o que é Português também é bom - Parte I
Hoje resolvi dar destaque aos artistas nacionais, sejam os que cantam em inglês ou na língua de Camões, o que importa é divulgar a boa música que se tem vindo a fazer nos últimos anos.
Ana Moura é uma das artistas portuguesas mais conceituadas tanto no panorama português como internacional. Já com 5 álbuns de estúdio editados, é do último Desfado que é retirada esta música homónima. Com concertos um pouco todo o lado, como na Bélgica ou na Suécia, é ainda possível vê-la por cá já este domingo, 28 de julho, nas Festas do Bodo, Pombal.
As canções pop com sintetizadores que caracterizam o disco homónimo dos Ultraleve, de Nuno Figueiredo e Bruno Vasconcelos, sugerem um distanciamento dos sons das suas bandas originais - Virgem Suta e Os Pinto Ferreira. O que começou como uma ideia, acabou numa nova banda e em canções orelhudas onde a mais emblemática é esta. Depois de vários showcases em Fnac por todo o país e da actuação no Festival Meo Marés Vivas, não se conhecem mais espectáculos.
Apontado como uma das maiores referências portuguesas do reggae, este jovem conta já com dois álbuns editados. Tendo já feito parte da tour europeia do jamaicano Anthony B, o seu trabalho tem-se afirmado a nível internacional. Este verão é possível acompanhá-lo em alguns concertos por cá, como no Festival Meo Sudoeste ou hoje na Expofacic, em Cantanhede.
Com influências pop/soul/blues e com apenas 4 anos de carreira, Áurea tem conseguido afirma-se no panorama musical nacional. Desde influências a Aretha Franklin ou a Joss Stone, esta jovem alentejana veio para ficar. Dia 27 julho actua no Festival Livre Trânsito no Mar Shopping, Gaia, e no dia 30 de Agosto, no Festival do Crato, em Portalegre.
A banda do Porto tornou-se mais notória depois das músicas "Quem és Tu Miúda" ou "Anda Comigo Ver os Aviões" terem tido grande aceitação por parte do público. Com já 10 anos de existência, o 4º álbum, AZ, foi editado recentemente de onde é retirada esta canção. Em novembro actuam nos Coliseus mas esta sexta é possível vê-los nas Festas do Bodo, em Pombal.
Composta por elementos dos mais variados ramos profissionais, mas o nome que salta à vista é o de Miguel Ribeiro, jornalista e pivô da SIC. Começaram em 2011 como banda de garagem mas depressa decidiram dar-se a conhecer. Actuaram recentemente no Festival Meo Marés Vivas, em Gaia.
A banda indie-rock portuguesa tem-se mantido livre de editoras, por isso, ambos os álbuns de longa-duração “Hora Extraordinária” (2011) e "Quadro" (2012) foram gravados e produzidos dispondo apenas dos meios dos próprios elementos. Esta "Cascatas" é já o 2º single retirado do último disco. No passado dia 18 actuaram no SBSR no palco Antena3 @ Meco mas a 2 de Agosto é possível vê-los no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.
Como filho de peixe sabe nadar, este rapaz de 25 anos, filho do cantor Paulo de Carvalho e da actriz Helena Isabel, começou desde novo a gravar as próprias músicas. Em 2010 lançou o 1º disco "Agir", que esgotou rapidamente em algumas lojas, e em 2013 dá a conhecer o EP "Alma Gémea". Ainda não se conhecem actuações.
Já com uma longa carreira no panorama do hip hop nacional, Boss AC tem conseguido vingar como um dos grandes no género que representa. Já conta no repertório com 5 álbuns de originais e com várias participações no trabalho de outros artistas. Compôs ainda para o cinema e tv, mas foi com temas como "Baza, Baza (Hoje não quero saber)" ou "Hip-Hop (Sou eu e és tu)" que lhe conferiram o estilo inconfundível. Antes de passar pelo Luxemburgo, pode ser visto amanhã em Avis, na Feira Franca.
Este português que toca em formato one man band é um dos mais promissores talentos nacionais. Apesar dos diferentes tipos de sonoridades que apresenta, a sua música enquadra-se mais dentro dos blues/folk. Em 2011 "Family Tree" é editado, e enquanto não lança o 2º álbum de originais vai-se dedicando aos concertos onde apresenta algumas músicas novas. Depois de concertos na Alemanha prepara-se agora para alguns por cá, a 28 julho, na Arrifana Sunset Fest, em Arrifana e a 9 Agosto, no Festival Meo Sudoeste.
Sem comentários:
Enviar um comentário