Aquisições






Abril


Mês do Livro mas não foi dos meses em que mais comprei. 
Estas foram são as relíquias que ganharam nova morada.

PS- A capa do Carrie é horrorosa mas quando se quer gastar pouco o feio torna-se bonito. 
Ah, não se percebe muito bem mas o 2º é Sonho de uma Noite de Verão, William Shakespeare.


Já leram algum dos que apresento ou sentem curiosidade?

TAG Literária

The Goodreads Tag




Vi esta no Páginas Encadernadas e como nunca vi nenhuma associada ao Goodreads achei piada e resolvi fazê-la.

1. Qual o último livro que marcaste como lido?


2. Qual ou quais os livros que está a ler no momento?


3. Qual o último livro que marcaste como "To Read", isto é, "Para Ler"?


4. Qual o livro que planeias ler em seguida?
Não será já já mas entretanto :)


5. Usas o sistema de estrelas para classificar os livros?
Sim apesar de não ter o sistema de meias estrelas.

6. Estabeleceste alguma meta de livros a ler este ano?


7. Tens alguma "Wishlist"? Ou seja "Lista de Desejos"?
Um bocadinho básico já que não criei uma "lista de desejos" mas os que vou colocando "para ler" são a wishlist.


8. Que livro planeias comprar em breve?


9. Tens alguma citação favorita?
Tenho várias mas resolvi escolher esta:


10. Pertences a algum grupo no Goodreads?
Pertenço a mais mas basta mostrar estes.




E vocês já fizeram esta TAG?



Música da Semana


Porque estou muito satisfeita com o rumo que os Coldplay parecem estar a seguir (tendo em conta o último álbum :S) e não podia deixar de mostrar a canção que tem espalhado magia e que esta semana apresentaram ao vivo no Live Lounge da BBC Radio 1. E houve tempo para apresentar uma nova música ;)







Bom FDS!

Friday Finds



Mais uma semana que passa e aqui está a minhas adições para a lista TBR.
Esta é uma rubrica do Should Be Reading.








Já leram algum dos seleccionados?



Opinião Livro

Alma Rebelde, Carla M. Soares


Título Original: Alma Rebelde
Autor: Carla M. Soares
Editora: Porto Editora
Género: Romance Histórico
Páginas: 280
Ano Publicação PT: 2012
ISBN: 9789720043375

Sinopse

No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.
Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.
Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.
Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?




Queria ler mais autores nacionais e como tinha bastante curiosidade neste livro resolvi pegar-lhe e dar uma oportunidade ao que de bom se faz em Portugal. E se já gostava de romance históricos este veio consolidar ainda mais este meu gosto.

Quantos casamentos por interesse deve o mundo conhecer? Pois em pleno século XIX, era costume os pais arranjarem casamentos para garantir fortuna ou título. E é o que acontece com Joana e Santiago. São forçados pelos progenitores a entregarem-se a este negócio que vem salvar a família do noivo. Se Joana é completamente obrigada a deixar a família e partir para longe de tudo o que conheceu, Santiago só decidirá sobre a proposta conhecendo primeiro a noiva.



Joana sente-se completamente desamparada e deslocada em Pero da Moça. É medo que a move e que não a deixa encarar de ânimo leve esta situação. Sabendo de antemão das várias dificuldades que muitas mulheres passam quando são moeda de troca por casamentos de conveniência, sente-se cada vez mais apreensiva sobre quem poderá ser o noivo e qual será a reacção da família deste.

Santiago é tudo o que Joana não esperava. Não tem bigode nem é um homem carrancudo, mas confiante, optimista, apaixonado e de fácil trato. Esta reviravolta na personalidade que esperava que o futuro marido tivesse apanha-a desprevenida e quando dá por si não consegue deixar de se sentir cativada e sentir o gosto da liberdade que o noivo lhe proporciona. O medo de Joana começa a ser cada vez menor e a possibilidade de um futuro risonho ao lado de um homem com o coração do tamanho do mundo, começa a irradiar na vida dela.

Acho que o único problema foi o insistir no medo de Joana pois ela entrega-se de alma e coração ao sofrimento que a consome. Não é uma situação fácil de encarar não conhecer de lado nenhum a pessoa com quem terá de passar o resto da vida mas ela consumia-se excessivamente antes de conhecer o Santiago. E foi quando entrou esta personagem em cena que o livro passou a ter outro alento e uma perspectiva mais alegre.

O retrato social de Portugal no século XIX não foge muito à realidade actual: maus tratos físicos e psicológicos às mulheres; o poder que o dinheiro tem nas relações sociais; as relações entre Portugal e o Brasil que era visto como o país ideal para procurar novas oportunidades e a maneira como muitas pessoas põem a igreja à frente perante questões como a sexualidade ou o amor. Outro aspecto pertinente é a educação que as senhoras da alta sociedade recebiam para se tornarem melhores partidos e consequentemente sinal de bons (fortuna) casamentos, assim como, o facto de nunca questionarem os maridos mas acomodarem-se à vida que lhes foi atribuída.

Sinceramente fiquei bastante contente com a minha estreia com esta autora portuguesa. É um romance histórico que não dá apenas ênfase à parte amorosa mas utiliza como artifícios, para uma narrativa secundária, o lado mais negro que se respirava em Portugal naquele século.

Citações:

"Não gosto de juras, Santiago. Nem promessas. Quebram-se facilmente."

" A oportunidade para amar sorri-nos a todas, afinal, uma vez que seja, ainda que não como esperamos ou, por vezes, desejamos."

"A emoção toca a nossa vida inesperadamente. É preciso  saber abrir-lhe a porta, para entrar no céu."

Classificação: 4 de 5*
 

Música da Semana


Adoro esta banda americana e ando um bocadinho obcecada com esta canção, por isso esteve em alta rotação esta semana. Enjoy it ;)


Boa Páscoa!

Friday Finds



Mais uma vez venho vos mostrar as minhas adições à minha lista TBR. 
Esta é uma rubrica do Should Be Reading para que mostremos as novas apostas literárias que encontramos e ficamos com elas debaixo de olho.





Têm curiosidade em algum?

Curtas Novidades Adaptações



Duas novidades fresquinhas que estou desejosa que estreiem:

IF I STAY


Baseado no YA de Gayle Forman tem estreia prevista para 22 de Agosto nos EUA.
 
 

GONE GIRL



Baseado no romance de Gillian Flynn vencedor do Melhor Livro de Mistério/Thriller de 2012 pelo Goodreads. Estreia a 2 de Outubro em Portugal.





Também sentem curiosidade com estes filmes?