TAG Literária

A minha vida como leitora


Esta tag já está há tanto tempo em espera que finalmente decidir-me em responder. Retirei-a do blog Danii Reads.
Consiste em responder a perguntas sobre a nossa relação com os livros no Passado, Presente e Futuro.

Passado

1. Com que idade começaste a ler?
Comecei a ler na primária e a interessar-me por livros para aí com 10 anos.

2. Qual o primeiro romance que leu?
Sem estar a mencionar os romances que tive de ler para a escola, vou escolher novamente aquele que mais me marcou e que o associo sempre à minha alteração pelo gosto pela leitura. Foi com ele que passei a olhar para os livros de maneira diferente.


3. Que livro considera ter desenvolvido o gosto pela leitura?
Foram as BD da Disney Comix, adorava ler sobre o Tio Patinhas e os sobrinhos.
Foram estes as minhas únicas leituras de infância.


4. Qual a sua primeira recordação a ler?
Talvez de comprar a BD da Disney Comix sem ter de a ler por obrigação mas por gosto. Todos os livros que tive de ler para a escola, até podem ser bons, mas não espelhavam os meus gostos.

Presente

5. Actualmente quantos livros tens?
Entre 100 e 150 livros. Não deve fugir muito desses números.

6. Qual deles é o teu favorito?
Falar de favoritos é como escolher o chocolate preferido, tenho vários.

7. Qual o mais odiado?
Tenho de falar novamente deste porque custou-me mais o facto de ter gasto dinheiro nele e aquilo correu mesmo mal que nem terminei.


8. Qual o teu género favorito?
Nada melhor que dizer Romance que assim engloba uma grande variedade.

9. Com que frequência lês?
Com alguma, depende é da minha vontade de mês para mês. Posso ler 6 livros num mês como 2 noutro.

10. Literatura infantil, juvenil ou adulta?
Estou indecisa entre juvenil e adulta, porque são géneros que tenho apostado ultimamente por isso não dá para responder um só género.

11. Define a tua leitura:lenta, intermédia, rápida?
Acho que é intermédia, mas o que odeio é quando já estou há mais de uma semana com o mesmo livro apesar de achar que estou a ler com alguma rapidez.

12. Qual é o teu autor favorito e porquê?
Lá está escolher só um é difícil mas vou dizer uma autora que aprecio muito, Dorothy Koomson.


13. Livros de capa dura ou mole?
Gosto de capa dura mas tenho de conseguir abrir bem as páginas senão detesto. Por isso, adoro quando são de capa mole que é mais maleável que até dá para dobrar e mais baratos.

14. Qual o protagonista preferido e porquê?
Actualmente é a Penryn do Angelfall. Adoro aquela miúda pela coragem, perseverança e não há nada que a demova dos seus objectivos.


15. Qual o seu antagonista preferido e porquê?
Não será a Morte a melhor antagonista seja na vida real como no A Rapariga Que Roubava Livros?! 


16. Qual o livro que queres ler e ainda não conseguiste?
Quero muito lê-lo mas agora ando numa altura que apetece-me leitura mais leve e rápida e não sei se com este obterei isso.



Futuro

17. Pretende ou já trabalha numa carreira relacionada com livros?
Não e não.

18. Acreditas que os ebooks poderão ultrapassar as vendas dos livros físicos?
Acho que cada vez mais as pessoas vão começar a aderir mas ultrapassar as vendas dos físicos acho complicado, até porque é fácil arranjá-los gratuitamente. Quem gosta de ler também gosta de sentir o cheiro e senti-los nas mãos e ter prateleiras e prateleiras cheias deles, por isso...

19. Pretende incentivar a leitura nos teus filhos?
Claro, é meio caminho andado para muita coisa: estimulação, aprendizagem e percepção.

20. Achas que o teu país se vai tornar numa nação de leitores?
Dizem que somos um dos país que menos lê e que menos compra da Europa, mas sinceramente cada vez mais conheço pessoas que gostam de ler, acho que essa tendência se está a alterar mas nada de muito significativo. 


E vocês que respostas dariam?

Opinião Livro

O Café do Amor, Deborah Smith


Título Original: The Crossroads Cafe
Autor: Deborah Smith
Editora: Porto Editora
Género: Romance Contemporâneo
Páginas: 432
Ano Publicação PT: 2013
ISBN: 9789720045959

Sinopse

Uma mulher bela marcada para a vida
Um homem amargurado em busca de redenção
Unidos pelo destino num lugar mágico

Cathryn Deen vivia num mundo de sonho: atriz famosa, idolatrada, era considerada a mulher mais bela do planeta. A fama era tudo na sua vida. Mas após sofrer um trágico acidente de automóvel, que a deixa marcada para sempre, decide ocultar-se de tudo e todos.
Escondida na casa da sua avó materna nas montanhas da Carolina do Norte, Cathryn tenta ultrapassar os seus traumas com a ajuda da sua grande prima Delta, uma mulher roliça e bem-disposta, dona do café local. Considerada por todos a alma daquele vale, Delta alimenta com os seus cozinhados e biscoitos deliciosos o corpo e o espírito dos mais carentes.
Um dos seus protegidos é Thomas Mitternich, um famoso arquiteto, fugido de Nova Iorque, após os atentados às Torres Gémeas lhe terem roubado o que de mais valioso tinha na vida: a mulher e o filho. Atormentado pela culpa, Thomas acredita que nada nem ninguém lhe poderá devolver a razão de viver e, entregue ao álcool e ao desespero, espera um dia ganhar coragem para se juntar àqueles que mais amava. O destino irá cruzar os caminhos de Cathryn e Thomas numa história magnífica de superação, ensinando-os a transformar as adversidades em oportunidades e a valorizar a beleza que existe em tudo o que os rodeia.




Conheço Deborah Smith por ser a autora d' A Doçura da Chuva, uns dos livros mais queridos na blogsfera, mas que ainda não tive o prazer de ler. 
Contudo tive a oportunidade de arranjar o ebook em português deste (graças à Catarina Abreu, obrigada). E não desiludiu, ela conseguiu prender-me desde o primeiro momento em que esperamos pelo acidente que altere a vida à famosa Cathryn Deen.

Cathry é uma actriz que tem uma vida facilitada devido à sua beleza. Conseguiu sempre o que queria e foi mesmo educada segundo os critérios que a beleza está sempre em primeiro lugar e deve-se saber dar-lhe uso. Contudo quando sofre um acidente que lhe queima parte do corpo e cara, consegue encontrar coragem para enfrentar a sua nova realidade, não nos amigos que tinha até ali, mas noutras pessoas que depositam toda a confiança e esperança nela. 
Thomas é uma dessas pessoas, também ele marcado pelo terrível passado, agarra-se à bebida como bóia de salvação e às pessoas da pequena comunidade na Carolina do Norte. Sobrevive a um dia de cada vez e anseia acima de tudo comprar a vivenda no Cume da Mulher Selvagem, mas esta é a herança de Cathy da avó Nettie. Esse pode ser um dos seus objectivos mas mais tarde a casa passa a simbolizar a recuperação da fé na vida tanto para si como para Cathy.




Cathryn foi uma personagem que me conseguir surpreender pela facilidade de adaptação à mudança, passou de ser amada por uma vastidão de público para ser só acarinhada por uma pequena comunidade. E foi este aspecto que me atraiu nela: nem por um momento ela renegou as suas origens nem pensou duas vezes em ir para as montanhas da Carolina do Norte, nem rejeitou as origens humildes de quem vivia por aqueles lados e de quem a ajudava. Por norma, vemos personagens que continuam arrogantes, cheias de si e rejeitam tudo o que seja simples só porque já estiveram na mó de cima, mesmo que alguma desgraça lhe possa ter acontecido, e Cathy representa completamente o oposto.

Não são só as cicatrizes físicas mas também as psicológicas que mais prejudicam o ser humano, recordar constantemente as más lembranças acende sempre o rastilho. E não só as personagens principais que o sabem, mas as secundárias como Delta, e as irmãs Ivy e Cora. Todas elas frágeis pela dureza da vida mas com uma determinação e dignidade que as fazem lutar por uma vida melhor e diferente. E é a aceitação e superação do que de mau acontece na vida que dá ao coração o reconforto necessário para que seja colocado amor em todas as situações até para fazer biscoitos. 


Fiquei realmente presa à trama e foi fácil simpatizar com as personagens, até as secundárias, porque sem os biscoitos e o café da Delta, não era a mesma coisa. Outros dos aspectos que gostei foi que não foi preciso esperar pelo final para que Thomas e a Cathy comecem uma vida juntos, ao menos sempre acabou por ser diferente do comum nos romances deste género.

Citações:


“A esperança está no espelho que guardamos dentro de nós, o amor  apenas vê o que quer ver e quem o feio ama bonito lhe parece.”

“Fazer amor cedo de mais é como tentar cozer biscoitos num forno que ainda não está bem quente. Claro, consegue-se que a massa enfole e que a crosta doure, mas por dentro ainda estão crus.”

“Tudo na vida nos conduz para onde devemos ir. Nem sempre é fácil vislumbrarmos o nosso destino a meio da viagem.”
 


Classificação: 4 de 5*
 

TAG Literária

Isto ou Aquilo?



Vi esta tag para escolher entre uma ou outra opcção, no blog Danii Reads .

1. Audio Book ou livro?
Nunca ouvi nenhum livro, portanto não sei se gosto. A escolha lógica é livro.
 
2. Capa dura ou capa mole?
Gosto de capas duras mas porque ficam mais bonitas nas estante mas prefiro por mil e uma razões capa mole.

3. Ficção ou não-ficção?
Ficção, mas também não desgosto de ler uma ou outra vez não ficção.

4. Fantasia ou vida real?
Pois esta questão é um pouco dúbia, vida real significa não ficção ou significa casos que revemos na vida real?! Por isso, vou por esta 2º opcção apesar de começar a apreciar fantasia, adoro histórias que posso rever em situações reais.
 
5. Harry Potter ou Crepúsculo?
Ah-a! Nem um nem outro, não tenho nada contra mas também não tenho interesse nenhum. 
Já vi tanto 1 filme de um como de outro, e apesar de não me poder basear neles, também não me cativaram para querer mudar de opinião ao ler os livros.

6. Ebook ou livro físico?
Começo a apreciar os ebooks mas livros físicos são bem melhor e dão menos cabo dos olhos e menos dores de cabeça.
 
7. Comprar ou levar emprestado?
Comprar porque quero vir a ter uma mini-biblioteca por isso tenho de os arranjar de alguma maneira. Mas nada contra a livros emprestados.

8. Livro único ou série?
Esta é complicada, porque gosto de ambos os casos, mas às vezes é melhor que seja livro único para não demorar tanto tempo a saber o final.
 
9. Livraria física ou online?
Livraria online, arranjo bons preços e boas promoções. A única livraria física é a do Continente porque costuma ter umas boas promoções mas de resto online.
 
10. Livro curto ou longo?
Depende de como me sentir, há altura que quero um pequeno e outras que não me importo que seja um calhamaço.
 
11. Drama ou acção?
Gosto das duas coisas, então se for um mix ainda melhor.

12. Ler no seu canto ou ao sol?
Se ler ao sol tem de ser em casa, porque quando estou na praia mal consigo ler. Numa esplanada também é tentador mas como estou sempre acompanhada, não me ponho a ler.
Por isso, nada melhor que ler no meu canto, seja ao sol, na minha sala ou no meu quarto.
 
13. Chocolate quente, chá ou café?
Gosto dos três, bebo mais café, depois chá e só muito de vez em quando chocolate quente. Por isso escolho café mas se for para acompanhar com um livro é o chá.
 
14. Ler resenha ou decidir por si?
Eu nunca leio opiniões na integra antes de ler os livros. Prefiro não ficar com grandes expectativas por isso só as leio depois, para saber se coincide com a minha.


E que escolhas vocês faziam?

Noite Cinematográfica

Cisne Negro 




Nunca tinha tido vontade de ver este thriller mas hoje parece ser a noite.
Espero gostar.



Let's See This Movie Together



Pois é, como tinha avisado ontem, esta rubrica vai sofrer boas alterações.

Como estava com algumas dificuldades em tornar este pequeno projecto mais dinâmico resolvi pedir conselhos à Catarina R. Sonhar de olhos abertos e entre as suas ideias, resolvi convidá-la para fazer parte desta rubrica.

A boa nova é que ela aceitou e desde ai temos andado a trocar ideias que já no mês de Abril vamos colocar em marcha para avançar a 100% em Maio.
Posso já dizer que vamos arranjar um espaço onde possamos debater os filmes, trocar ideias e propostas para tornar este projecto mais atractivo.


Para já as novidades são estas mas podem esperar por surpresas no próximo mês.

Mas não se esqueçam que o filme Antes da Meia-Noite será para ver entre 1 a 15 de Abril ver aqui.


Espero que venham a gostar e participar e um obrigado à Catarina R. :)