Desafios Literários 2014



Aqui está a página com todos os desafios reunidos e que vou actualizando consoante a leitura dos mesmos.

Maratonas Literárias - Viagens (In)Esperadas #3 Desafio




Desafio 3:

Publica uma foto do livro que estás a ler no momento e aquilo que usas para marcar a tua leitura.



Costumo usar o marcador que o livro traz mas este não vinha com nenhum por isso desencantei este marcador na gaveta.
Não tem nada a ver com a história mas foi o primeiro que me veio à mão.





Curtas Novidades Adaptações



The Fault in Our Stars


Novidades fresquinhas, saiu o 1º trailer hoje e aqui está ele.


E ainda foi revelado que o filme estreará por cá dia 26 de Junho. 
Venha lá esse dia.




La Belle et la Bête




Filme francês para mais uma adaptação de um dos grandes clássicos tanto literário como filme de animação.
Realizado por Christophe Gans tem nos papéis principais Vicent Cassel como o Monstro e Léa Seydoux como Bela.
Estreia a 14 de Fevereiro em França.

Está um trailer bem apelativo e se o clássico da Disney deixa qualquer pessoa com as emoções à flor da pele, este trailer também não foge muito disso.





Vampire Academy



Saiu o 3º trailer que traz mais amostras do que se pode esperar do filme. 
A 28 de Fevereiro na primeira noite do Fantasporto 2014 será a estreia.







Maratonas Literárias - Viagens (In)Esperadas #2 Desafio




Desafio 2:

Apresentem-nos um dos novos autores que decidiram "conhecer" nesta maratona.


Mia Couto é moçambicano e curiosamente é biólogo. Nasceu António Emílio Leite Couto e foi porque o irmão não sabia pronunciar o seu nome e por gostar de gatos que escolheu Mia como pseudónimo.

Como escritor já escreveu vários contos, romances e crónicas, o que estou a ler Jesusalém foi o seu penúltimo romance e foi publicado em 2009.
Em 2013 foi premiado com o Prémio Camões que foi entregue pelo Presidente da República Cavaco Silva e pela Presidente do Brasil Dilma Rousseff. Para além deste prémio já recebeu mais 6 pelo seu trabalho como escritor.



Curtas Novidades Adaptações





Between Shades of Grey





E parece que mais um livro vai ser adaptado ao cinema. Ruta Sepetys terá o seu livro a ser desenvolvido já este ano e contará com Marius Markevicius como realizador, o argumento será de Ben York Jones e o estúdio que o produzirá será Sorrento Productions e Taurus Films. Ainda não há nenhum nome atribuído para o elenco.

Mais um que vou querer ver, o livro esse já o tenho e não falta muito até lhe pegar.


Insurgent



Ainda nem estreou Divergente e já começam a surgir nomes para a sequela. Akiva Goldsman, um nome já premiado com um óscar, já assinou para começar a escrever e desenvolver o argumento.
Já se sabe que o realizador de Divergente, Neil Burger, não acompanhará este filme, e por isso, ainda nenhum nome foi atribuído para a continuação. 
Mas a Summit Entertainment pretende fazer desta trilogia um sucesso de bilheteiras e não escolherá nenhum nome ao acaso. 
E fica-se já a saber que Insurgent tem data prevista para 20 de Março de 2015 e Allegiant 18 Março de 2016.

Divergente estreia a 3 de Abril em Portugal. Está quase quase :)

Opinião Livro

Crash, Nicole Williams



Título Original: Crash
Autor: Nicole Williams
Editora: Auto publicação
Género: Romance
Série: Crash #1
Páginas: 215
Idioma: Inglês
Ano Publicação: 2012
ISBN: 2940014979627

Sinopse

Southpointe High is the last place Lucy wanted to wind up her senior year of school. Right up until she stumbles into Jude Ryder, a guy whose name has become its own verb, and synonymous with trouble. He's got a rap sheet that runs longer than a senior thesis, has had his name sighed, shouted, and cursed by more women than Lucy dares to ask, and lives at the local boys home where disturbed seems to be the status quo for the residents. Lucy had a stable at best, quirky at worst, upbringing. She lives for wearing the satin down on her ballet shoes, has her sights set on Juilliard, and has been careful to keep trouble out of her life. Up until now.

Jude's everything she needs to stay away from if she wants to separate her past from her future. Staying away, she's about to find out, is the only thing she's incapable of.

For Lucy Larson and Jude Ryder, love's about to become the thing that tears them apart.




Este livro surgiu na minha vida depois de ver algumas recomendações no Goodreads. Demorei quase meio ano a decidir-me a lê-lo e ainda bem que o fiz e não o coloquei de parte durante mais tempo. Contêm clichés, mas independentemente disso, soube tornar-se único.


E o que é que o Beatles têm a ver com esta história?! Tudo. Só o nome dos protagonistas demonstra que estava escrito no céu que eles tinham de fazer um mash-up. Lucy Larson é uma jovem que teve de mudar de casa no último ano do liceu e logo antes de começar as aulas tem um “encontro” com Jude Ryder. Este tem a aparência perfeita que Lucy não consegue resistir de tentar seduzir, mas por detrás dessa aparência, há muito que ela desconhece. Logo no início é avisada que ele não é o rapaz de namoros, mãos dadas nem cinemas, porém quando é ela que lhe dá para trás, é ele que não consegue resistir à rapariga que pretende melhorar o mundo.


Apesar de muitos o considerarem um YA, é suficientemente pesado e maduro, para ser lido por pessoas mais susceptíveis. Tem uma grande carga emocional, seja física ou psicológica, e acontecem algumas coisas que não são de meias medidas. Tem confrontos, discussões, palavrões. Mas são estes aspectos que fizeram funcionar este romance, apesar do grande recurso aos clichés. O facto de Jude ser o bad-boy, aquele que se mete com todas as raparigas mas nunca gostou de nunca; já esteve preso várias vezes; vive numa instituição depois do pai ser preso e a mãe os abandonar; é temido por todos e tem os piores amigos que alguém poderia querer ter. Lucy é o completo oposto, não é ingénua mas viveu uma vida que lhe proporcionava o melhor e agora tem de aprender a viver com pouco, seja em termos monetários seja o pouco amor que os pais demonstram. Depois da morte do irmão agarrou-se a dois objectivos na vida, conseguir salvar seja de quem for e viver para a dança.

Quanto mais conhece Jude mais dificuldade tem em se conseguir distanciar apesar de ele a aconselhar a fazê-lo. Todos no liceu começam a fazer juízos de valor sobre este suposto interesse e muitos tentam-na persuadir que ele não é o rapaz certo. Contudo não é a opinião dos outros nem dos seus pais que faz com que este relacionamento comece a fracassar. Um mal-entendido que nenhum dos dois resolve solucionar e um elo de ligação a ambos do passado levam esta relação ao fracasso. Pelo meio ainda vamos tendo muitas tensões sexuais mas sem nunca existir vias de facto, o que até trouxe um pouco de diferença, porque o objectivo não era entrar por esse caminho.


Um dos bons aspectos neste livro foi o facto de Lucy acreditar em Jude e querer-lhe mostrar que o passado não nos pode determinar no futuro, todos temos a oportunidade de mudar e melhorar a nossa vida, basta querer coloca-la nos eixos. A fé demonstrada por ela fez-me acreditar que quando temos alguém na nossa vida que nos orienta da melhor maneira, podem-se colher bons frutos. O passado molda-nos mas somos nós que temos de ter a capacidade de perceber se queremos viver moldados à imagem do passado ou a imagem daquilo que achamos correcto para nós. E Lucy sabia bem aquilo que dizia porque também ela tentava fazer isso mesmo, depois do desgosto da morte do irmão; do sentimento de culpa e frustração; das mudanças repentinas dos pais, a mãe sempre revoltada e o pai fechado para o mundo. Mas curiosamente foi este a pessoa mais sábia em todo o livro.


Porque há finais que me matam e é impossível não ficar com um sorriso parvo na cara depois de uma declaração daquelas e de misturarem a música certa num final todo xpto. E também engolir o orgulho no momento certo pode transformar o mal no melhor. E foi esta maneira engraçada de terminar um livro que me encantou profundamente.


Nicole Williams não tentou transformar este romance num cor-de-rosa e que a vida é bela. Mas fê-lo de maneira que as pessoas percebam que a vida tem obstáculos e mesmo aqueles que se esforçam para serem felizes muitas vezes são confrontados com contratempos. A vida é como é para cada um de nós, nem nenhum mar de rosas nem a pior catástrofe, apenas as coisas são como são. E só por isso vale a pena lê-lo. E continuar para terminar a trilogia.

Citações:



"It’s not hard to recognize something special when life’s thrown a lotta shit your way."



"I’m cancer, Luce. And not the kind that you can kill off with radiation. The kind that kills you in the end."


"Everyone lost something that day, and I was glad to see one seed rise up from the ashes."

"Caring for someone is scary because you both know how it feels to lose someone in the span of a heartbeat. But you can’t let fear dictate your life or else you’ll end up like me. Don’t live life hiding behind your past, live for right now. When you find someone you want to spend forever with, you don’t let them go, whether forever turns out to be a day or a year or a hundred years."


"It always amazes me how when we’re sure we’ve lost something for good, it winds up finding us."

Classificação: 5 de 5*