Opinião Livro

Uma Criança Em Perigo, Torey Hayden



Título Original: Ghost Girl

Autor: Torey Hayden
Editora: Editorial Presença
Páginas: 236
ISBN: 9789722338929

Sinopse

Torey Hayden ficou conhecida quando contou a sua história em A Criança Que Não Queria Falar, ao revelar ao mundo o seu trabalho de pedagoga com crianças problemáticas, muitas delas vítimas de abusos físicos e psicológicos. A sua capacidade para exorcizar fantasmas do passado e transformar pesadelos em sonhos é posta à prova perante novos casos de crianças que são deixadas ao seu cuidado. A realidade é que esta americana consegue operar milagres, desbloqueando experiências traumáticas, profundamente enraizadas e substituí-las por sentimentos de esperança, amor e confiança. Numa altura em que o sistema educativo atravessa sinais de crise, o exemplo desta professora é emblemático e comoveu, no mais puro apelo à emoção, os leitores portugueses que partilharam os seus resultados. Em Uma Criança Em Perigo encontramos uma menina de oito anos que não reage a qualquer estímulo: nunca fala, ri ou chora. Passa o dia aprisionada no seu mundo de sombras, enredada na sua própria teia de problemas. E apesar de toda a preparação anterior da professora nada a fazia antever a terrível revelação que finalmente lhe chegaria.



Os livros que retratam a vida real sempre me fascinaram, assim como, os filmes. Quando comecei a ler os livros da Cathy Glass fiquei boquiaberta com a realidade dura que muitas crianças vivem. Ler este género de livros é como levar um soco no estômago, por isso quando soube que Torey Hayden escrevia livros do mesmo género aventurei-me a lê-los. E é mesmo uma aventura, mesmo que seja má, aquela que lemos quando nos deparamos com este género de livros.

Este livro não é excepção, não tem uma história nada simples. E foi essa mesma a percepção que fiquei no final do livro. Nele são retratados supostamente os abusos sexuais, o ocultismo e o satanismo. E digo supostamente porque este livro, apesar de sabermos pelo epílogo que a jovem Jadie vive feliz, termina sem provas suficientes para sabermos o que realmente se passou com a criança Jadie.


Depois de deixar o trabalho numa clínica onde estudou o comportamento de crianças com mutismo, Torey decide aceitar outro desafio e ir para uma pacata terra Pecking, dar aulas a crianças com comportamentos especiais. Aí conhece Jadie, uma menina de 8 anos, que vive num completo mutismo e dobrada sobre si. 

Mas estes não são os desafios de Torey para com Jadie, pois até são fáceis de tratar. O que começa a preocupar a professora é a atitude da criança e as conversas que vão tendo. Até ao final do livro Jadie vai dando pistas de como é supostamente a sua vida fora da escola. O problema de tudo é que as pessoas que lhe fazem coisas horríveis são vistas por ela como as personagens de “Dallas” e apesar de apresentar bastante pormenores sobre o que lhe fazem a ela e às irmãs mais pequenas, Amber e Sapphire, nada é comprovado. Só os abusos sexuais são a única prova sustentável, e embora tudo leve a crer que sejam os pais os criadores de toda aquele horror, nunca ficou provado nada.


Este livro para mim foi um pouco difícil de digerir porque é complicado perceber até que ponto não terá esta criança razão. Provavelmente este episódio passou-se nos anos 80 e mesmo sendo nos EUA, duvido que uma criança estivesse tão familiarizada com uma camara de vídeo, com pornografia ou mesmo o satanismo. Acho que é um pouco complicado uma miúda ter umas ideias tão férteis. Por isso, é tão difícil aceitar que não existem provas que comprovem o que lhe fizeram e às irmãs, apesar de Amber afirmar que nada daquilo aconteceu e é tudo obra da cabeça de Jadie. Se por seu lado elas foram retiradas aos pais, a questão que se coloca é se essa foi a melhor solução ou não, pois nunca se verificou a culpabilidade dos pais. E é nesta ambiguidade que o livro termina, deixando o leitor igualmente confuso mas com as suas próprias teorias. Felizmente Jadie terá hoje uma vida diferente, e quando o livro foi publicado em 1991, ela tinha quase 20 anos e vivia feliz.


Recomendo este tipo de livros para quem goste de histórias verdadeiras com a realidade pura e dura em que vivem as algumas crianças. Acho que são sempre enriquecedores para percebermos que não vivemos num mundo cor-de-rosa e que há muita coisa que nos passa ao lado. O único senão foi mesmo não existir definição para o que aconteceu com aquela criança, mas na vida real nem sempre há explicação para tudo.

Citações:

" Quando as coisas correm mal tentamos melhorá-las. Nem sempre é possível, mas o facto de tentarmos dá-nos o controlo dos acontecimentos, ainda que falhemos."

Classificação: 3 de 5*
 

 
 

Leituras do Mês

Leituras do Mês: Julho


[Já vem atrasado mas cá está ele.]
O mês de Julho esteve muito parado em termo de leituras, apenas consegui ler 4 livros. Comparado com os meses anteriores foi muito fraquinho, pois algumas escolhas que fiz aborreceram-me e acabaram por atrasar a leitura de outros. Assim sendo, foram estes os livros:



Destaco que me dediquei mais a livros que abordam temas reais e bem difíceis, só fica a destoar o Tabu.